CASA BEM ILUMINADA SEM JANELAS NAS LATERAIS

Essa casa tem vários truques para ser bem iluminada e ventilada mesmo sem janelas nas laterais e dentro de um terreno estreito.



O que a casa tem:

A casa tem 97m² de área construída, além de um abrigo de madeira que funciona como garagem. Nesses 97 metros estão inclusos:

  • 2 suítes, sendo uma delas com varanda
  • Lavabo
  • Cozinha aberta para a sala
  • 2 salas, sendo uma na frente e outra no fundo da casa
  • Lavanderia com portas de correr
  • Espaço para um pequeno home office
  • Varanda com churrasqueira

Medidas do terreno

O projeto foi feito em um terreno plano bem estreito, com 100m², sendo 4 metros de largura e 25 metros de profundidade. Os recuos eram necessários apenas na frente e no fundo do terreno, por isso a casa não tem janelas nas laterais, e foram deixados 5 metros livres de recuo frontal e 4,5 metros de recuo dos fundos.
casa estreita sem janelas nas laterais - plantas

Jardins de inverno

Um dos recursos utilizados para deixar a casa mais iluminada foi a criação de jardins de inverno voltados para os dois quartos, com uma parede no meio que mantém a privacidade de cada ambiente.

casa estreita sem janelas nas laterais - jardins de inverno

A suíte da frente se abre para esse jardim de um lado e na parede oposta tem uma porta que pega toda a parede, e que quando aberta transforma o quarto em mezanino, com vista direta para a janela da sala. Já a suíte dos fundos conta com uma grande abertura de vidro voltada para a varanda. Nos dois casos a presença de duas aberturas propicia a ventilação cruzada, fazendo com que o ar circule entre todo o ambiente. (Entenda melhor como funciona a ventilação cruzada no post “Ventilação Natural“).

Os banheiros das suítes também têm janelas voltadas para esses jardins, fazendo com que eles fiquem bem iluminados. Se os jardins não existissem, os banheiros ficariam sem janelas para estarem nesse local da casa, em uma parte mais central.

Pé-direito alto

O quarto que se transforma em mezanino tem também a função de deixar a sala mais ventilada, pois o pé-direito duplo criado na sala faz com que o ar quente suba, deixando a sala com temperatura mais suave.

Os quartos também têm pé-direito mais elevado, graças ao telhado inclinado. Assim eles ficam com o ar mais fresco da mesma forma.

casa estreita sem janelas nas laterais - fachada

Privacidade da sala

Mesmo com uma abertura bem alta, que mantém o ambiente bem iluminado, a sala tem privacidade graças a uma parede que existe entre a janela e a garagem. Nesse espaço foi feito um jardim, que fica assim parecendo um jardim particular da sala.

Varandas protegem do calor

As varandas existentes na suíte e na sala de jantar protegem as aberturas maiores, permitindo que a luminosidade entre sem a incidência direta da luz do sol. Isso também ajuda a deixar a temperatura mais agradável dentro desses ambientes, mesmo com bastante vidro. E todo esse vidro aumenta a luminosidade da casa, mesmo sem janelas nas laterais.

casa estreita sem janelas nas laterais - varandas

Vídeo da casa estreita sem janelas nas laterais:


Projeto: Arq. Fernanda DG


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *