UMA CASA-HORTA PARA DOAR ALIMENTOS

O projeto da casa-horta foi feita de maneira a otimizar a produção de alimentos em todo o terreno. Quando estiver pronta, ela deverá ser utilizada pela campanha Amor Comestível para a produção e distribuição gratuita de alimentos.

O que é a campanha Amor Comestível

A Amor Comestível é uma ação sem fins lucrativos que visa mais do que simplesmente doar alimentos. A intenção é doar amor em forma de alimentos. São feitos kits com bolos, biscoitos, pães e frutas, todos preparados com muito cuidado, e esses kits são dados de presente para ONGs e pessoas que moram na rua, principalmente. Veja mais sobre a campanha na página da Amor Comestível no facebook ou no vídeo abaixo:

Para ajudar na campanha Amor Comestível é possível adquirir produtos indicados no site da campanha ou então fazer uma doação de qualquer valor através do link abaixo:

doar para campanha Amor Comestível da Direitos Animais

Projeto da Casa-Horta

A Casa-Horta servirá para ampliar o alcance da campanha Amor Comestível, pois a quantidade de alimentos produzidos será muito maior. E ainda por cima serão alimentos que virão diretamente de uma plantação sem agrotóxicos, e, seguindo a ideia da campanha, cultivados com carinho e sem uso de animais. A produção será relativamente grande, mas ainda mantendo o espírito e a energia caseira e reconfortante nos alimentos. E tudo será distribuído de graça, assim como a natureza nos dá.

CASA HORTA DA AMOR COMESTÍVEL

O ponto em destaque no projeto da Casa-Horta é a presença de canteiros para legumes e verduras em praticamente toda a cobertura da casa. Assim é possível aproveitar a área construída para plantar muitos alimentos que precisam de áreas planas, e deixar o restante do terreno, que é inclinado, para o plantio de árvores e plantas frutíferas.

CASA HORTA DA AMOR COMESTÍVEL

Soluções sustentáveis da Casa-Horta

Além da presença da horta e do pomar, a casa tem também outros recursos sustentáveis, como:

  • Construção feita sem mexer no terreno – A casa é basicamente térrea, porém erguida sobre pilares, sem precisar planificar o terreno. Assim a permeabilidade do solo não é afetada.
  • Reaproveitamento da água das chuvas – Além da caixa dágua normal, será colocada uma segunda caixa d’água para armazenar a água das chuvas. Essa água será usada na casa sempre que disponível, inclusive para a irrigação da horta.
  • Energia solar – Serão instalados painéis para captação da energia solar na casa, diminuindo o gasto de energia elétrica.
  • Pequena piscina ecológica – A casa deverá ter uma pequena piscina próxima da garagem, que funcionará também como área de eventos. A piscina ecológica faz a limpeza da sujeira através de algas em uma área de filtragem natural, com um bombeamento para a água circular que consome pouca energia. A intenção é que ela sirva de exemplo e informação para todos que frequentarem os eventos que ocorrerão na Casa-Horta. (Saiba mais sobre as piscinas ecológicas aqui).

planta da casa-hortaPlanta da Casa-Horta – Projeto: Arq. Fernanda DG

Soluções que reduzem gastos na construção

A Casa-Horta conta ainda com soluções que reduzem custos de construção, para deixar o foco do investimento prioritariamente na horta:

  • Formas e estrutura extremamente simples, para facilitar a construção.
  • Ambientes integrados, ou seja, com poucas paredes, para reduzir a quantidade de material e mão-de-obra.
  • Tubulação hidráulica concentrada, com a caixa d’água, os banheiros e a cozinha todos na mesma área. A casa tem então apenas duas paredes que precisam de canos.

Como ajudar

Para ajudar na campanha Amor Comestível é possível adquirir produtos indicados no site da campanha ou então fazer uma doação de qualquer valor através do link abaixo:

doar para campanha Amor Comestível da Direitos Animais

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *