COMO FAZER REVESTIMENTO DE TIJOLOS COM ISOPOR

O aspecto similar ao de tijolos pode ser conseguido de diversas formas, com vários materiais. (Veja todas as opções aqui). Mas o isopor é umas das mais econômicas, principalmente se a intenção for fazer o revestimento com as próprias mãos. E de quebra ainda melhora o desempenho termo-acústico dos ambientes, por ser um material isolante.

Caso não exista o tempo ou a disposição para isso, existe a opção pronta, feita a partir de isopor reciclado, chamada “Ecobrick“. Ela tem várias opções de cor, inclusive a que imita o tijolo cru, podendo ficar então bem realista. A vantagem desse revestimento para as cerâmicas, por exemplo, é seu aspecto ecológico, além do preço, que embora não seja o mais barato de todas as opções, também não é o mais caro, principalmente se a parte de colocar na parede for feita diretamente por você.

Na versão inteiramente feita em casa, embora o fator preço se torne disparado o mais vantajoso, é preciso usar tinta para cobrir o isopor, então a aparência não fica igual ao tijolo convencional, e sim ao pintado. Para cobri-lo, a tinta utilizada é do tipo spray, para facilitar a aplicação, e a aparência fica mais realista quando se utiliza uma tinta especial que imita o aspecto de pedras. Essa tinta tem uma textura granulada e com alguns pontos metalizados, e pode ser encontrada para vender no site Amazon.

Ah, e também é importante lembrar que o isopor não resiste a altas temperaturas, portanto nada de colocar em churrasqueiras ou muito perto de fogões, por exemplo.

tijolo de isopor - craft passionImagem: Craft Passion

Passo a passo do revestimento de tijolos com isopor:

O material pode ser adquirido em papelarias comuns, e pode ter espessura reduzida, como 1cm no máximo. Isso facilita para cortar e impede que surjam vãos muito profundos entre as peças.

Com as placas de isopor em mãos, basta desenhar linhas retas e recortar com estilete, e em seguida colar com cola para madeira, com o auxílio de uma esponja, em painéis de madeira presos na parede.

Depois de prender o isopor, é a hora de aplicar a tinta, tomando o cuidado de proteger as áreas em volta, ou até pintando no chão, sobre uma grande área forrada com jornal, antes de prender os painéis na parede.

Obs.: O termo “isopor” se refere na verdade a uma marca bem conhecida do material poliestireno expandido, também chamado de “EPS”, e é um material usado também em lajes e como sistema construtivo completo de casas, como você pode ver neste link.

Imagem de capa: Ecobrick Santa Luzia

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

30 thoughts on “COMO FAZER REVESTIMENTO DE TIJOLOS COM ISOPOR”

  1. Olá…
    tenho um comodo onde uns dizer que é o sal do tereno outros que é a umidade que vem do proprio solo fazendo com que a tinta que pinto a parede caia na altura em media de 1,50 de baixo pra cima, posso fazer nesse caso um revestimento de isopor e qual cola eu usaria se fosse o caso? ou qual a melhor opção para resolver isso mais duradoura?

    1. Olá, Alaenne. Existe solo do outro lado da parede até essa altura? Se for, a parede fica úmida mesmo. E nesse caso o melhor seria aplicar um impermeabilizante na parede, como uma manta, e em seguida o revestimento que quiser. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *