A VERSATILIDADE DO COOKTOP PORTÁTIL

O cooktop portátil é muito prático  por dois motivos: Porque pode ser utilizado em vários lugares e porque  pode ser retirado da bancada quando preciso.

Cooktop portátil em bancadas pequenas

Por ter essa vantagem de poder ser retirado da bancada, ele é uma boa opção para bancadas pequenas. Assim, quando ele não estiver sendo usado, seu espaço é liberado para o preparo de alimentos.

E se precisar de um forno?

Assim como quando se usa cooktops embutidos, os fornos não precisam deixar de existir na cozinha. Eles apenas ficam separados, em torres ou no mesmo móvel do cooktop. E podem ser usados fornos de embutir ou então fornos elétricos soltos. Os fornos de embutir são maiores, e os soltos são menores, desde os bem pequenos que cabem em qualquer canto até os que têm tamanho de fornos microondas.

Tamanhos de cooktops portáteis

Para poder ser levado de um lugar para outro com facilidade, o cooktop portátil costuma ser pequeno. Existe a opção com 4 bocas, que é inclusive mais alta, como se fosse a parte de cima de um fogão, mas os mais comuns são os de 1 ou 2 bocas.

Tipos de cooktops portáteis

Existem cooktops portáteis elétricos, a gás e de indução. São os mesmos 3 tipos dos cooktops embutidos.

  • O cooktop elétrico é ligado na tomada, por isso é muito prático. As bocas ficam avermelhadas quando estão quentes, e a superfície costuma ser de vidro.

cooktop portátil elétricoClique para ver cooktops portáteis elétricos na loja.

  • O cooktop a gás tem uma grade de proteção nas bocas, por isso seu visual é mais bruto. Essas grades existem porque o cooktop a gás produz fogo nas bocas, e as grades servem para evitar o contato com as chamas. E ele precisa ser ligado a um botijão ou ponto de gás na parede, o que reduz um pouco sua versatilidade em comparação aos outros tipos de cooktops portáteis.

cooktop portátil a gásClique para ver cooktops portáteis a gás na loja.

  • O cooktop de indução também é ligado na tomada, e tem como diferencial em relação ao elétrico o fato de ter bocas que não esquentam. Ele esquenta a comida através da movimentação das moléculas dos alimentos, e não pela alta temperatura. Mas para funcionar, as panelas precisam ser específicas para essa finalidade. Por isso esse tipo de cooktop acaba ficando mais caro. Mas em compensação é também o que tem visual mais elegante entre os 3 tipos.

cooktop portátil de induçãoClique para ver cooktops portáteis de indução na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *