COMO DECORAR A COZINHA FECHADA E ESTREITA

A cozinha fechada e estreita precisa de um maior cuidado no sentido de criar sensação de amplitude na hora de criar o mobiliário e fazer  a decoração do que uma cozinha americana, que por ser aberta para a sala fica automaticamente com menor sensação de aperto.

Além da preocupação com otimização do espaço, com o uso de móveis multifuncionais e de tamanho reduzido, existem também alguns truques interessantes para evitar a aparência e sensação de corredor na cozinha:

– Evitar o excesso de armários

O erro mais comum é encher a cozinha de armários, até o teto e nas duas paredes, para supostamente aproveitar o espaço até o limite. Mas isso normalmente não é necessário, e quanto mais armários existirem, menor é a sensação de espaço. Para não ficar sem ter onde guardar as coisas, no entanto, podemos pensar em armários suspensos em uma parede e uma prateleira no outro, por exemplo, para não aglutinar o espaço livre do meio.

E ao evitar que os armários cheguem até o teto, criamos também um efeito menos pesado, que mantém nosso foco no nível horizontal ao invés do vertical. Deixar espaços vazios é essencial para valorizar os que estão preenchidos.

COZINHA FECHADA PEQUENA 1

– Puxar a atenção para as paredes e não para os armários

É interessante deixar as duas paredes maiores da cozinha, onde normalmente ficam os armários e eletrodomésticos, pelo menos com algumas partes aparentes, e se possível com cores e texturas que chamem a atenção, para que nosso campo de visão ao entrar na cozinha perceba automaticamente as dimensões totais do ambiente, ao invés de apenas os armários e o que restou de espaço entre eles.

Se for preciso criar torres, basta que ela seja feita em um canto e o restante da parede seja deixado um pouco mais livre, e de preferência  que seja visível desde o primeiro momento em que se entra na cozinha.

COZINHA FECHADA PEQUENA 2-a

– Criar bancadas dos dois lados

Para deixar uma parte das paredes aparentes, como foi dito, e além disso deixar a cozinha mais funcional, é importante criar mais bancadas além do espaço onde está a pia. Em cozinhas que não sejam muito largas isso se torna ainda mais essencial, pois sem essa bancada falta superfície de apoio.

E para otimizar o espaço, essa bancada pode ser usada também como mesa de refeições, bastando para isso fazer com que ela seja um pouco mais profunda do que os armários da parte de baixo.

COZINHA FECHADA PEQUENA 3

– Criar efeito de profundidade com cores escuras

No fundo das bancadas ou de algum armário pode ser feito um painel com cor mais escura, pois embora constantemente seja dito que cores mais claras ajudam a criar sensação de espaço, alguns toques escuros em locais estratégicos podem ter o efeito contrário.

No caso da cozinha, como o que queremos é fazer o espaço parecer mais largo, as partes escuras em contraste com armários mais claros criam um efeito de “buraco” nas paredes ou nesses pontos, puxando nosso foco de visão mais para o fundo e com isso criando a ilusão de que não existe realmente uma superfície ali, o que a torna mais leve.

COZINHA FECHADA PEQUENA 2-b

– Usar prateleiras abertas ou portas transparentes

Outro recurso para manter a ambientação mais leve é usar prateleiras abertas ou, para facilitar a limpeza, armários com portas de vidro ou acrílico transparente, que têm o mesmo resultado.

Veja os móveis das imagens nas lojas:

Paneleiro e torre para microondas
Balcão com armários inferiores
Armário suspenso com nichos

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


2 ideias sobre “COMO DECORAR A COZINHA FECHADA E ESTREITA”

  1. Fernanda,
    Parabens pelo seu site. Tem muitas dicas preciosas.
    Queria mais uma dica sua: estou reformando minha cozinha que é fechada e tem 8,6 m2.
    Fiz um projeto com marceneiro de uma cozinha totalmente branca. Os eletro sao pretos e em inox. Minha divida é quanto a pedra da bancada. Tenho duas bancadas, a principal da pia e outra no lado oposto que serve como mesa. Gostaria que fossem de grantiro preto mas noa quero mexer na area de serviço que tem granito amerelo ronamental e tem uma porta de vidro integrando com a cozinha. Voce acha que destoa usar granito diferente nos dois ambientes vizinhos?
    obrigada
    Graziela

    1. Olá, Graziela! Se é possível ver o granito da área de serviço destoa sim, porque a cor dele não se repete em nenhum lugar da cozinha, então fica chamativo e sem sentido. Uma forma simples de resolver isso sem tirar a bancada da área é colocando uma película fosca no vidro para que a bancada não seja mais tão evidente de dentro da cozinha. E nesse caso não tem problema usar o granito preto. Mas se as bancadas ficarem imediatamente do lado uma da outra, de um jeito que não seja possível separar visualmente, não recomendo que sejam diferentes, realmente. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *