COMO SABER QUAIS CORES COMBINAM NA DECORAÇÃO

Existe uma ferramenta para saber quais cores combinam entre si. Essa ferramenta é conhecida como “círculo cromático”, que nada mais é do que uma imagem de um círculo com várias cores.


Como usar o círculo cromático

O círculo cromático deixa a tarefa de combinar cores um pouco mais simples. No post “Como Combinar Cores na Decoração” falo sobre a mistura correta das cores, que podem ser usadas em uma composição “tom sobre tom”, que é feita com a mesma cor em diferentes intensidades, ou então devem contrastar por serem bem diferentes em tonalidade. O importante é não usas cores parecidas que não sejam realmente da mesma família.

Com o círculo cromático fica mais fácil de entender essa ideia, e também de visualizar quais cores são parecidas ou não, quais são contrastantes entre si e quais são do mesmo tom.

  • Cores do mesmo tom

As cores que ficam no mesmo segmento do círculo são cores do mesmo tom, que apenas ficam mais claras ou mais escuras dependendo pra proximidade do centro. Portanto, para fazer a composição “tom sobre tom”, com várias intensidades da mesma cor, basta usar as várias camadas de um único segmento. (Ver também: “Como Criar o Efeito Tom Sobre Tom“).

  • Cores parecidas ou contrastantes

Já as cores que ficam lado a lado no círculo, ou seja, de diferentes segmentos, são cores de tonalidades diferentes. São chamadas de cores análogas”. Nesse caso, para combiná-las entre si, é interessante que elas estejam afastadas umas das outras, com pelo menos 3 segmentos de outras cores entre elas. As cores diametralmente opostas no círculo cromático são conhecidas como “cores complementares”. Se forem misturadas cores análogas, elas não irão contrastar o suficiente para realçarem umas às outras, e nem serão parecidas a ponto de criarem uma composição degradê, pois o tom diferente faz com que elas destoem entre si.

A única forma harmônica de usar cores de segmentos diferentes e que estejam próximas é fazer o contraste através da intensidade. Ou seja, para usar um rosa junto com um vermelho, só se o rosa for bem clarinho e suave (perto do centro do círculo) e o vermelho mais forte e escuro (na parte mais de fora do círculo).

Se as cores estiverem distantes entre si, com pelo menos 3 segmentos de distância, elas podem ser usadas em qualquer intensidade. Uma forma prática de criar composições de cores com o círculo monocromático é colocar um triângulo equilátero no centro do círculo e usar as cores que ficarem nas três pontas, em qualquer posição que o triângulo esteja. Só lembrando que, no caso de serem usadas várias cores no mesmo ambiente, é importante que uma delas seja a cor de base, presente em maior quantidade, e as cores sirvam para dar toques mais pontuais. (Ver também: “Como Misturar Cores de Maneira Equilibrada“).

  • Cores frias ou quentes

As cores do verde claro ao roxo do círculo cromático são as cores frias, e do rosa ao amarelo são as cores conhecidas como cores quentes. Isso tem a ver com o comprimento de onda de cada cor. O que importa na prática é saber que as cores frias têm um efeito mais relaxante, e as cores quentes são mais estimulantes.

Mais dicas sobre quais cores combinam na decoração

Aqui no site você pode conferir mais alguns posts que falam sobre combinação de cores, em:

Ou se preferir veja todas as dicas sobre cores na decoração, na seção “Dicas de Cores“.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *