COMO LIBERAR ESPAÇO DA BANCADA DA COZINHA

É sempre bom liberar espaço da bancada para manusear alimentos na hora do preparo e não para guardar objetos. Mas ainda assim é preciso guardá-los em algum lugar de fácil acesso.



Quando falta bancada na cozinha

Existem duas situações em que falta bancada na cozinha: A primeira delas é quando ela é realmente pequena. Em alguns casos, a bancada é tão pequena que contém apenas a cuba e uma pequena área ao lado, normalmente usada para colocar a louça para secar. Nesse caso só se pode cozinhar quando não existe louça para secar, o que não é muito prático.

A segunda situação em que falta bancada na cozinha é quando ela até existe, mas está coberta por utensílios e alimentos. Ou seja, a função de preparo de alimentos não pode ser realizada ali, pois a bancada se transformou em despensa ou armário descoberto. Isso pode ocorrer por falta de armários na cozinha ou então porque aqueles objetos precisam ficar sempre à mão.

Para resolver esses dois casos, a solução é usar áreas da cozinha que normalmente ficam sem uso. E sempre com métodos que facilitem o manuseio dos objetos, para manter a praticidade e evitar que eles acabem ficando em cima da bancada novamente. (Ver também: “Como Aproveitar Melhor os Armários de Cozinha“)

Dicas para liberar espaço da bancada da cozinha

Confira algumas soluções para aproveitar melhor o espaço da cozinha, liberando o espaço da bancada:

  • Barra de acessórios na parede

escorredor - mbEscorredor de barra – Clique para ver na loja.

A barra de acessórios é uma peça metálica que fica presa na parede e serve para pendurar diversos objetos através de ganchos. Ela pode ser usada em qualquer parede, mas é especialmente útil na parede logo atrás da pia, pois nesse local os objetos pendurados podem estar molhados. Ou seja, pode ser pendurado, entre outros acessórios, um escorredor de louças, liberando aquele precioso espaço ao lado da pia em bancadas muito pequenas. Outros objetos que podem ser pendurados na barra são talheres, lixeiras, suporte para detergente, e muito mais.

  • Pequena prateleira sobre a torneira

liberar espaço na bancada - miles kimballImagem: Miles Kimball

O espaço sobre a torneira, ou seja, logo atrás da cuba, costuma ficar perdido se não houver uma barra de acessórios. Então outra alternativa para aproveitar essa área é colocar um prateleira de pouca profundidade, apoiada na bancada ou então presa na própria parede. A prateleira precise ser pouco profunda, com no máximo 12 ou 15cm, dependendo da bancada, mas mesmo assim é possível apoiar utensílios ou alimentos pequenos que poderiam ocupar a área da bancada.

  • Usando a parte interna das portas de armários

espaço armários de cozinha 3 - aramado comPrateleira aramada na porta do armário – Clique para ver na loja.

A parte interna das portas dos armários é outro local que costuma ficar sem uso e é fácil de ser alcançado. Portanto ele pode ser usado para colocar ganchos ou pequenas prateleiras, com no máximo 10cm, para colocar temperos, talheres, alimentos ou outros objetos bem pequenos que ficariam sobre a bancada.

  • Objetos com ímã na lateral da geladeira

aproveitar espaço - potes de imã - local kitchen blogImagem: Local Kitchen Blog

Outra área que normalmente fica perdida ou então recebe apenas blocos de anotações ou enfeites é a geladeira. Por ser metálica, ela funciona como um painel para grudar objetos imantados. E usando a criatividade podemos colocar ímãs em diversos objetos, como talheres ou até pequenos potes.

  • Potes presos na parte de baixo dos armários suspensos

Os potes podem também ficar presos na parte de baixo dos armários suspensos. Basta prender a tampa com cola ou parafuso na base do armário, e desenroscar os potes quando for usá-los. Apenas tome cuidado para não deixar os potes muito para a frente, afastados da parede, para não atrapalhar o uso da bancada que estiver embaixo.

  • Bancada retrátil

liberar espaço na bancada - bancada retrátilBancada retrátil.

Uma outra forma de aumentar o espaço de bancada é criar mais bancada debaixo da bancada. Isso pode ser feito através de uma bancada retrátil, que corre para dentro do móvel como se fosse uma gaveta, ou então através de mesas com rodízios nos pés, que se encaixem no mobiliário. É importante, se for feita uma bancada retrátil, que seja usada corrediça telescópica ao invés da corrediça comum, para que a bancada suporte um pouco mais de peso.



Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *