COB – CASAS ESCULPIDAS COM TERRA

Existem várias formas de aproveitar a terra nas construções, seja no acabamento (Ver “Argamassa de Argila” e “Tinta de Terra“) ou para erguer paredes.

Os sistemas mais conhecidos têm como base o Adobe, que é a mistura de argila e areia, e podem ser feitos através de blocos que secam ao sol ou com sacos cheios de terra. Quando são usados sacos de polipropileno, chama-se de “Superadobe“, e quando se usa um outro tipo de saco, de ráfia natural, chama-se o sistema de “Hiperadobe”.

A diferença do COB em relação a esses métodos é que a terra não é ensacada nem transformada em blocos, e sim usada com uma massa que esculpe cada parede.

A mistura que compõe o COB leva, além da argila e da areia, uma certa quantidade de palha, que é o elemento que dá mais estrutura à composição, e impede que ela se desfaça.

casa de COB - buzzfeedImagem: BuzzFeed

Ao preparar a massa, o que normalmente é feito sobre uma lona, pisando na terra até dar a liga, é importante que a palha fique toda envolta pela terra, que deve ser argilosa (úmida) para ter esse efeito colante.

Formas arredondadas tendem a dar mais estabilidade às paredes, que devem ser grossas, com aproximadamente 40 ou 50 cm nas partes mais baixas e ir reduzindo até cerca de 30 cm. A possibilidade de criação de formas com o COB é realmente grande, permitindo também paredes retas e recortes nas paredes formando nichos.

Depois de prontas, as paredes recebem acabamento que também pode ser natural, e ficam muito resistentes, não só à umidade quanto a movimentações de terra e incêndios.

Além disso, a terra é um material com ótimo desempenho térmico, que permite que os ambientes internos fiquem frescos no calor e aquecidos no frio.

Isso tudo sem contar a economia que se faz, principalmente se existir terra no próprio local da construção. Ou seja, no final a casa fica mais barata e mais eficiente, com baixo impacto ambiental. Uma ótima alternativa, eu diria, para ser usado na construção inteira ou pelo menos em parte dela, mesclada com outros sistemas.

Imagem de capa: Casa de COB no Canadá feita pela parceria entre Cobworks, Cob Cottage e Elke Cole.

Vídeo de casas de terra

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de casas feitas com terra:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

9 thoughts on “COB – CASAS ESCULPIDAS COM TERRA”

  1. poderia dizer o projeto da foto inicial? pretendo usar como referência para projeto da universidade
    (a primeira casa apresentada, que possui dois níveis e telhados diferentes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *