corredor capa

COMO DECORAR O CORREDOR

O corredor costuma ser o lugar mais esquecido de uma casa ou apartamento, servindo apenas para permitir a circulação. Mas ele pode ser melhor aproveitado, ganhando novas funções ou simplesmente ficando um pouco mais aconchegante.

Confira algumas dicas para decorar o corredor
  • Móveis na ponta do corredor

Se tiver um espacinho no final do corredor, no canto oposto à porta, se só existir porta em um dos lados, ou no meio da parede menor, caso as portas do final não fiquem totalmente encostadas no fundo, fica legal colocar um pequeno aparador, um vaso de planta ou qualquer outro móvel que sirva para puxar a atenção para o fundo do corredor. Isso faz com que ele pareça mais curto, já que a atenção se volta para a ponta e não para a sua extensão, e também deixa o corredor mais valorizado.

  • Móveis na lateral do corredor

Na lateral do corredor é ainda mais difícil sobrar espaço do que no fundo, mas é possível usar nichos ou prateleiras com profundidade reduzida, como essa ou essa, que aproveitam a parede para guardar objetos e ainda servem para destacar e dar vida à parede lateral, tornando o corredor mais interessante.

corredor 4Clique para ver a estante de 8cm de profundidade na loja.

O espaço livre que sobra para circulação deve ser de pelo menos 70cm, para não aglutinar a passagem. E também é legal usar móveis em toda a extensão do corredor ao invés de apenas um móvel perdido no meio do corredor, para ficar mais proporcional e equilibrado.

corredor 2

  • Paredes destacadas (quadros, espelhos, cor diferente, lousa)

A ideia de destacar a parede lateral do corredor, ou seja, a parede de maior extensão, pode ser feita de outras formas além dos nichos e prateleiras. O importante é deixar o corredor mais atrativo, quebrando a monotonia da parede vazia. E destacar apenas uma parede, no caso a maior, serve para quebrar a forma de caixote do corredor, dando a impressão de que ele é mais largo.

Para destacar a parede do corredor vale usar quadros, como se fosse uma galeria, ou então colocar espelhos, criando sensação de amplitude. Também vale usar uma cor diferente na parede, seja com pintura, papel de parede, tecido ou adesivo, ou então destacar a parede através de iluminação focada. Alguns desses recursos podem ser usados ao mesmo tempo, como uma parede de outra cor com quadros e espelhos, ou um papel de parede estampado com iluminação voltada para ele. É preciso apenas tomar cuidado para não exagerar, deixando a parede muito carregada.

corredor 1

  • Iluminação aconchegante

A iluminação tem um papel muito importante em qualquer decoração, e no corredor não é diferente. Além da iluminação com foco na parede, para deixá-la valorizada, existem outras possibilidades, como rebaixar o forro para embutir a iluminação na borda ou no centro, ou colocar arandelas na parede. O efeito aconchegante acontece quando a luz não ofusca a vista e fica voltada apenas para alguns pontos do ambiente, ao invés de iluminar tudo por igual.

  • Tapetes no corredor

O corredor pode ganhar passadeiras ou outros tapetes para ficar mais confortável e valorizado. O tipo de tapete a ser utilizado depende do tamanho do corredor e do efeito desejado. Tapetes compridos destacam a profundidade do espaço, fazendo com que ele pareça ainda mais comprido. Tapetes menores cortam essa profundidade, podendo funcionar melhor em corredores muito compridos ou estreitos.

corredor 3

Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Quer receber nossas dicas por e-mail?  

Veja também:

Uma opinião sobre “COMO DECORAR O CORREDOR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>