COMO USAR O ESPELHO NA DECORAÇÃO

O espelho gera elegância e sensação de espaço nos ambientes. Mas apenas se forem usados com critério.

Dicas para usar o espelho na decoração

Veja algumas dicas e truques para aproveitar melhor os benefícios que o espelho pode trazer à decoração:

  • A posição e quantidade de espelhos no ambiente

Não é preciso usar pouco espelho na decoração, contanto que eles não fiquem muito próximos uns aos outros. Pelo menos não em grandes quantidades. Pode ser feita uma parede inteira de espelhos, até, mas nesse caso outros detalhes em espelho, se existirem, devem ser bem pontuais, apenas em móveis por exemplo. O motivo é que espelhos grandes de frente um para o outro podem confundir o visual, impedindo de perceber onde estão as paredes e transformando o ambiente em um labirinto.

  • Cantos com espelhos

banheiro com espelho

Quando fica encostado no canto formado por duas paredes ou por duas faces de um móvel, sem moldura, o espelho cria ilusão de profundidade. Isso acontece porque ele faz parecer que a parede onde ele está não existe, como se a outra continuasse além dele. Esse pode ser um truque muito útil na hora de criar sensação de espaço em ambientes pequenos.

  • Espelho com moldura ou sem moldura

O espelho com moldura é mais robusto, e fica mais destacado. É uma boa opção para quartos e salas grandes e aconchegantes. Mas em ambientes menores ou em que se queira usar o espelho para criar efeitos de profundidade, de maneira mais leve, o ideal é usar o espelho sem moldura.

quarto com espelho

  • Espelho com bisotê ou sem bisotê

O bisotê é um chanfro no canto do espelho, que não chega a formar uma moldura, pois continua sendo de espelho. Mas esse toque de acabamento pode ser útil em mosaicos de espelhos, criando um efeito diferenciado, ou então em peças únicas que possam ficar destacadas como quadros na parede.

  • Espelho com iluminação embutida

banheiro iluminação no espelho

O espelho pode ficar afastado da parede, colado em um caixote ou armário que fica recuado das laterais. Nesse espaço entre as pontas do espelho e o caixote é então embutida a iluminação. Esse efeito deixa a decoração chamativa e ao mesmo tempo aconchegante, e é muito usado em banheiros.

  • Móveis espelhados

sala com espelhos

Os móveis espelhados são leves e elegantes. Ficam bem em ambientes que tenham mais espelhos nas paredes ou em outros móveis, porém sem muita proximidade, para não confundir. E o ideal é que o acabamento espelhado seja usado em peças que sejam pouco manuseadas, como mesas laterais, aparadores ou mesas de centro, para não ficarem constantemente com marcas de dedos.

  • Espelhos para rebater cores de outras paredes

banheiro preto

Uma das formas de aproveitar o efeito do espelho é colocá-lo de frente para uma parede que tenha cor destacada do restante das paredes. Assim a cor dessa parede aparece também no espelho, deixando o ambiente mais equilibrado.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “COMO USAR O ESPELHO NA DECORAÇÃO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *