ÁREA GOURMET PARA 10 PESSOAS EM CHALÉ NAS MONTANHAS

Um chalé acolhedor e bem cuidado nas montanhas de Gonçalves (MG) ganhou uma ampla área gourmet com churrasqueira e forno à lenha.

A ideia do projeto era criar uma cozinha completa, e ter também alguns sofás e uma mesa grande. A bela vista das montanhas precisava ser bem aproveitada, e o espaço precisaria abrigar de 8 a 10 pessoas.

Medidas da área gourmet

A área gourmet tem com 6 metros de largura e 3 metros de profundidade, totalizando 18m² de área útil. A cobertura avança cerca de 50cm além dessas medidas para proteger a construção, criando uma projeção um pouco maior, de 28m².

planta da área gourmet

O espaço foi feito com as menores medidas possíveis para evitar gastos desnecessários e para não ficar tão grande a ponto de desvalorizar a construção principal, que é o corpo do chalé.

área gourmet chalé em gonçalves

Aproveitamento da vista das montanhas

A área gourmet é aberta em quase todos os lados, para aproveitar a vista ao redor. Ela fica mais fechada apenas no lado voltado para a área de serviço existente. Nesse lado a vista já estaria interrompida, portanto foram colocados nessa ponta os equipamentos maiores, como churrasqueira e forno à lenha.

área gourmet chalé em gonçalves

A face maior da área gourmet fica voltada para a melhor vista do local, que é a frente. Assim essa visão fica mais destacada do que se a forma retangular estivesse com a face maior em paralelo com a casa. Além disso, essa posição mantém as janelas da lateral do chalé liberadas, recebendo bastante luz.

Integração entre o chalé e a área gourmet

A nova área gourmet e o chalé existente ficaram integrados pela forma da cobertura e pelas cores.

área gourmet chalé em gonçalves

  • Forma do telhado: A cobertura tem a mesma inclinação do telhado existente na área de serviço do chalé. Assim as duas construções parecem ter continuidade, mesmo não estando encostadas. E elas não foram encostadas para evitar de mexer no telhado existente, que seria algo caro e trabalhoso, que não valeria a pena pela pouca diferença no resultado final. Estando separada da casa, a construção fica até um pouco mais leve.

área gourmet chalé em gonçalves

  • Cores: O chalé existente ganhou nova cor nas paredes pintadas, para combinar com o tecido dos sofás da área gourmet. Assim as paredes da nova área puderam ficar com uma outra cor, em tijolinhos aparentes. Esses tijolos se aproximam da cor do telhado existente, que é a mesma do novo telhado. A madeira utilizada é também igual à madeira existente no restante da construção. E para completar, o piso, as bancadas e a base do sofá ficaram em cimento, para manter o ambiente rústico e manter a linguagem já existente no restante do chalé.

Um espaço versátil, para comer ou relaxar

A nova área gourmet é ampla, porém abriga muitas funções. Por isso o espaço precisou ser bem aproveitado, mantendo a versatilidade. A ideia é que as pessoas possam estar misturadas, algumas comendo e outras relaxando no sofá, ou então podem estar todos comendo ao mesmo tempo ou apenas batendo papo. Se elas estiverem todas comendo, existem 10 locais apropriados para isso, juntando a mesa e o balcão. Se elas estiverem apenas relaxando e conversando, a área do sofá ainda aproveita o banco da mesa, que nessa hora se transforma em parte da sala de estar.

área gourmet chalé em gonçalves

Além disso, a mesa pode ser usada em várias posições, dependendo do momento. Uma das possibilidades é deixá-la mais próxima do sofá, que dessa forma funciona como se fosse um agradável banco. E assim a área central do espaço ficaria mais livre, caso seja preciso.

Vídeo da área gourmet

Veja no vídeo abaixo o tour virtual pela nova área gourmet do chalé:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de quintal.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *