CONFORTO TÉRMICO EM UMA CASA CHEIA DE VIDRO

O conforto térmico pode ser comprometido por grandes aberturas de vidro, pois elas permitem a entrada de muita luz e calor. Mas essa casa no México mostra algumas soluções para manter a temperatura agradável mesmo com muito vidro.



O desafio de conciliar leveza e conforto térmico

Por estar em um local muito quente e úmido, e além disso como a possibilidade de terremotos, a intenção dos moradores de ter uma casa leve e bem aberta para o lado externo foi um desafio para os arquitetos do escritório Reyes Rios + Larrain, responsáveis pelo projeto.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 6

A solução para deixar a casa estável e resistente e ainda assim leve foi usar um sistema construtivo baseado na estrutura metálica, que pode ter dimensões reduzidas nos pilares e vigas, associada com alguns fechamentos de concreto celular e grandes aberturas de vidro que permitem o contato visual com o entorno, um terreno arborizado de 2.000m² de área.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 5

E para manter o conforto térmico mesmo com a casa aberta para o exterior, os dois principais recursos utilizados foram a criação de grandes varandas e o uso de materiais naturais, como a madeira e o bambu existente na região.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 4

O conforto térmico proporcionado pelas varandas

As varandas protegem as aberturas de vidro do sol, evitando que o calor entre diretamente nos ambientes. Nessa casa as varandas ganharam ainda painéis de bambu giratórios, que protegem ainda mais e garantem maior privacidade à casa, mas que podem também ficar abertos quando o sol não está batendo diretamente naquele lado, aumentando a vista da área externa.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 3

O conforto térmico proporcionado pelos materiais

Nem todos os materiais naturais garantem conforto térmico, mas a madeira e o bambu especificamente têm a característica de não absorverem calor, ficando sempre com uma temperatura agradável ao toque. Isso faz com que o calor que incide sobre esses materiais seja absorvido e amenizado pelas superfícies, ao invés de voltar para o ambiente. As plantas em volta da casa têm esse mesmo efeito.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 2

A ventilação e o conforto térmico

Outro recurso importante para amenizar a temperatura, e que pode ser ainda mais útil quando a construção tem muito vidro, é manter as aberturas realmente abertas, e não só fechadas, pois o vidro pode criar o chamado efeito estufa, que é permitir a entrada de calor sem deixar que ele saia. É importante então ter locais por onde o ar possa sair, criando ventilação natural através de aberturas em cantos opostos ou então permitindo que o ar saia na parte do alto, já que o ar quente tende a subir.

Saiba mais sobre ventilação natural aqui.

conforto térmico na casa de vidro - Reyes Ríos + Larraín - 1

Projeto: Reyes Rios + Larrain; Fotos: Pim Schalkwijk


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 thoughts on “CONFORTO TÉRMICO EM UMA CASA CHEIA DE VIDRO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *