COMO APROVEITAR O ESPAÇO NO BANHEIRO

Para aproveitar o espaço no banheiro para colocar prateleiras e armários é preciso usar cantinhos que normalmente ficariam perdidos:

– Espaço acima do vaso sanitário

O pedacinho mais útil e muitas vezes ignorado na hora de planejar o mobiliário do banheiro é a parede sobre o vaso. Esse espaço só é útil, no entanto, se o vaso for do tipo que tem caixa acoplada, pois a caixa faz com que o assento fique mais para a frente, liberando a área sobre ela para colocar prateleiras pouco profundas ou até mesmo um móvel pronto com portas. No vaso sem caixa acoplada não é possível colocar esses móveis porque eles se tornariam batedores de cabeça cada vez que a pessoa se levantasse, ou então teriam que ser colocados tão no alto que ficariam muito difíceis de serem alcançados.

coluna caixa acoplada mb

Armário sobre a caixa acoplada – Clique para ver na loja.

– Parede ao lado da banheira

Banheiros com banheira não costumam ser tão pequenos assim, mas de qualquer forma não faz mal aproveitar espaços que poderiam ser inutilizados de bobeira. Uma das paredes ao lado da banheira, se estiver livre, pode ser usada para criar uma pequena estante, deixando esse canto mais funcional e até mais aconchegante. E se a banheira estiver em uma base fechada, podem ser embutidas algumas gavetas ou nichos.

prateleiras na banheira - houzzPrateleiras na banheira – Imagem: Houzz

– Acima e abaixo da bancada

Quanto mais armários existirem sob a bancada, maior é o espaço utilizado, logicamente. Mas nem sempre ter muito espaço de armário é a solução mais funcional, especialmente no banheiro onde os ítens devem ficar bem à mão e existem muitos tipos de uso diferentes. Então é interessante colocar armários ou prateleiras sob a bancada que não fiquem muito baixos, e na parte de cima aproveitar para colocar prateleiras na lateral ou nos limites do espelho, para facilitar o acesso aos objetos de uso mais frequente. Sem exageros para não criar verdadeiros depósitos onde nem se sabe mais o que está dentro ou fora da validade ou de utensílios que simplesmente nunca sejam usados, por exemplo.

armario vicenza mb

Gabinete e armário suspenso – Clique para ver na loja.

E se o lavatório do banheiro tiver coluna, pode ser usado um armário pronto que se encaixe nas laterais ou na frente da peça, feitos especialmente para essa finalidade.

gabinete lavatorio mb

Gabinete para lavatórios com coluna – Clique para ver na loja.

– Espaço ao lado da porta do banheiro

Nem sempre sobre um espaço entre o final da porta e a parede, no canto oposto à pia. Mas se sobrar, ele pode abrigar um móvel alto, embora estreito, onde pode ser colocada até uma tulha de roupas para lavar na parte de baixo, e armários fechados ou abertos na parte mais alta, ideal para guardar roupas de banho limpas ou mantimentos do banheiro de forma geral. Não é aconselhável colocar apenas um móvel baixo nesse canto, a não ser que o espaço de circulação seja bem grande, senão todos que entrarem no banheiro irão chutar o pequeno móvel por não perceberem que ele está ali.

canto porta banheiroArmário no canto entre a porta e a parede.

– Peças penduradas na porta ou no box

Alguns objetos podem ser pendurados atrás da porta do banheiro, contanto que não sejam pesados demais, como toalhas, roupões ou roupas usadas. E uma solução mais casual e improvisada mas que funciona bem para casos extremos é usar organizadores de pequenos objetos para pendurar no canto do box ou em um pedaço de parede livre.

É importante dosar essas soluções, mantendo alguns espaços de parede livres, para não sobrecarregar demais o visual e criar um ar incômodo de bagunça. Por isso escolha entre duas ou três opções entre essas listadas, no máximo, mesmo se o seu banheiro tiver todas essas possibilidades.

Veja mais dicas para pequenos espaços.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 thoughts on “COMO APROVEITAR O ESPAÇO NO BANHEIRO”

  1. Gostei muito da matéria e até gostaria de comprar um armário sobre a caixa acoplada, mas quando clico no link vai direto para uma loja virtual de móveis onde não consigo encontrá-lo. Você poderia me passar um link direto para o produto?

    Obrigada! 🙂

    1. Olá, Angela! Dei uma olhada aqui e vi que a loja do link que estava na imagem não vende mais o produto, por isso não estava indo direto. Mas encontrei em outra loja e atualizei o link dentro do post, segue também por aqui: http://oferta.vc/s0mv Abs! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *