AMBIENTES COM EXTERIOR E INTERIOR INTEGRADOS

Deixar o interior e o exterior de uma construção integrados é uma das maneiras mais eficazes de gerar sensação de bem-estar e de amplitude nos ambientes, valorizando tanto a parte de dentro quanto a parte de fora. Isso porque ambos os lados parecem maiores, já que não fica clara a divisão entre eles.

Ao fazer essa mistura, as salas ou quaisquer ambientes que pareçam misturados com o exterior ficam amplas e ao mesmo tempo acolhedoras e confortáveis, como se fossem grandes varandas.

exterior e interior integrados - chistianriceImagem: Christian Rice Architects

exterior e interior integrados - gelottehommasImagem: Gelotte Hommas

Como criar ambientes integrados com o exterior

A primeira possibilidade para criar ambientes que funcionem como varandas é simplesmente mobiliar a varanda, justamente. Se forem usados móveis estofados, confortáveis e com alguma imponência, já surge um efeito confortável que faz com que a varanda possa ser usada como uma sala ou cozinha abertas. Nesse caso é importante, porém, usar móveis que possam ser molhados e considerar que o ambiente pode não ficar disponível em dias de muita chuva ou muito vento, por exemplo, já que não existe a opção de fechá-lo.

exterior e interior integrados - watersheddesignImagem: Water Shed Design

exterior e interior integrados - suzannehuntarchitectImagem: Suzanne Hunt Architect

Outra opção é fazer uma grande abertura na parede do ambiente que fica em contato com o lado externo, para que ele possa ficar totalmente aberto quando necessário. Podem ser usadas portas sanfonadas, vidros de fechamento de varandas, que ficam recolhidos no canto e não têm esquadrias, ou até mesmo portas de correr normais. Mas nesse caso, para criar a sensação de integração com o exterior, é importante que todas as portas possam ser recolhidas, e isso requer um trilho espesso, que pode não ser a melhor solução em ambientes muito pequenos.

exterior e interior integrados - tervoladesignsImagem: Tervola Designs

Outro truque para gerar maior sensação de integração entre o interior e o exterior é fazer aberturas em “L”, ou seja, sem pilares no canto e com vidro nas duas paredes. Isso só é possível, no entanto, se o balanço da laje tiver sido previsto no projeto e na hora da construção, não adianta sair arrancando pilares existentes que o teto simplesmente cai.

exterior e interior integrados - maienzawilsonImagem: Maienza Wilson

exterior e interior integrados - swabackpartnersImagem: Swaback Partners

Varandas abertas para dentro e para fora

O ápice da abertura e da integração entre os espaços internos e externos é a varanda aberta que, além de ser usada como sala, com móveis adequados, fique também integrada ao corpo da casa através de uma generosa abertura de vidro.

exterior e interior integrados - westernwindowsystemsImagem: Western Window Systems

Assim, quando o vidro está aberto, a varanda se integra com o restante dos ambientes, e consequentemente todos se misturam ao lado de fora.

Imagem de capa: Christian Rice Architects

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *