CORES PARA COMBINAR COM PRETO E BRANCO

A mistura de preto e branco é neutra, admitindo a junção de quaisquer outras cores, basicamente. Porém, tanto o preto quanto o branco deixam essas outras cores bem destacadas e vivas, o que pode se tornar cansativo ou então não ser adequado quando se quer uma ambientação mais aconchegante e convidativa.

CORES COM PRETO E BRANCO

Para quebrar a frieza do preto e branco, então, pode ser usada como terceira cor uma outra tonalidade neutra, como o creme, o bege, o cru ou derivados, que são mais suaves e delicadas.

Pode ser feita, ainda, a combinação do preto e branco com essa terceira cor neutra e mais uma cor viva, que nesse caso ficaria menos marcante e cansativa. Para isso, o ideal é que a terceira cor neutra seja mais seca, ou seja, levemente acinzentada, para realmente combinar com qualquer outra cor. (Ver também: “Tipos de Cores“).

CORES COM PRETO E BRANCO

Nessa última solução, as cores vivas podem ser usadas em peças soltas e removíveis, como colchas ou capas de almofadas, por exemplo, deixando a base da decoração neutra. Isso permite que as cores mais fortes sejam trocadas com facilidade, evitando que elas fiquem enjoativas.

CORES COM PRETO E BRANCO

De maneira geral, é sempre interessante que as cores sejam intercaladas, especialmente o preto, que fica mais pesado se ficar concentrado em uma única região do ambiente.

Vídeo de salas com preto e branco

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de salas com preto e branco na decoração, com dicas de cores para criar uma composição equilibrada:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

30 thoughts on “CORES PARA COMBINAR COM PRETO E BRANCO”

    1. Olá, Odair. Pode combinar sim, mas para dar sentido e integrar tudo é legal colocar detalhes espalhados pela cozinha na mesma cor do piso, como luminárias, potes e quadros também na cor creme. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *