reforma-fachada-leitora-capa

COMO DEIXAR A FACHADA MAIS ACONCHEGANTE

A tendência de modernizar a volumetria e a fachada das casas às vezes passa do ponto, criando um aspecto frio e pouco acolhedor. Mas existem alguns truques para manter o visual moderno e ao mesmo tempo aconchegante, mesmo se a casa já estiver pronta.

No caso dessa fachada, por exemplo, alguns poucos recursos poderiam ser usados para deixar a casa com mais “cara de casa”:

reforma-fachada-leitora-antesA fachada antes.

- Substituição das pastilhas por revestimento que imita madeira

As pastilhas, nesse caso, conferem um certo ar de banheiro à fachada. Para resolver essa questão, elas podem ser trocadas por revestimentos mais nobres e acolhedores, como a madeira. Mas como se trata de uma fachada, que fica exposta ao vento e à chuva, e as pastilhas já estão colocadas, o ideal é cobrir as pastilhas com porcelanato que imita madeira, na versão mais fina, que é feita para cobrir revestimentos existentes. (Saiba mais sobre o porcelanato que cobre outros revestimentos aqui).

- Criação de uma linha horizontal integrando a fachada

As construções mais baixas e largas ficam mais acolhedoras do que as mais altas e imponentes, então outro truque é criar algum elemento na horizontal, pegando as duas partes da casa, inclusive para deixá-las mais integradas.

- Acréscimo de um pergolado na área da entrada

Associado a essa linha horizontal, que vem desde a garagem, um pergolado que cobrisse a porta de entrada, criando uma espécie de hall, ajudaria a criar um clima mais intimista e convidativo para a fachada.

reforma-fachada-leitora-1A fachada depois.

- Plantas e iluminação

Para dar o toque final, que parece um detalhe mas no final faz muita diferença, é interessante também acrescentar vegetação à fachada, criando sombras e aumentando a sensação de bem-estar, que nesse caso poderiam ser plantas sobre o pergolado por exemplo, e também incluir alguns pontos de luz suaves, destacando essa vegetação e também alguns elementos da casa, como a entrada ou a escada de acesso ao hall. A iluminação indireta e suave faz muita diferença no resultado final de qualquer ambiente ou fachada.

Quer receber nossas dicas por e-mail?  

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>