CONSTRUÇÕES EM SUPERADOBE

As construções em superadobe são feitas basicamente pelo empilhamento de sacos preenchidos com terra, formando as paredes, posteriormente cobertas com reboco e pintura, que também podem ser naturais.  (Ver também: “Tintas Ecológicas“)

A forma final pode ser reta ou curva, e podem ser usados telhados ou então fazer a cobertura com o mesmo material das paredes, em forma de domo.

casa superadobe jose andres valejjo 1

Casa de Superadobe. Imagem: Arquiteto Jose Andrés Vallejo

Cada fileira de sacos de terra é prensada e colocada sobre a outra com um arame no meio, que prende as duas camadas e dá mais estabilidade. Estabilidade, inclusive, é uma das vantagens dese sistema construtivo, considerado resistente até a terremotos, já que é maleável. Outros benefícios são:

– Redução do custo e do tempo de construção;

– Excelente isolamento térmico, por ser à base de terra, e também acústico, por ter paredes grossas;

– Ausência de desperdícios, pois não necessita de escoramento e as tubulações passam pelo meio dos sacos, sem precisar de quebras;

– Execução simples, que pode ser feita muitas vezes por pessoas sem especialização, contanto que a casa tenha formas bem simples.

Uma casa de pequeno porte pode ser erguida por uma equipe de 5 pessoas em poucos dias, mas o superadobe pode perfeitamente ser usado na construção de casas maiores, com grandes metragens e até mais andares. E o aspecto final, embora seja muitas vezes feito de maneira rústica e improvisada, depende do capricho da execução, podendo inclusive ficar bem parecido com paredes de alvenaria.

Imagens: Jose Andrés Vallejo Arquitecto

Vídeo de casas de terra

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de casas feitas com terra:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

40 comentários em “CONSTRUÇÕES EM SUPERADOBE”

  1. Olá, comprei um terreno na zona de Torres Vedras e gostaria de saber se é permitida em Portugal a construção de casas em adobe. Posso construir à volta de 300 m2.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *