COMO COLOCAR PRATELEIRAS NA PAREDE DA TV

Prateleiras, nichos ou armários são essenciais na região da TV, para colocar os aparelhos como DVD player ou da tv a cabo, por exemplo, além dos DVDs em si, se existirem.

É claro, então, que para dimensionar exatamente a quantidade e as formas desses móveis é preciso saber tudo que irá precisar caber ali, e considerar questões técnicas como o peso de cada aparelho e algumas necessidades específicas, como caixas de som ou subwoofers que precisam ficar no chão, por exemplo.

painel TV caaza - kdPainel com nichos e prateleira – Clique para ver painéis para TV na loja.

Mas além dessa parte, existem algumas dicas gerais para considerar na hora de colocar as prateleiras e outras peças na parede:

– Prateleiras abertas, nichos ou armários com portas?

A principal diferença entre os vãos abertos, como as prateleiras e nichos, e os armários fechados, é que as portas impedem o acúmulo de poeira, fazendo com que os móveis abertos deem um pouco mais de trabalho na hora de limpar, principalmente se existirem muitos objetos pequenos sobre eles. Além disso, o impacto visual das prateleiras e nichos é mais leve e cheio de informação, já que os objetos ficam expostos, enquanto os armários fechados tendem a deixar a ambientação mais robusta e organizada.

As prateleiras e nichos são também mais baratos do que os armários, pois além de terem menos material, também não precisam de ferragens, que são uma parte encarecedora do mobiliário. E a diferença entre as prateleiras e os nichos, além da aparência um pouco mais destacada dos nichos, é a possibilidade de suportar um pouco mais de peso do que as prateleiras, já que a estrutura toda travada fica mais estável.

home suspenso sonhare kdPainel com prateleiras, nichos e armário – Clique para ver painéis na loja.

No final das contas, então, não existe um certo e um errado, mas é importante escolher a opção que tenha mais a ver com as intenções de cada um, em todos esses sentidos.

– Prateleiras ao lado, em cima ou embaixo da TV?

Dois fatores são fundamentais para saber onde colocar as prateleiras, além do efeito estético pretendido: A posição da TV e a largura da parede.

home suspenso amarelo caaza - kd

Painel com nichos e prateleiras – Clique para ver painéis de TV na loja.

Se a televisão estiver apoiado sobre um rack ou outro móvel, e por isso estiver mais baixo, é interessante colocar prateleiras sobre ela, não só porque elas ficam em uma altura de fácil acesso mas também para tirar a sensação de parede morta e vazia que fica se não for colocado nada ali. Se ela estiver fixada na parede, com ou sem painéis, ainda é possível colocar prateleiras ou outro móvel na parte superior, mas é menos necessário.

TV PAREDE 2Prateleiras ao lado da TV.

E do lado da TV é legal colocar nichos ou prateleiras quando a intenção for deixar a composição mais moderna e aconchegante, já que a forma mais horizontal das peças é menos imponente e menos tradicional. Mas obviamente precisa existir espaço para isso, além de ser importante tomar o cuidado de não deixar as prateleiras na linha de visão de quem estiver sentado nas pontas da sala, principalmente se for preciso enxergar a tela a partir de locais muito próximos a ela.

– Quais as medidas de altura e profundidade ideais?

A altura ideal para os aparelhos é em qualquer lugar para onde se possa apontar os controles remotos e eles ainda funcionarem, e para isso basta que eles não sejam altos demais. Mas é preciso também considerar o manuseio do aparelho, sendo que para colocar DVDs dentro do DVD player, por exemplo, é mais fácil se ele estiver mais baixo do que a altura da nossa vista, pelo menos. Já os DVDs e outros objetos precisam apenas estar em uma altura onde seja fácil de alcançá-los, como até cerca de 1,80m do chão, dependendo da altura de cada pessoa.

O vão livre a ser deixado na altura e a profundidade dos móveis dependem do que precisar ser colocado sobre eles, sendo que caixinhas de CDs precisam de aproximadamente 15cm de altura livre, enquanto embalagens de DVDs exigem no mínimo 20cm livres na altura e 15cm de profundidade. Para colocar livros, a profundidade deve ter pelo menos a profundidade do maior deles, e na altura é possível deixá-los deitados mesmo, ou então de pé, que é a maneira mais fácil de retirá-los da prateleira.

estante home linea brasil - kdMóvel para TV com prateleiras iluminadas – Clique para ver na loja.

Na parte mais baixa, onde ficarão os aparelhos,costumam ser necessários pelos menos 35 ou 40cm de profundidade, pois com menos que isso é grande a possibilidade de que alguns aparelhos não caibam, como receivers ou DVD players.

Imagem de capa: Loja Mobly

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “COMO COLOCAR PRATELEIRAS NA PAREDE DA TV”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *