COMO COMBINAR CORES NA DECORAÇÃO

Uma dúvida frequente na hora de decorar os espaços ou as fachadas é como combinar cores. Como existem muitas cores e tonalidades, as possibilidades de combinação são infinitas, mas existem truques para saber se elas podem ser usadas em conjunto ou não.

Dicas para combinar cores

O ponto principal para combinar cores é observar se elas são complementares ou contrastantes, pois é isso que faz com que elas combinem, no final das contas. Em termos mais simples, isso quer dizer que as cores têm que fazer sentido quando misturadas, seja porque destacam uma à outra ou porque se complementam. Para saber se isso acontece, podemos começar observando se elas são cores diferentes ou parecidas.

como combinar cores na decoração

Se as duas cores forem bem diferentes, ou seja, naturalmente contrastarem uma com a outra, elas podem ser usadas simultaneamente, pois não irão brigar entre si. No entanto, para criar harmonia no ambiente, é importante que pelo menos uma delas ou mesmo as duas se repitam no ambiente em pontos diferentes, para manter o equilíbrio e a integração. Se um canto do ambiente tiver uma parede azul e a outra ponta for amarela, por exemplo, as cores não irão brigar entre si, mas a decoração ficará sem sentido. Para resolver isso e combinar cores bem diferentes de forma harmônica, basta criar um contraponto entre as cores, colocando detalhes azuis próximos do amarelo e detalhes amarelos perto da parede azul.

Se as cores forem parecidas, elas só irão combinar se forem do mesmo tom, apenas mais claras ou mais escuras do que a outra, ou então se uma for bem suave e a outra bem viva e intensa. Não fica legal, por exemplo, usar um rosa claro e forte com um laranja também claro e forte, pois essas duas cores misturadas não são diferentes o suficiente para contrastar nem parecidas o suficiente para se complementar.

Exemplos de cores parecidas (só combinam se uma for mais suave ou mais clara do que a outra):

combinar cores 1

– Amarelo e laranja                – Laranja e vermelho            – Azul e verde
– Amarelo e verde                  – Laranja e rosa                        – Azul e roxo
– Roxo e rosa

Exemplos de cores diferentes (que se misturam naturalmente pelo contraste):

combinar cores 2

– Laranja e verde                    – Rosa e azul                 – Vermelho e verde
– Laranja e roxo                       – Rosa e verde             – Vermelho e amarelo
– Azul e amarelo                     – Rosa e amarelo

Cores que combinam com cinza, preto ou branco:

A resposta para essa é fácil, porque são todas as cores. Cores neutras, cores vivas, cores pastéis de qualquer tom se encaixam bem com cinza, com preto e com o branco, mesmo que todas sejam usadas ao mesmo tempo, pois são todas absolutamente neutras. Os efeitos de cada combinação, no entanto, são diferentes: Ao usar esses tons com cores vivas, a sensação é mais descolada e moderna, enquanto a combinação com cores outras neutras como creme ou madeira pode deixar os espaços mais aconchegantes.

Cores que combinam com amarelo

O amarelo não é uma cor difícil de combinar com outras, mas seu aspecto claro e iluminado tende a ficar melhor com cores mais escuras, sejam elas neutras ou vivas. Sendo assim, ele se encaixa muito bem com o cinza escuro, o preto, o azul marinho, o roxo, o verde escuro, o vinho ou qualquer cor em uma tonalidade escura ou seca, para contrastar.

como combinar cores na decoração

Cores que combinam com bege, creme ou palha:

Por serem cores neutras porém levemente amareladas, essas tonalidades ficam melhor com cores que não sejam amareladas, e sim secas, ou então sejam exatamente no mesmo tom de bege ou creme porém bem mais escuras, seguindo a regrinha do contraste ou complementação.

(Ver também: “Cores que Combinam com Paredes Palha” e “Tipos de Cores“)

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “COMO COMBINAR CORES NA DECORAÇÃO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *