ALTERNATIVAS À CONSTRUÇÃO EM ALVENARIA

O sistema construtivo mais tradicional das casas brasileira é a alvenaria. O que se chama de alvenaria é a mistura de pilares e vigas de concreto com paredes de tijolo cerâmico. Embora tenha muitas falhas, esse método é visto como o mais confiável no Brasil.

Isso acontece pelo hábito muito forte de construir dessa forma, pois as suas vantagens e desvantagens não justificam essa preferência. É um sistema bastante rígido, mas essa rigidez não significa necessariamente estabilidade.

O excesso de rigidez da alvenaria

Em países onde existem terremotos, por exemplo, as casas são feitas com o sistema construtivo Wood Frame. Esse tipo de construção se baseia em uma grelha de madeira com fechamento através de tábuas, ou seja, materiais muito leves e flexíveis. Isso faz com que a casa possa sofrer uma certa movimentação sem cair. A rigidez da alvenaria passa a ilusão de segurança, mas na verdade deixaria a casa mais suscetível a rupturas e rachaduras no caso de movimentações.

Além disso, construir com alvenaria é bem menos prático, pois o peso dos materiais torna difícil seu transporte e manuseio. E paredes precisam ser quebradas para passar a tubulação de elétrica e hidráulica, gerando desperdício.

Alternativas à construção em alvenaria

Existem várias opções para construir com a tradicional alvenaria. Elas já começaram a ser usadas no Brasil, mas com timidez. Parece existir muita resistência a novos costumes, e a alvenaria acaba sendo citada muitas vezes como a alternativa mais segura e confiável. Isso não passa de medo do desconhecido.

Na verdade, muitos métodos construtivos são melhores do que a alvenaria. Isso vale para benefícios na hora de construir e também para o desempenho das construções em relação a durabilidade e conforto. Veja alguns exemplos:

  • Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é feito com terra e cimento, e não serve apenas para fechar paredes. Ele é também estrutural, por isso substitui pilares e vigas. Assim não é preciso desperdiçar moldes de madeira para fazer os pilares, e a construção é mais rápida. E por ter terra na composição, o conforto dentro dos ambientes fica maior do que nas casas de alvenaria.Outra vantagem é a existência de furos dentro dos tijolos, que permitem que a tubulação elétrica e hidráulica passe por eles sem precisar quebrar. Saiba mais sobre o tijolo ecológico aqui.

tijolo ecológicoTijolo ecológico – Imagem: Modular Tijolos

  • Construções em EPS

O EPS é o verdadeiro nome do material conhecido como “isopor”, que na verdade é uma marca. As lajes de EPS são bastante utilizadas em vários tipos de construções, mas existe também a possibilidade de fazer a casa inteira com esse material. O resultado é muito parecido com a alvenaria quando se vê a construção finalizada, mas por dentro as paredes são bem diferentes. A construção em EPS é também estrutural, dispensando pilares e vigas. Ela é feita com painéis compostos por grelhas metálicas e miolo de EPS, mais argamassa para colar tudo. É um sistema leve, portanto fácil e rápido de construir. E as tubulações podem ser passadas pelas paredes antes de jogar a argamassa, evitando quebras e desperdícios. Além disso, o EPS confere alto desempenho termo-acústico às paredes, superior ao da alvenaria convencional. Saiba mais sobre as construções em EPS aqui.

  • Casas Container

As construções feitas com containers usados é vista com desconfiança por ser um material com pouco conforto térmico, inicialmente. São compartimentos metálicos usados para transportes de mercadorias. Mas se forem tratados com materiais que conferem conforto térmico na parte interna, eles deixam a construção eficiente e muito fácil de construir. Além de reaproveitar um material enorme que seria descartado. Saiba mais sobre as construções com containers aqui.

construindo com containers

  • Wood Frame e Steel Frame

“Frame” em inglês significa “moldura”. Os sistemas que têm essa palavra no nome se referem então a painéis com molduras de madeira ou de ferro que são preenchidos com algum painel de fechamento e formam assim as paredes. São também sistemas autoportantes, ou seja, em que as próprias paredes são estruturais, dispensando pilares e vigas. Outras vantagens são a rapidez e facilidade de construir, graças à leveza dos materiais, e também a facilidade de fazer reformas. Saiba mais sobre o sistema construtivo Wood Frame aqui.

  • Construções com terra

A terra é um material muito eficiente nas construções, e costuma estar disponível em grande quantidade, no próprio local. Isso faz com que as casas de terra sejam uma opção econômica e sustentável. E mesmo assim o conforto térmico é muito grande. Em relação à durabilidade, basta ter alguns cuidados na hora de construir para que seja um dos tipos mais resistentes de construção. Entre os tipos de sistemas construtivos com terra estão o adobe, o superadobe e o hiperadobe, além do Cob. Saiba mais sobre os sistemas construtivos com terra aqui, e veja no vídeo abaixo alguns exemplos de casas feitas com terra:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *