decoração sem bege ou colorido - capa - home designing

DECORAÇÃO SEM BEGE OU COLORIDO

Na hora de escolher a mistura de cores dos ambientes podemos ficar com o pensamento preso no estilo suave, com tons creme, vulgo “beginho”, ou então na decoração com cores mais vivas e chamativas. Ou então na mistura dos dois.

Uma leitora do site, no entanto, deixou claro que nenhuma dessas opções era válida para ela, e pediu uma solução. Resolvi mostrar a todos quais são as alternativas. O comentário dela foi assim:

“Meus móveis da sala de jantar são todos brancos, não gosto de quadros e sim de esculturas abstratas. Gosto de decoração moderna mas não sei que cor pintar as paredes e que cor comprar as esculturas, penso nas esculturas preto e branco ou só de uma cor. Não gosto de coloridos e nem de bege ou palha. Me dê uma dica por favor.”

Para evitar os tons bege ou palha, que são os tons neutros suaves, a melhor alternativa como base é o branco mesmo. Ele pode até ser usado sozinho, criando uma decoração que passa do neutro e se transforma em absolutamente clean. Mas esse é um tipo de decoração que costuma ser mais conceitual, pois é extremo e não muito prático, já que é difícil de manter e limpar.

Junto com o branco, as alternativas de cores que podem ser usadas para desviar do creme ou palha ou do colorido mais forte são o preto, o cinza e o tom de madeira, todos juntos ou separadamente, dependendo do resultado desejado. Seguem os arranjos possíveis:

decoração branco e cinza- kizmeImagem: Kizme

  • Decoração em branco e cinza:

Uma decoração que pode ser considerada neutra e suave, porém com efeito mais contemporâneo, sóbrio e descolado do que a decoração com tons em creme ou palha. (Ver também: “Efeitos do Cinza nos Ambientes“)

decoração preto e branco - 2 - home designingImagem: Home Designing

  • Decoração em branco e preto:

O efeito do branco e preto é frio e sóbrio, assim como a mistura do branco com o cinza claro, mas é menos suave, devido ao contraste.

decoração preto branco e cinza - 3 - home designingImagem: Home Designing

  • Decoração em branco, preto e cinza:

Ao juntar o preto e o cinza ao branco, o resultado é similar ao uso do preto ou do cinza isolados, mas com um toque mais dinâmico.

decoração branco e madeira - home designingImagem: Home Designing

  • Decoração em branco e madeira:

A madeira em tons mais escuros ou fortes contrasta com o branco, valorizando a base mais clara e também chamando atenção para si mesma. Os ambientes com a madeira ficam mais acolhedores e também mais vivos, mesmo sem as cores fortes.

decoração branco preto e madeira - practic ideasImagem: Practic Ideas

  • Decoração em branco, preto e madeira:

Para quebrar a frieza e a monotonia do branco e preto, então, a madeira pode ser uma boa alternativa.

decoração branco cinza e madeira - bestdsgnImagem: Bestdsgn

  • Decoração em branco, cinza e madeira:

Assim como na mistura com o preto, a madeira agrega um efeito mais aconchegante e alegre, dependendo da tonalidade da madeira, porém de uma jeito mais delicado e suave.

decoração sem bege ou colorido - 1 - home designingImagem: Home Designing

  • Decoração em branco, preto, cinza e madeira:

A mistura de todos esses tons, por fim, traz o equilíbrio entre a sobriedade das cores frias, a sensação confortável da madeira e a leveza do branco, assim como as duas opções anteriores, porém com um pouco mais de movimento, graças à maior variedade. É importante lembrar, quando se combina mais tonalidades assim, de deixar uma base mais evidente, com uma ou duas cores, e brincar com as outras cores de forma secundária, criando uma hierarquia de tons que organiza o espaço.


Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Imagem de capa: Home Designing

Veja também:

2 opiniões sobre “DECORAÇÃO SEM BEGE OU COLORIDO”

  1. Também tenho preferência por ambientes modernos e cleans e optei por essas cores sugeridas no post.
    Afirmo que fica um ambiente muito elegante e com alguns pontos de cor à gosto, fica muito bom.
    Adorei o post, pois foi didático, simples, porém completo em sua sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>