CONDICIONADORES E CLIMATIZADORES DE AR

Você sabe qual a diferença entre os climatizadores e os aparelhos de ar-condicionado? Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e é bom conhecer cada uma delas antes de escolher em qual deles investir na hora do calor, caso o ventilador e outras medidas não estejam dando conta do recado.

Enquanto os climatizadores amenizam a temperatura através da umidificação do ar, feita através da água que fica no seu interior, os condicionadores funcionam de maneira completamente oposta, tirando a umidade do ar. Sendo assim, os climatizadores são menos potentes, especialmente em regiões já muito úmidas, porém agridem menos a saúde, já que o ar muito ressecado e a temperatura muito baixa no nosso corpo, principalmente se houver choque térmico, podem ser um desafio à nossa imunidade.

condicionador split 9000 consul walmartClique para ver condicionador de ar split na loja.

Outra coisa que os climatizadores agridem menos é o bolso, pois além de serem mais baratos, gastam menos energia. E são portáteis, evitando a necessidade de quebrar a parede para sua utilização. Existem aparelhos de ar-condicionado portáteis também, e eles são bem mais eficientes do que os climatizadores em termos de redução de temperatura, porém costumam ser mais barulhentos, mais caros e precisam de uma janela próxima semi-aberta ou um buraco na parede para colocar o tubo que funciona como dreno, ou seja, que permite o escoamento da água que é retirada do ar.

condicionador portatil 12000 consul walmartClique para ver ar condicionado portátil na loja.

Essa questão do dreno é mais uma diferença marcante entre os climatizadores e condicionadores de ar, já que os segundos sempre precisam de tubulações embutidas ou aparentes para o escoamento da água. Os climatizadores não têm essa necessidade, já que não retiram a água existente no ar.

Para escolher entre um e outro, então, é preciso ver se a necessidade de redução de temperatura é tão grande que justifique esses inconvenientes, e se a intenção é realmente deixar o ar gelado e não só refrescante, pois essa é a basicamente a única coisa que o aparelho de ar-condicionado faz e o climatizador não. 

E é sempre bom lembrar que, sempre que possível executá-los, os recursos “naturais”, como a presença de plantas, a ventilação natural e o uso de materiais com qualidades térmicas adequadas costumam ser as melhores soluções em termos de custo-benefício, proporcionando maior conforto com um menor investimento.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “CONDICIONADORES E CLIMATIZADORES DE AR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *