CORES PARA COMBINAR COM O PISO BRANCO

Questão: “Olá, gostaria de saber que cor posso pintar as paredes interiores de minha casa, sendo que o piso é branco, e as portas e janelas café. Obrigada.”

Resposta:  A mistura do branco com o café é bem neutra, e permite então o acréscimo de várias outras cores, com muitas possibilidades de combinação.

De forma geral, pode ser feita uma composição contendo, além do branco e do café, outras cores neutras como cinza ou tonalidades puxando para o creme, palha ou bege, além de cores mais vivas. Mas essas alternativas não podem se misturar de qualquer forma, é preciso tomar alguns cuidados.

Para começar, é importante que os ambientes tenham móveis brancos, para que o branco do piso fique com mais sentido e seja valorizado.

E se as paredes receberem uma cor diferente do branco, é interessante usar tapetes para cobrir parte do piso, evitando assim que as paredes pareçam mais “pesadas” do que o chão, pois isso poderia tirar a sensação de espaço do ambiente.

PISO BRANCO PORTAS CAFÉ - 01

– Paredes brancas: Combinação mais clean e que permite maior liberdade na escolha das cores dos acessórios. (Ver também: “Influência das Cores nos Ambientes“)

PISO BRANCO PORTAS CAFÉ - 02

– Paredes em branco e cinza: Uma ou outra parede pode ser pintada de cinza, que contrasta bem com o café e cria efeito sóbrio e elegante, ou até mesmo todas as paredes. Mas nesse caso o cinza deve ser de um tom claro ou as paredes devem ser cobertas em grande parte por painéis, móveis e cortinas em branco, e o cinza deve aparecer também em acessórios ou móveis, para não ficar somente nas paredes, desconectado do restante da decoração.

PISO BRANCO PORTAS CAFÉ - 03

– Paredes com cores vivas: Ao colocar cores mais vibrantes na parede o ambiente fica mais alegre, embora nesse caso seja importante colorir apenas uma ou duas paredes por ambiente, para não sobrecarregar, especialmente porque em contato com o branco as cores ficam bem destacadas. E a cor da parede deve aparecer também em outros elementos, como almofadas, tapetes ou enfeites, para não chamar tanta atenção só para a parede. Podem inclusive ser usadas várias cores misturadas, criando uma composição equilibrada. (Ver também: “Como Misturar Cores de Maneira Equilibrada“)

PISO BRANCO PORTAS CAFÉ - 04

– Paredes com cores neutras: Assim como o cinza, os tons neutros podem ser usados em todas as paredes ou em conjunto com o branco, sendo importante apenas repeti-lo no tapete ou em outros acessórios. Essa tonalidade pode ser associada à todas as outras cores, ou então pode ser usada somente com o branco e a madeira, com o branco, madeira e cinza, ou até mesmo com o branco, a madeira e as cores vivas, sendo que o efeito que ela causa é de deixar o ambiente mais aconchegante e convencional.

Tudo depende do efeito que se deseja criar, mas com criatividade e bom senso tudo é possível.

Veja alguns objetos das imagens nas lojas:

Mesa de centro
Painel para TV com estante na lateral
Luminária pendente



Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 thoughts on “CORES PARA COMBINAR COM O PISO BRANCO”

    1. Olá, é possível fazer ambientes monocromáticos sim, apenas é importante nesse caso tomar cuidado para não usar uma cor de base que seja muito forte, para não deixar o ambiente cansativo! Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *