A CASA MAIS ESTREITA DO MUNDO

Você acha que aqueles terrenos de 5 metros de largura são estreitos demais? Pense duas vezes. A casa mais estreita do mundo, localizada na Polônia, tem apenas 92cm na parte mais fina, e 1,52m na parte mais larga. Sim, é a largura de um corredor. E isso no meio de dois prédios, ou seja, sem abertura nas laterais.

casa mais estreita do mundo 1

Para completar, a Casa Keret, como foi chamada, tem apenas 14m² de área interna, abrigando 5 ambientes: Sala de jantar, cozinha, um canto de leitura, quarto e banheiro.

Os dois principais desafios do projeto, então, eram como resolver a circulação e como criar sensação de espaço. Para conseguir acessar os ambientes, foram feitas escadas do tipo “marinheiro”, ligando a sala ao quarto, em uma espécie de mezanino. E para aliviar a sensação de claustrofobia, a casa ganhou forma triangular, toda aberta na parte inclinada, para garantir uma ótima luminosidade.

casa mais estreita do mundo 3

Para chegar no canto de leitura, na ponta da casa, no mesmo andar do quarto, foi criado um recurso diferente: O piso que liga o quarto a esse canto se abre como uma porta, dando acesso à escada que desce ou então formando uma espécie de ponte entre os dois espaços.

casa mais estreita do mundo 2

Todo o mobiliário foi feito sob medida, para poder aproveitar o espaço ao máximo, e a casa foi idealizada para uma única pessoa. Segundo o próprio arquiteto diz, brincando, a casa requer um certo senso de humor, já que ninguém consegue ficar muito tempo em um espaço tão apertado como esse.

Projeto: Arquiteto Jakub Szczesny, do escritório Centrala. Fotos: Bartek Warzecha, © Polish Modern Art Foundation, The National Centre for Culture.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *