ARQUITETA FERNANDA DG

Desde criança eu era arquiteta e não sabia. Gostava de brincar de montar casas com paredes de dominó em cima da escrivaninha, desenhava plantas e perspectivas de casas à mão e em programas de computador, por diversão. Meu pai teve também sua influência, já que gostava da área e projetou nossa casa, mesmo sem trabalhar com isso. Depois desenhou os móveis. E eu só olhando e gostando da coisa.

Esse foi meu hobby desde a infância até a hora de escolher a faculdade. Prestei vestibular só para o Mackenzie, pois era lá que eu queria estudar, e foi lá que me formei, em 2003, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Depois de fazer estágios e trabalhar em escritórios, lojas e também como autônoma em vários estados do Brasil, onde morei, resolvi criar o site para poder compartilhar ideias com as tantas pessoas que percebi que se interessam pelo assunto, colocando para fora todo meu potencial criativo e tentando mostrar um lado da arquitetura que muitas vezes fica esquecido no planejamento dos espaços.

Para mim, esse planejamento tem que ser funcional e visualmente harmônico, mas não deve parar aí, como muitas vezes acontece. É importante projetar com base nas sensações e conceitos que se deseja transmitir em cada ambiente e com cada construção, pensando de maneira abrangente e cuidadosa, com atenção aos efeitos que construções e ambientes são capazes de gerar e às expectativas de cada  pessoa.

(Ver também: “A Importância da Visão do Todo em Arquitetura e Urbanismo“, “A Psicologia da Arquitetura” e “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“)

Em paralelo, busco otimizar a questão custo-benefício, criando soluções que tenham bons resultados sem desperdícios, além de buscar, sempre que possível, alternativas mais sustentáveis.

(Ver também: “Como Baratear as Construções sem Perder a Qualidade” e “Mitos sobre Sustentabilidade“)

Para saber mais você pode meus artigos ou então ver alguns projetos.

E seja bem-vindo(a) ao site, espero que as dicas possam lhe ajudar!

44 comentários em “ARQUITETA FERNANDA DG”

  1. Bom dia Fernanda,
    gostei muito das dicas suas e gostaria de uma ajuda:
    Vou fazer mais um banheiro em minha casa de praia e gostaria de saber a respeito de bancada. Estou pensando em comprar uma cuba de sobrepor(oval) de 0,50C X 0,37L, qual a profundidade ideal da bancada?
    As medidas do banheiro são: 2,50 X 1,20m
    Att
    Fernando

    1. Olá, Fernando! Que bom que gostou das dicas. 🙂 A profundidade ideal para a bancada com uma cuba de sobrepor de 37cm seria de pelo menos 43cm. Acredito que mais que isso possa nem caber no banheiro, pois a largura de 1,20m não é muito grande e é preciso caber a porta. Mas para ter essa medida é preciso que a torneira seja na parede, para não gastar espaço de bancada com ela. Se for preciso colocar a torneira na bancada, ela precisaria ficar com cerca de 50cm de profundidade para encaixar a torneira atrás da cuba de 37cm. Abraços e seja sempre bem-vindo.

    2. Bom dia Fernanda,
      grato pela dica da bancada. Me dê mais uma dica, não gostaria de colocar piso branco no banheiro pois os outros são assim e minha esposa detesta. Com o revestimento bege qual a cor que colocaria no piso?
      Att
      Fernando

      1. Olá, Fernando! Com o bege fica legal o cinza, que pode ser um cinza médio ou escuro. Ele irá valorizar o bege e também deixar o efeito mais equilibrado, pois é uma cor bem mais sóbria. Tomara que sua esposa goste dessa opção. Abraços! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *