COMO FUNCIONA A LAREIRA ELÉTRICA

A lareira elétrica é, juntamente com a lareira a álcool, uma alternativas para aquecer os ambientes sem precisar da chaminé das lareiras convencionais, o que lhes garante maior versatilidade.

Diferença entre lareira elétrica e lareira a álcool

A principal diferença entre a lareira elétrica e a lareira a álcool é, além da fonte de energia, que é a eletricidade na primeira e o etanol na segunda, que a lareira elétrica não tem fogo de verdade. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo das circunstâncias. Em locais com crianças, por exemplo, pode ser melhor não deixar fogo em locais de fácil acesso.

Aquecedor Cadence Lareira Elétrica Tranquilitá AQC800 - WalmartClique para ver lareiras elétricas na loja.

Como funciona a lareira elétrica

As lareiras elétricas funcionam como se fossem aquecedores elétricos, e remetem à ideia de lareira apenas por terem uma imagem tridimensional de lenha e fogo em uma tela.  É basicamente como se fosse uma televisão 3D que esquenta, com imagens de fogo em movimento. A imagem pode também, em alguns momentos, ser utilizada sem a função de aquecimento, apenas para decorar o ambiente.

Lareira Elétrica Milos com Aparador Antix Laca Mogno - WalmartClique para ver lareiras elétricas na loja.

Alguns modelos de lareira elétrica têm um material cerâmico imitando as lenhas, além da imagem tridimensional do fogo.

Consumo da lareira elétrica

O consumo da lareira elétrica varia de acordo com cada modelo. Mas, de maneira geral, pode-se dizer que ela gasta uma quantidade razoável de energia, comparável a um aquecedor elétrico comum. Essa lareira elétrica com 1500W de potência, por exemplo, aquece um ambiente de até 25 metros quadrados, e consome 1,5Kw por hora de funcionamento:

Aquecedor Elétrico Lareira Serrano AQC 801 - Cadence - WalmartClique para ver lareiras elétricas na loja.

É um gasto de energia maior do que eletrodomésticos mais simples, como uma geladeira ou um freezer, porém menor do que o gasto de um ar condicionado ou chuveiro elétrico.

Onde instalar a lareira elétrica

Elas podem ser instaladas em qualquer local com uma tomada, e têm alta eficiência energética. Um aspecto que precisa ser observado, no entanto, é que as lareiras elétricas tendem a reduzir a umidade dos ambientes, por isso é interessante deixar objetos com água no local, como vasos ou outros recipientes.

Existem modelos de embutir, com aspecto mais moderno, e também os que são colocados soltos sobre o piso, normalmente imitando aquecedores antigos, porém sem precisar dos dutos de exaustão.

Imagem de capa: Outdoor Furniture Design

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

10 thoughts on “COMO FUNCIONA A LAREIRA ELÉTRICA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *