pintar azulejos - coworker

COMO PINTAR AZULEJOS

Pintar azulejos é uma solução muito prática para revitalizar banheiros e cozinhas sem sujeira e sem muitos gastos.

Só posso pintar azulejos da parede?

Pintar azulejos na parede é mais fácil e dura mais do que pintar o piso com cerâmica, porque a parede não fica em contato direto com o atrito dos nossos pés. Mas é possível também. Para pintar pisos com cerâmica é preciso fazer um preparo maior, em alguns casos, e usar apenas tintas e resinas mais resistentes, como o epóxi e o poliuretano. Esses materiais são chamados de “porcelanato líquido“, e incluem uma versão que automaticamente deixa o piso liso, que é o piso autonivelante. Saiba mais sobre os pisos resinados para cobrir cerâmica.

Qual tinta usar para pintar azulejos da parede?

Para pintar azulejos existem tintas específicas para essa finalidade. É só pedir na loja alguma tinta para azulejos. Mas existem várias opções de tintas para azulejos, e é importante saber as diferenças entre elas para poder escolher.

  • Tinta epóxi ou acrílica

A tinta para pintar azulejos pode ser acrílica ou epóxi. A tinta epóxi é um pouco mais cara, mas é mais resistente.

tinta para azulejo acrilica - walmartTinta acrílica para pintar azulejos – Clique para ver na loja.

  • Tinta para ambientes internos ou externos

É muito importante escolher a tinta certa em relação à resistência à água. Principalmente se parte da área a ser pintada ficar em contato direto com a água, como dentro do box por exemplo. O que diferencia a tinta resistente a água é que ela é indicada para ambientes externos e internos, e não só para internos. Quando ela pode ser usada em ambientes externos significa que ela é mais resistente, inclusive à água.

  • Acabamento brilho, acetinado ou semi-brilho

O acabamento da tinta para pintar azulejos, seja ela acrílica ou epóxi, pode ter ou não brilho. A melhor alternativa em cada caso depende do resultado desejado, sendo que o acabamento brilhoso é mais parecido com o acabamento original e o acabamento fosco é mais discreto e aconchegante. O único inconveniente da versão fosca é que ela é mais absorvente, por isso mancha com mais facilidade. Por isso a opção intermediária, semi-brilho, acaba sendo uma boa opção muitas vezes. Saiba mais sobre o acabamento das tintas aqui.

  • Tinta à base d’água ou solvente

Existem tintas para pintar azulejos que precisam ser misturadas em solventes químicos para serem utilizadas, como água raz ou thinner. Já a tinta à base d’água é dissolvida em água, e por isso deixa menos cheiro no ambiente enquanto está sendo aplicada.

tinta para azulejo epoxi - walmartTinta epóxi à base d’água – Clique para ver na loja.

Como preparar os azulejos para pintar?

Os azulejos precisam estar secos, limpos e sem mofo para serem pintados. Caso contrário, a tinta não irá aderir ou sairá com facilidade.

Como pintar os azulejos?

Pintar azulejos é um processo similar à pintura de paredes revestidas com tinta. Só não é preciso lixar antes. Mas de resto é igual, basta preparar a tinta da maneira indicada, proteger os cantos com fita crepe e passar a tinta com o rolo ou pincel. Quanto mais escuro ou estampado for o azulejo mais demãos são necessárias.

pintar azulejos - domestic imperfectionAntes e depois de azulejos pintados. Imagem: Domestic Imperfection

Como limpar os azulejos pintados?

Após a pintura, a limpeza de manutenção dos azulejos pode ser feita com água e sabão neutro. Não é preciso usar produtos químicos, e nem é aconselhado.

Imagem de capa: Coworker

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>