ANTES E DEPOIS DA PEQUENA COZINHA

Essa pequena cozinha americana de um apartamento também compacto precisava de muitas melhorias.

Com a reforma de bancada e de mobiliário ela se transformou em uma cozinha muito funcional, mesmo continuando do mesmo tamanho.

Como era a pequena cozinha antes

A cozinha tinha apenas uma parede sendo realmente utilizada, e alguns acessórios presos na mureta e na parede lateral. Mas estava tudo solto e perdido, gerando sensação de bagunça.

antes e depois reforma da pequena cozinhaA pequena cozinha antes da reforma.

E principalmente, ela não era nada funcional. Mesmo sendo pequena, a cozinha pode funcionar bem. Mas nesse caso o espaço estava mal aproveitado. Os principais problemas de funcionalidade da pequena cozinha eram:

  • Falta de área livre de bancada

Uma das maiores dificuldades na hora de usar a cozinha era a falta de espaço na bancada. Quase toda a pequena bancada era ocupada pela cuba, deixando apenas filetes nas laterais. Nesses filetes ainda ficavam algumas louças para secar, deixando ainda menos espaço disponível para preparar alimentos. (Ver também: “Dicas para Liberar a Área da Bancada na Cozinha“)

  • A cozinha não tinha escorredor

Por não ter área livre na bancada, não sobrava muito espaço para escorrer a louça. Então o jeito era apoiar os objetos diretamente na bancada, na parte estreita ao lado da cuba.

  • Cuba muito pequena

A cuba ocupava quase toda a bancada, mas não por ser muito grande. Na verdade, a cuba era bem pequena, com pouco mais de 30cm de largura e profundidade. Ela ocupava tanto espaço da bancada apenas porque a bancada era pequena demais.

  • Não havia espaço para guardar talheres

A pequena cozinha simplesmente não tinha gavetas. Isso fazia com que os talheres ficassem em uma caixa dentro do armário superior, dificultando bastante seu acesso. Talheres são itens muito usados em uma cozinha, por isso precisam ficar bem à mão.

  • Os equipamentos estavam muito próximos

Por ter apenas uma parede aproveitada, todos os equipamentos ficavam ali acumulados. A geladeira estava logo ao lado da pia, que estava colada no fogão. E o fogão estava próximo demais da parede, dificultando seu uso.

Como a pequena cozinha ficou

A grande sacada para melhorar a cozinha foi fazer um L na bancada. A mureta continuou no mesmo lugar, os revestimentos não foram trocados, e ela não aumentou em nada seu tamanho total. Mas o espaço foi melhor aproveitado.

A pequena bancada original foi substituída por uma bancada maior, fazendo a virada onde ficava o fogão. E esse fogão foi trocado por um cooktop portátil e um forno elétrico.

pequena cozinha

Por ser portátil, o cooktop pode ser colocado em qualquer local da bancada para ser utilizado. E também pode ser retirado quando preciso, liberando totalmente a bancada. Assim a pequena cozinha ficou cheia de área livre para preparar os alimentos, e ficou muito mais versátil. (Veja cooktops portáteis na loja).

Além disso, ela ganhou novos armários nas duas paredes, e o microondas ficou mais baixo, para ser alcançado com mais facilidade.

pequena cozinha

O escorredor ficou pendurado em uma barra na parede, aproveitando o espaço vertical.E a lixeira ficou embutida no armário, com um prático sistema de correr. (Veja a lixeira de correr na loja).

Com tanto espaço extra na bancada, a pequena cozinha ganhou uma cuba um pouco maior, com 47cm de largura. E ganhou também gavetas para guardar os talheres, algo básico e que antes não existia.

pequena cozinha

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de cozinha.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *