COMO CALCULAR OS AZULEJOS A SEREM COMPRADOS

Calcular a quantidade de azulejos a serem comprados na hora de revestir as paredes é uma tarefa simples, mas que precisa de atenção por ser um pouco trabalhosa.



Como calcular o revestimento do piso

Para calcular a quantidade de cerâmica a ser colocada no piso, a área do piso é suficiente. Nesse caso, basta multiplicar a largura do ambiente pelo comprimento, e somar o valor resultante por 5% de margem de erro.

Exemplo:  Se o banheiro tiver 2 metros de largura e de comprimento, a área será de 4 metros quadrados. Somando a isso 5% de margem de erro, que nessa situação seria 0,2 (4 x 0,05), a quantidade total de cerâmica a ser comprada para o piso seria de 4,2m². 

como calcular cerâmica do piso

Como calcular o revestimento da parede

Para as paredes, a ideia é a mesma do piso, porém é preciso saber a área de cada parede. Isso significa multiplicar a largura de cada parede pela altura do ambiente, e subtrair a área de portas ou janelas que existirem em cada uma delas, pois elas não receberão revestimento. Em seguida, basta somar os 5% de margem de erro.

Exemplo: Se o banheiro tiver 4 paredes, todas com 2 metros de largura, e a altura do ambiente for de 2,5m, a área total de paredes seria de 8 metros x 2,5 metros, ou seja, 20 m². Desse valor é preciso tirar o espaço de uma porta de 0,8m por 2m que existe em uma parede e de uma janela de 1m por 0,5m que existe em outra. A área da porta, então, é de 1,6 m² (0,8 x 2) e a da janela é de 0,5m² (1 x 0,5), que somadas resultam em 2,1m². Ao subtrair essa área dos 20 metros totais das paredes, ficamos com 17,9m².  Agora só falta somar os 5% de margem de erro, que nesse caso são aproximadamente 0,9 (17,9 x 0,05). Somando esses 0,9 aos 17,9, chegamos à metragem final de 18,8m² de azulejos a serem comprados.

como calcular quantidade de azulejos

Para que servem os 5% de margem de erro

Tanto no cálculo de revestimento do piso quanto no cálculo de revestimento das paredes, o acréscimo dos 5% de margem de erro é importante porque muitas peças serão recortadas. Ou seja, algumas peças de cerâmica do piso ou da parede serão usadas apenas parcialmente, e o resto ficará perdido. Se for calculada apenas a medida exata da parede ou do piso, portanto, acabará faltando revestimento.

Como calcular a quantidade de caixas a serem compradas

Muitas vezes basta saber a área de revestimento a ser comprado, e o vendedor calcula a quantidade de caixas necessárias. Mas se for preciso calcular você mesmo, é só saber quantos metros quadrados cada caixa tem. Com essa informação, basta dividir a metragem quadrada que se precisa pela quantidade existente em cada caixa, para saber quantas caixas precisam ser compradas. E se o resultado for um valor quebrado, como 2,6, por exemplo, a quantidade de caixas é sempre esse número arredondado para cima. Nesse caso dos 2,6, então, seriam compradas 3 caixas de revestimento.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *