CASA QUE SE TRANSFORMA DE ACORDO COM O CLIMA

A casa que se transforma, batizada de Sharifi-Ha House, é uma construção inovadora feita na capital iraniana pelo arquiteto Alireza Taghaboni, com o objetivo de adaptar-se ao clima extremo de verões escaldantes e invernos rigorosos.

CASA QUE SE TRANSFORMA 4

O principal diferencial da casa são as caixas na parte frontal, que mudam de posição através de um sistema giratório acionado por um botão. Dentro dessas caixas ficam os três quartos da residência, cada um em um andar, e com sistema independente de giro.

CASA QUE SE TRANSFORMA 2

Cada bloco giratório tem forma retangular, com aberturas apenas nas faces menores. No inverno, o bloco fica posicionado de maneira a deixar a face fechada voltada para o exterior, enquanto no verão as faces menores ficam viradas para fora, liberando também a área da lateral das caixas, que abriga as varandas. Assim, a construção fica mais resguardada e protegida do frio, e quando está calor fica mais ventilada.

Para não permitir a entrada excessiva de luz e calor no verão, as aberturas ficam resguardadas, formando sombra já do lado de fora, tanto nas aberturas dos blocos quanto nas varandas.

CASA QUE SE TRANSFORMA 3

A privacidade também foi um ponto levado muito a sério no desenvolvimento do projeto, que ao invés de grandes janelas voltadas para o exterior, possui uma área vazia no centro da construção, com uma abertura na parte superior, iluminando toda a casa. Veja mais no vídeo abaixo, da Press TV:

Projeto e imagens: Alireza Taghaboni

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *