COMO CRIAR EFEITO ACONCHEGANTE COM ILUMINAÇÃO INDIRETA

A iluminação indireta, seja do tipo que for, cria sempre um efeito aconchegante nos ambientes.

O que é a iluminação indireta e por que é agradável

luminação indireta é, por definição, aquela em que você só vê onde a luz incide, e não o ponto de onde a luz vem. A sensação é então bem mais confortável do que se a vista estivesse ofuscada por uma luz voltada diretamente na sua direção.

A iluminação indireta tende a ser mais suave do que as luzes gerais. As luzes gerais são feitas para se espalharem em todo o ambiente, e por isso são feitas com lâmpadas mais fortes. Na iluminação indireta, a ideia é focar em partes diferentes do ambiente, por isso são usadas lâmpadas mais amenas em termos de luminosidade. Mas se a intenção for iluminar todo o ambiente apenas com luzes indiretas, também é possível. É só usar uma boa quantidade de lâmpadas até chegar na luminosidade ideal. (Para saber mais sobre a quantidade ideal de lâmpadas em cada ambiente, clique aqui).

Formas de criar iluminação indireta

Existem várias maneiras de fazer iluminação indireta em um ambiente. Todas têm o mesmo efeito intimista e acolhedor gerado pela falta de ofuscamento da vista. O truque é sempre esconder a lâmpada e usar luzes com foco ao invés de lâmpadas de luz geral, que se espalha por todo o ambiente. Veja algumas possibilidades:

  • Iluminação indireta com luminárias

Imagens: Indiamart e Laurence Medioni

Um dos jeitos mais fáceis de esconder a fonte da luz é usar luminárias que escondam a lâmpada. Podem ser luminárias de parede, conhecidas como arandelas, ou então luminárias de mesa, de piso ou pendentes. O importante é que a lâmpada não fique visível, e que a luz que sai incida diretamente em alguma superfície ou objeto, para ficar perceptível.

  • Iluminação indireta no forro

iluminação embutidaImagem: Ofdesign

O forro funciona muito bem para esconder as lâmpadas em uma grande área. Ele cria faixas de luz que podem incidir sobre paredes inteiras ou até sobre todo o contorno do ambiente. Basta que exista um forro rebaixado, no meio do ambiente ou nos cantos. Na parte de cima da ponta desse forro podem ser colocadas luminárias fluorescentes tubulares ou então fitas de led embutidas. (Para saber mais sobre as fitas de led clique aqui).

  • Iluminação indireta no piso

Imagem: The Brides Choice

A iluminação no piso pode também criar o efeito de iluminação indireta. Mas para isso é essencial que ela seja feita com spots direcionáveis e não com lâmpadas embutidas no piso, viradas para cima. Isso porque a lâmpada precisa ficar virada em direção contrária aos olhos de qualquer pessoa, focando apenas em uma parede ou em uma planta, por exemplo. Se a iluminação vier de baixo para cima, em linha reta, a tendência é que ela ofusque muito a vista. E iluminação indireta é o contrário disso.

  • Iluminação indireta nos móveis

iluminação indiretaImagem: Home Design Interiors

 A luz pode também ficar escondida em peças do mobiliário, como painéis ou estantes. Nesses casos podem ser usadas as fitas de led ou então pequenos spots embutidos. Nos dois casos é importante, para criar a iluminação indireta, que exista algum tipo de saia ou detalhe que esconda a luminária ou a fita de led, para que fique visível apenas o foco de luz.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *