COMO EVITAR QUE PÁSSAROS BATAM NOS VIDROS

É muito grande a quantidade de pássaros que batem nos vidros das construções, ficando machucados ou chegando à morte. Isso pode ser evitado sem prejudicar os espaços.

Por que os pássaros batem no vidro

O principal problema do vidro para os pássaros é a transparência, que faz parecer que não existe nenhuma barreira entre o exterior e o interior, ou então os reflexos de céu ou de árvores, que confundem o pássaro, fazendo com que ele pense que esses objetos estão realmente ali.

Outro agravante é a iluminação, que em algumas situações pode atrair o pássaro para dentro das construções, como em situações em que o tempo está nublado e a parte interna da casa ou do prédio é o local mais iluminado e, portanto, o mais nítido da região.

Como evitar a colisão de pássaros no vidro

Evitar grandes fachadas de vidro seria uma solução objetiva, mas ele faria falta nas construções, justamente pela sua transparência, que permite a integração dos ambientes internos aos externos e criam sensação ampla e leve. E não seria possível evitar a presença de vidro nas janelas comuns, que também podem ser uma armadilha para os pássaros.

Outras soluções de resultado imediato, como tirar a transparência do vidro, usando adesivos e películas jateadas ou opacas, por exemplo, também não funcionam totalmente, pois prejudicam a ambientação da construção.

A ideia é criar soluções que agradem a todos, pássaros, humanos ou qualquer outra espécie. Algumas possibilidades são:

  • Usar películas ultravioleta no vidro

As películas ultravioleta bloqueiam a passagem de raios UVA e UVB sem impedir a passagem de luz e sem tirar a transparência do vidro. Então para as pessoas de dentro do espaço o efeito é apenas melhorado, pois o calor excessivo tende a ser reduzido. Mas o pássaro consegue visualizar a película ultravioleta, que funciona assim como uma barreira visual que faz com que ele desvie a rota ao se aproximar. Saiba mais sobre a película que bloqueia o calor aqui.

PELÍCULA DE PROTEÇÃO SOLAR - como evitar que pássaros batam no vidroImagem: Intercontrol

  • Inclinar o vidro

Posicionar os vidros e janelas com uma inclinação de 20 a 40% voltada para baixo faz com que o reflexo que aparece no vidro não seja do céu ou da copa de árvores, evitando a confusão visual dos pássaros. É uma solução que vale para quando a construção ainda não estiver pronta.

como evitar que pássaros batam no vidro - vidro inclinadoImagem: Selector

  • Criar barreiras ao lado do vidro

Os vidros podem existir em grande quantidade e ainda assim não se tornarem atrativos tão grandes para os pássaros, pelo simples fato de saírem da sua rota direta de vôo. Para isso, basta criar bloqueios que fazem com que eles mudem de caminho antes de chegarem ao vidro, como plantas que caem do beiral, brises solares na frente das janelas ou paredes vazadas na ponta da varanda, se houver. Se essas barreiras ficarem afastadas do vidro, elas não bloqueiam a passagem de luz nem sua transparência.

como evitar que pássaros batam no vidroProjeto: Reyes Rios + Larrain; Fotos: Pim Schalkwijk

  • Usar vidro serigrafado

O vidro serigrafado pode ter o desenho que se quiser, como pequenas listras ou pontos bem finos, que são discretos para as pessoas mas que mostram para o pássaro que ali não é uma passagem livre. (Ver também: “Tipos de Vidro“). Um estudo feito com pássaros selvagens nos Estados Unidos afirma que eles evitam listras verticais com até 10cm de espaço livre entre elas, e no caso das listras horizontais essa distância pode ser de no máximo 5cm.

vidro serigrafado evita colisão pássaros - allaboutthatglassVidro serigrafado listrado – Imagem: All About That Glass

  • Evitar jardins cercados por vidro

Os jardins dentro das construções fechadas por vidro, especialmente em locais com pouca vegetação, se tornam uma armadilha para os pássaros, que vão direto naquela direção procurando por alimento, sem perceber a presença do vidro. Uma forma de resolver essa questão, nesse caso, é colocar vegetação também na parte de fora, de preferência próxima ao vidro, para funcionar também como barreira física.

  • Suavizar o contraste da iluminação

Para não deixar os ambientes internos muito atraentes para os pássaros, a iluminação externa pode ser trabalhada de maneira a direcioná-los para pontos externos, focando em plantas, por exemplo. A presença de luz na parte externa, sem ser diretamente na fachada da construção, deixa a iluminação mais equilibrada, chamando menos atenção para os ambientes fechados.

Veja também: “Ideias para Construir Mantendo as Árvores do Terreno” e “Construções que Respeitam a Natureza“.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *