COMO DECORAR AMBIENTES COM PÉ DIREITO DUPLO

O pé direito duplo cria sensação de amplitude nos ambientes, contanto que sejam tomados alguns cuidados na hora da decoração para que ele fique valorizado, proporcional e também funcional.

Se não forem tomados esses cuidados, o pé direito duplo pode ter o efeito contrário, de fazer o ambiente parecer menor ao invés de maior.

O que é um pé direito alto ou pé direito duplo

O pé direito de um ambiente, ou seja, a sua altura do piso ao teto, pode ser considerado alto quando tem mais do que a medida padrão, de cerca de 2,50m a 2,70m.

pé direito duplo 3

Mas o pé direito residencial pode chegar a ter a altura de dois pavimentos inteiros, normalmente quando existe um mezanino no segundo andar. Nesse caso, ele é chamado de pé direito duplo.

Como valorizar o pé direito duplo

Veja alguns pontos importantes a serem considerados na hora de decorar qualquer ambiente com pé direito duplo ou pé direito alto:

  • Use a área do alto: Para que o espaço não cause sensação desproporcional, como se todos os móveis estivessem acumulados na parte de baixo e para cima fosse apenas um grande vazio, é importante colocar objetos de destaque nas partes mais altas do ambiente com pé direito duplo. Esses objetos podem ser luminárias pendentes ou luminárias de parede, ou então quadros ou painéis nas partes mais altas das paredes. Qualquer elemento que sirva para puxar a atenção para cima e não deixar essa área totalmente vazia.

pé direito duplo 2

  • Use móveis altos: O ambiente com pé direito duplo pode ter peças baixas, como sofás com linhas horizontais, por exemplo, mas alguns móveis podem ser mais altos, para ocupar melhor o espaço do ambiente, e assim impedir que ele pareça ser ainda maior do que já é. Podem ser usadas, por exemplo, plantas altas ou luminárias de piso em alguns pontos estratégicos.

pé direito duplo 1

  • Destaque uma das paredes: Uma das maneiras mais eficientes de valorizar o pé direito duplo é destacar uma das paredes com uma cor ou revestimento diferente das demais, do piso ao teto, para reforçar e assumir sua altura privilegiada através do destaque.

pé direito duplo 4

  • Use luminárias pendentes bem compridas: O uso de luminárias pendentes com cordas bem longas tem dois motivos para ser usada em ambientes com pé direito alto ou pé direito duplo. O primeiro é que dessa forma ela ocupa o espaço central do ambiente, impedindo que ele fique totalmente vazio. O segundo é a funcionalidade, pois assim a lâmpada fica em um local mais baixo, com acesso facilitado em caso de troca ou manutenção.

pé direito duplo 5

Como iluminar os ambientes com pé direito duplo

Além das luminárias pendentes, presas ao teto ou cobertura através de cordas bem compridas, que deixam as lâmpadas mais próximas do ambiente e com mais fácil alcance, a iluminação dos ambientes com pé direito duplo ou alto pode ser feita através de arandelas, que são luminárias presas nas paredes, e também através de luminárias de piso ou abajures. Não é aconselhável apenas deixar as luminárias ou lâmpadas em locais muito altos, que além de serem difíceis de serem manuseados acabam deixando a iluminação muito fraca, sem chegar aos objetos que precisam ser iluminados.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *