box sem porta - capa

COMO FAZER BOX SEM PORTA

Normalmente se pensa que as únicas alternativas para evitar ou reduzir a molhadeira no banheiro é fechar o box inteiro com vidro ou com cortinas. Mas existe uma outra opção caso o banheiro não seja muito estreito.

Como fazer o box sem porta

Se existir largura suficiente, de pelo menos 1,40m, é possível fechar o box apenas com uma parede ou mureta ao lado do chuveiro, deixando um vão livre para passagem.

box sem porta - houzz 2Imagem: Houzz

Podem ser feitas paredes fechadas do piso ao teto, muretas altas com vão livre na parte de cima, muretas com vidro na parte superior ou simplesmente uma divisória fixa de vidro.

box sem porta - decoistImagem: Decoist

Qualquer uma dessas soluções pode reduzir gastos em relação ao sistema convencional de portas de vidro, especialmente em comparação com as portas de correr, a não ser que sejam usados materiais excepcionalmente caros no revestimento.

box sem porta - elan interiorsImagem: Elan Interiors

Cuidados na hora de fazer um box sem porta

Para que essa solução de tirar a porta do box funcione, é preciso tomar alguns cuidados básicos:

- Deixar pelo menos 80cm de largura na mureta ou na parede, para deixar o vão de entrada fora da área de banho.

- Deixar pelo menos 60cm para entrada no box, para manter o conforto na circulação. Essa medida associada aos 80cm da parede é que determinam a largura mínima de 1,40m do box.

- Usar um chuveiro ou ducha com o jato d’água voltado para baixo, e não na diagonal. Isso permite que o banho seja tomado ao lado da parede de divisão, e não lá na outra ponta onde fica o vão de passagem. Mas cuidado para não exagerar e grudar o chuveiro na parede, impedindo que as pessoas tenham espaço para movimentar os braços na hora do banho. O ideal no caso de boxes sem porta é usar modelos em que o jato fique na vertical e a cerca de 30 ou 40cm afastados da parede, como esse, esse ou esse.

- Se for feita uma mureta e não uma divisória até o teto, a mureta deve ter pelo menos 1,50m de altura, ou até mais se as pessoas forem muito altas, para resguardar a região de movimentação dos braços e impedir que a água se espalhe com facilidade. A referência é mais ou menos a altura do ombro das pessoas que forem utilizar o box.  Mas se o box for muito estreito, com menos de 80cm de largura, o ideal é fazer uma divisória do piso ao teto mesmo, ou pelo menos até cerca de 1,80m de altura, porque senão a água que cai na cabeça das pessoas se espalha para fora do box.

- Dividir o piso do box e do restante do banheiro através de um pequeno degrau, uma pequena mureta ou até mesmo apenas um caimento, contanto que seja muito bem feito.

box sem porta - houzzImagem: Houzz


Clique aqui para conhecer o e-book “Construir Barato”, que mostra como reduzir os gastos da obra em até 20% sem prejudicar a qualidade e o resultado final da construção.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>