COMO TRANSFORMAR 1 PONTO DE LUZ EM 2

É muito comum querermos transformar 1 ponto de luz em 2, principalmente em salas e outros espaços com 1 único ponto de luz no centro do teto, onde a idéia é criar dois ambientes, cada um com a sua própria iluminação no teto. Para que cada ponto de luz seja acionado independentemente, é preciso que existam 2 circuitos, e para isso é preciso mexer nas instalações elétricas que ligam o interruptor a cada ponto no teto. Apenas para tampar o ponto de luz existente e criar outros 2, novos, é possível criar rebaixos no teto, sem ter que quebrar o forro.

Esses rebaixos podem ser de gesso ou de madeira, abertos ou fechados nas laterais, e serem menores, criando a sensação de uma caixa solta no teto, ou então mais largos, pegando quase todo o ambiente. Essa segunda solução deixa a decoração mais homogênea, mas não é adequada para espaços muito baixos, pois diminui ainda mais a altura e pode gerar sensação de claustrofobia.

COMO TRANSFORMAR 1 PONTO DE LUZ EM 2

Podem ser feitos rasgos nesse rebaixo onde se deseja criar pontos de iluminação, e esses locais não precisam necessariamente de luminárias. Basta deixar o vão aberto e embutir lâmpadas fluorescentes tubulares, ou até mesmo fechar o vão com vidro, imitando luminárias embutidas. Vãos abertos são mais leves, mas em contrapartida tendem a acumular poeira.

COMO TRANSFORMAR 1 PONTO DE LUZ EM 2

E caso a intenção seja realmente evitar a quebradeira, mesmo alterando os circuitos a partir do interruptor, a mesma idéia pode ser estendida até o ponto de acionamento na parede, criando um painel em “L” que esconde todo o caminho da fiação. Pode ser desde um painel único e fechado até pequenos painéis que criam uma composição mais leve e dinâmica, ou então um grande painel vazado.

COMO TRANSFORMAR 1 PONTO DE LUZ EM 2

Com um pouco de criatividade, o desafio inicial de criar novos pontos de iluminação sem quebrar o teto pode virar o partido de projeto, com soluções que agregam valor e efeitos diversos à decoração.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *