COMO PINTAR VIDRO

Existem várias técnicas e tintas para pintar vidro, tanto de potes e garrafas como de painéis e móveis.

Como pintar garrafas de vidro

Para pintar garrafas e potes de vidro, podem ser usadas tintas spray, esmalte, PVA, acrílica ou verniz vitral. E as garrafas podem ser pintadas por dentro ou por fora. Para saber qual escolher e qual técnica utilizar, é preciso considerar os seguintes pontos:

O vidro da garrafa é incolor ou colorido? Se o vidro a ser pintado já for colorido, como garrafas esverdeadas, por exemplo, o ideal é usar uma tinta que cubra a cor existente, e fazer a pintura por fora. As tintas que podem ser utilizadas nesse caso são todas menos o verniz vitral, que é transparente.

O efeito desejado é opaco ou transparente? Se a intenção for pintar a garrafa mas manter o aspecto translúcido do vidro, deve ser utilizado verniz vitral, que é colorido mas transparente. As outras tintas deixam o vidro opaco, ou seja, sem ser possível enxergar o que existe do outro lado do vidro ou dentro da garrafa/pote. Vidros transparentes são sempre mais leves, enquanto os opacos são mais chamativos. Além disso, a pintura por dentro mantém o aspecto mais brilhante do vidro.

Qual a durabilidade desejada? A durabilidade da pintura do vidro depende diretamente da qualidade da tinta utilizada e da técnica escolhida. Normalmente, quanto mais barata a tinta, menor a durabilidade. E quanto à técnica, a pintura por dentro costuma ser mais eficiente, pois a tinta fica mais resguardada e protegida.

A tinta precisará ficar em contato com água? Se a garrafa ou pote for utilizado como vaso, e por isso ficar em contato direto com a água, a pintura pode ser feita por dentro ou por fora, mas se for feita por dentro a tinta escolhida não pode ser à base d’água. Quase todos os tipos de tinta têm alternativas à base de água ou de óleo, basta verificar na hora de comprar. Mas se a ideia for pintar garrafas e copos para usar na cozinha, com bebidas, a pintura tem que ser feita por fora mesmo, para não correr o risco de ingerir resíduos de tinta.

como pintar vidro - blog free peopleImagem: Free People

Veja mais dicas para usar garrafas na decoração.

Como pintar boxes e painéis de vidro

Superfícies retas e maiores de vidro, como boxes, painéis e portas, requerem tintas mais resistentes e apropriadas, aplicadas no vidro em forma de spray para espalhar bem, como a Color Glass. A variedade de cores é grande, com mais de 40 tons, inclusive neutros.

como pintar vidro - glass colorImagem: MHJ Vidros

A pintura dos vidros de maior porte é uma boa opção para quando o vidro já está colocado mas ainda não tem cor, ou para manter a versatilidade da peça, que pode ser furada ou cortada mesmo após sua coloração, ao contrário dos vidros coloridos serigrafados, que já são feitos com cor na massa do vidro. Isso porque o processo de serigrafia é um dos tratamentos que expõem o vidro a altas temperaturas, e isso faz com que ele não resista a cortes posteriormente.

A pintura não é indicada, no entanto, para vidros externos, que fiquem em exposição direta ao sol e ao tempo.

Existe também a Eco Glass, opção ecológica de tinta para vidros de grande porte, que é feita à base de água. Saiba mais sobre ela aqui.

Imagem de capa: MHJ Vidros e blog Free People

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

12 thoughts on “COMO PINTAR VIDRO”

  1. Bom dia! Gostaria de deixar o tampo da minha mesa de vidro no estilo “branco laca”. Vi algumas opções para adesivar, mas é possível pintar de branco na parte que ficará para baixo e ter o mesmo efeito? Qual tinta deveria usar? Obrigada!!

    1. Olá, Camila! Se a opção de adesivar que você viu seria feita também na parte de baixo, pintar é uma solução com efeito similar sim. Apenas lembrando que se o vidro for temperado ou laminado, por exemplo, ele poderá ser levemente esverdeado, e essa tonalidade irá continuar aparecendo se apenas o fundo for pintado. Se o vidro for totalmente transparente, aí sim ele ficará da mesma cor que for colocada no fundo (branco nesse caso). E quanto ao tipo de tinta, podem ser praticamente todos os tipos indicados nesse post, exceto a tinta verniz vitral, que é translúcida (não fica opaca). Abraços, espero ter ajudado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *