baratear construcao - capa

COMO BARATEAR A CONSTRUÇÃO SEM PERDER A QUALIDADE

Para baratear a construção de uma casa sem perder a qualidade é preciso usar alguns truques desde a hora do projeto.

Caso contrário, os maiores desperdícios já estarão feitos, e para tentar economizar a solução acaba sendo deixar a casa sem acabamento ou excessivamente simples nos elementos como portas e janelas, por exemplo, e com isso o resultado é nitidamente prejudicado.

Existem formas de deixar o projeto mais barato sem prejudicar a eficiência e o aspecto final, tais como:

- Estrutura simples

A casa pode ter uma forma sem muitos recortes, mais básica, e ainda assim ter uma volumetria interessante. Basta agrupar os blocos e as aberturas de uma maneira que exista algum tipo de movimento, sem deixar o aspecto monótono ou pesado demais. Mas cada bloco pode ser bem simples, sem muitas complicações como vãos livres muito grandes, pisos em balanço (sem apoio) ou excesso de paredes, facilitando a execução e economizando material estrutural.

Dicas para baratear o projeto

- Cobertura sem recortes

A forma da cobertura também tem como ser simplificada sem prejudicar e até melhorando o resultado final. Lajes planas com gramado, por exemplo, são mais econômicas do que algumas coberturas com telhas e o desempenho termo-acústico é ainda maior. E mesmo se for usada a cobertura inclinada com telhas, ela pode ser feita com poucos recortes, ou seja, com folhas simples em diferentes alturas, por exemplo, o que a torna mais barata sem comprometer a aparência da construção.

- Proximidade das áreas molhadas

Para gastar menos com tubulações passando pelas paredes, o ideal é deixar os ambientes úmidos, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros reunidas, e de preferência usando a mesma parede hidráulica, quando possível. A caixa d’água também deve ficar próxima dessas áreas, o que não só reduz a quantidade de tubos a serem usados como também melhora a pressão de saída da água nos chuveiros e torneiras, já que o caminho entre a caixa e os pontos fica menor e com menos curvas.

Dicas para baratear o projeto

- Espaços integrados

Integrar os espaços significa reduzir a quantidade de paredes, o que obviamente gera economia de gastos com material. Além disso, a falta de divisões gera sensação se amplitude, permitindo que os ambientes sejam um pouco menores, se necessário, sem causar efeito claustrofóbico.

- Circulação reduzida

Outra estratégia para reduzir a metragem final da casa é tomar cuidado para não criar caminhos excessivos de circulação, que poderiam ser otimizados ou evitados. É possível e aconselhável criar distribuições de ambientes de maneira a usar a mesma área para uso do espaço e circulação, por exemplo, sem muitos corredores ou áreas perdidas.

- Materiais econômicos e de qualidade

Sim, existem materiais e peças que não são tão caras e ainda assim apresentam boa qualidade. Certos materiais possuem mais status do que qualidade, e quando se quer economizar eles podem ser evitados. Algumas alternativas interessantes e econômicas são o tijolo ecológico, o EPS, o cimento queimado, a tinta de terra. A mistura de tijolos aparentes e cimento, por exemplo, pode dar aspecto rústico para a casa, conferindo visual semelhante ao de um loft, valorizado por muitas pessoas, e ao mesmo tempo reduzir gastos em relação à alvenaria com pintura convencional. (Ver também: “O que é um Loft“).

Clique aqui para conhecer o e-book “Construir Barato”, que mostra como reduzir os gastos da obra em até 20% sem prejudicar a qualidade e o resultado final da construção.

Texto: Arquiteta Fernanda DG


Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

2 opiniões sobre “COMO BARATEAR A CONSTRUÇÃO SEM PERDER A QUALIDADE”

  1. Bom dia…
    Preciso de ajuda sobre como decorar meu quintal. Comprei um terreno e nele ten uma manilha de água fluvial que sai do condomínio fechado. Não há a possibilidade de baixar a manilha, então no fundo do terreno do lado direito vou ter uma inclinação de 1 metro de altura que vai descendo até nivelar com o chão. Preciso saber o que posso fazer com esse desnível para que não fique feio.
    Obrigada.

    1. Olá, Andréia! Para dar uma sugestão mais precisa teria que ver o tamanho da inclinação, a posição em relação ao terreno todo e à construção, etc. Mas a princípio o que me ocorre é fazer um jardim com plantas, se for possível, para dar sentido a essa rampa. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>