CONSTRUÇÕES EM SUPERADOBE

As construções em superadobe são feitas basicamente pelo empilhamento de sacos preenchidos com terra, formando as paredes, posteriormente cobertas com reboco e pintura, que também podem ser naturais.  (Ver também: “Tintas Ecológicas“)

A forma final pode ser reta ou curva, e podem ser usados telhados ou então fazer a cobertura com o mesmo material das paredes, em forma de domo.

casa superadobe jose andres valejjo 1

Casa de Superadobe. Imagem: Arquiteto Jose Andrés Vallejo

Cada fileira de sacos de terra é prensada e colocada sobre a outra com um arame no meio, que prende as duas camadas e dá mais estabilidade. Estabilidade, inclusive, é uma das vantagens dese sistema construtivo, considerado resistente até a terremotos, já que é maleável. Outros benefícios são:

– Redução do custo e do tempo de construção;

– Excelente isolamento térmico, por ser à base de terra, e também acústico, por ter paredes grossas;

– Ausência de desperdícios, pois não necessita de escoramento e as tubulações passam pelo meio dos sacos, sem precisar de quebras;

– Execução simples, que pode ser feita muitas vezes por pessoas sem especialização, contanto que a casa tenha formas bem simples.

Uma casa de pequeno porte pode ser erguida por uma equipe de 5 pessoas em poucos dias, mas o superadobe pode perfeitamente ser usado na construção de casas maiores, com grandes metragens e até mais andares. E o aspecto final, embora seja muitas vezes feito de maneira rústica e improvisada, depende do capricho da execução, podendo inclusive ficar bem parecido com paredes de alvenaria.

Imagens: Jose Andrés Vallejo Arquitecto

Vídeo de casas de terra

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de casas feitas com terra:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

39 thoughts on “CONSTRUÇÕES EM SUPERADOBE”

  1. Olá, pretendo fazer uma casa com dois andares e com a estrutura de eucalipto. Pretendo fazer as paredes com hiperadobe, é o mais recomendado?

    1. Olá, Raphaela! O hiperadobe é uma opção válida nesse caso, embora as paredes não precisassem ser estruturais, já que já vai existir uma estrutura de eucalipto. Podem também ser usados fechamentos não estruturais. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *