BANCADAS DE QUARTZO OU SILESTONE

Bancadas de quartzo e silestone se referem ao mesmo material, sendo “silestone” apenas uma marca européia de bancada de quartzo.



Composição da bancada de quartzo

A bancada de quartzo autêntica é composta por 94% de quartzo e 6% de resina. O quartzo é um mineral natural, porém o processo de produção das bancadas e acréscimo das resinas é industrializado. Por isso o material final é considerado um material sintético.

bancadas de quartzo - silestoneImagem: Silestone

Características da bancada de quartzo

  • Resistência

O quartzo é bastante rígido, por isso a bancada de quartzo fica bem resistente a choques. Ele também é totalmente impermeável, bactericida e resiste bastante a manchas ou marcas de talheres de metal, que saem com facilidade. Porém não é aconselhável usar facas nas quinas, pois elas podem fazer pequenos cortes na peça. E a resistência à temperatura também não é das maiores, exigindo que se use apoiadores de prato entre panelas muito quentes e a bancada.

  • Aparência

O acabamento da bancada de quartzo pode ser totalmente liso e homogêneo visualmente, ou então pode ter pequenos pontos de brilho, que são feitos pelo acréscimo de partículas vitrificadas. As cores mais usadas por se diferenciarem bastante do granito são as tonalidades mais vivas, como vermelho ou laranja, ou então as cores bem claras, como branco ou creme.

  • Durabilidade e manutenção

As bancadas de quartzo podem durar por muitos anos, se forem tomados os devidos cuidados, que são apenas evitar o uso de facas nas quinas e não apoiar panelas quentes.  A limpeza é muito fácil, e a bancada nunca precisa ser impermeabilizada. Mas na hora da instalação é importante que sejam usados rejuntes de epóxi, que não amarelam com o tempo.

bancadas de quartzo - silestoneImagem: Silestone

Onde usar bancadas de quartzo

A resina não é resistente a raios solares ou qualquer outro tipo de emissão de raios UV. Por isso a bancada de quartzo não deve ser usada em áreas externas descobertas, que fiquem em contato direto com o sol. Mas ela pode ser usada em cozinhas e banheiros, e pode ter cubas no mesmo material.

Além das bancadas , é possível também usar essa mistura de quartzo com resina no revestimento de pisos e paredes, com quantidade reduzida de juntas.

bancadas de quartzo - silestoneImagem: Silestone

Preço da bancada de quartzo

O preço da bancada de quartzo é maior do que vários outros materiais, como grande parte dos granitos por exemplo. O valor do metro quadrado costuma ficar acima dos mil reais, pelo menos. E cubas esculpidas no mesmo material ou o acabamento liso aumentam esse preço ainda mais. Mas é um dos poucos materiais que tem o acabamento homogêneo e grande resistência a manchas, inclusive nas cores mais claras. (Ver também: “Materiais para Bancadas“).

Imagem: Silestone

Alguns fornecedores podem fazer bancadas com mais resina na composição e menos quartzo, e assim o peço fica mais baixo. Porém junto com o valor cai também a qualidade do material, que fica bem menos resistente. Por isso é importante tomar cuidado, e só adquirir bancadas de quartzo se for possível investir um pouco mais.



Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *