CORES QUE COMBINAM COM PAREDES PALHA

Questão: “Quais cores devo usar nos móveis, no piso e nas janelas da minha sala, que tem paredes palha?”

Resposta: As possibilidades são várias, inclusive dependendo da tonalidade da cor palha utilizada, que varia de uma marca para outra e até dentro da mesma marca.

cor-palha

Mas normalmente a cor palha é levemente amarelada, portanto não combina com qualquer cor e pode ficar enjoativa se não tiver algum elemento para servir de contraste. (Ver também: “Influência das Cores nos Ambientes“)

Cores que sempre combinam com a cor palha

De maneira geral, as cores que sempre combinam com qualquer tonalidade de palha são o branco, o preto e o cinza, pois são cores totalmente neutras. O branco e o preto ficam destacados, criando contraste, e o cinza equilibra o efeito amarelado da cor palha, deixando o ambiente mais sóbrio.

PAREDES PALHA-OP1Palha com branco e cinza grafite.

Efeitos do Palha + Branco + Cinza Escuro: Para deixar o ambiente mais clean e com aspecto claro, o branco é uma boa opção para combinar com a cor palha, criando uma base bem neutra e suave na ambientação. Se o piso não for branco, é possível usar uma madeira de tom bem claro, quase na mesma cor das paredes. Nessa opção, alguns toques em uma cor seca e escura, como o cinza grafite, podem ser úteis para quebrar a monotonia sem poluir o visual.

Quais cores vivas podem ser usadas com a cor palha

As cores mais vivas, como azul, verde, laranja, etc, podem também ser usadas com a cor palha, juntamente com o branco, o preto e o cinza. Mas para dar certo, especialmente se a tonalidade utilizada da cor palha for bem amarelada, o ideal é usar cores secas, ou seja, levemente acinzentadas. Ou seja, entre um azul seco e um azul mais “cheguei”, melhor o azul mais seco. (Ver também: “Tipos de Cores” e “Como Saber se as Cores Combinam“). E é interessante também que a cor utilizada não seja muito clara, para realmente contrastar com o palha das paredes. Nada de amarelo clarinho, por exemplo.

cores-secas-2

Outro fator que pode interferir no uso de outras cores é o acréscimo de madeira no ambiente, que acaba funcionando como uma nova cor associada à mistura. Veja os efeitos possíveis a seguir.

Uso de madeira com a cor palha

O efeito da mistura de madeira com a cor palha depende da tonalidade da madeira utilizada e também das outras cores utilizadas:

PAREDES PALHA-OP2

Paredes palha com madeira clara: Para ficar legal, a madeira clara deve ser de um tom bem parecido com as paredes, parecendo quase a mesma cor, ou pelo menos no mesmo tom, um pouco mais claro ou um pouco mais escuro. Isso porque se ela for clara mas de outro tom, irá brigar com a cor palha, que não irá nem combinar e nem contrastar. E com a madeira no mesmo tom das paredes palha, valem as mesmas combinações possíveis para a cor palha sozinha, já que não foi acrescentada nenhuma nova tonalidade. Vale o uso de branco, preto, cinza e também de cores mais vivas com tonalidade seca e não muito clara.

PAREDES PALHA-OP3

Paredes palha com madeira avermelhada: O acréscimo de uma tonalidade mais forte e mais viva de madeira, quando associada ao toque amarelado da cor palha, deixa o ambiente mais alegre e colorido. Nesse caso, o ideal é usar apenas as cores neutras já citadas (branco, preto ou cinza) junto com a mistura, sem acrescentar outras cores mais vivas para não sobrecarregar. A própria madeira fica sendo a cor de destaque, nesse caso.

PAREDES PALHA-OP4

Paredes palha com madeira escura acinzentada: A madeira bem escura, com tonalidade marrom quase preta ou a madeira que tem tonalidade acinzentada deixam o ambiente mais sóbrio, por não terem o efeito avermelhado que deixa a ambientação mais viva e chamativa. Sendo assim, a decoração fica mais equilibrada e elegante. Junto com essa mistura pode ser usado ainda o branco e o cinza, mas o preto pode não funcionar tão bem caso a madeira seja tão escura que nem chegue a contrastar com o preto. Nesse caso é melhor usar cores mais claras para não deixar o ambiente escuro demais. Podem ainda ser acrescentados toques de outras cores mais vivas, seguindo aquele conselho de usar cores mais secas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

149 thoughts on “CORES QUE COMBINAM COM PAREDES PALHA”

  1. Ola, boa tarde .
    Nossa site maravilhoso eu viajo muito nisso tudo,
    então quero pintar a fachada da minha casa e estou em duvida na cor, por motivo das ferragens serem marrom conhaque, que cor ficaria legal sendo que era um areia e ja foi amarelo tbm.

    1. Olá, Wilson! Que bom que gostou do site, fico feliz! 😀 Uma cor que pode ficar muito bem na sua fachada com o marrom conhaque é o cinza claro ou cinza médio. Ele iria destacar o marrom e ao mesmo tempo equilibrar, pois é uma cor bem mais sóbria. E ficaria bem diferente do areia e do amarelo que já foram usados, o que pode ser bom para dar uma variada. Abraços e espero ter te ajudado! 🙂

  2. Boa tarde .gostaria de pintar minha casa de cor palha e gostaria de destacar uma parede que vai o meu painel.cor marrom o painel qual cor posso pintar .

    1. Olá, Monica! Precisaria ver todas as cores presentes no ambiente, mas pensei a princípio no branco, caso o teto e outros elementos do mobiliário já sejam brancos também. Abraços.

  3. Boa noite, Silvana meu nome minha casa e quase um loft tô querendo pintar as paredes de cor palha e querendo destacar duas paredes em cinza escuro, uma dessas paredes tem a escada de madeira imbuia o piso é branco e os moveis claros tbm tipo nude claro, e portas e janelas de vidro essa cor combina? Desde já agradeço

    1. Olá, Silvana! O cinza combina com todas essas cores que você citou, meu receio é apenas que fiquem muitas cores no ambiente. Para ficar harmônico é importante que cada cor não esteja presente apenas em um lugar, e sim espalhadas pelo espaço. E também é legal ter uma hierarquia de cores, com algumas mais presentes do que outras. Nesse caso, já que o piso é branco, uma opção mais segura seria usar o branco na parede a ser destacada, pois o palha das outras paredes a deixaria mais chamativa. Abraços e espero ter ajudado! 🙂

  4. Olá, Boa noite!
    Fiz uma parede na minha sala violeta, as outras estão pintadas de Branco neve. Sendo que estou querendo manter a parede violeta e pintar as outras de palha. Combina? Teria outra sugestão pra sair do Branco?

    1. Olá, Thais! O palha combina com o violeta sim, sendo que na versão mais amarelada o efeito é mais feminino e alegre, e na versão mais acinzentada do palha a mistura fica um pouco mais sóbria. Uma outra possibilidade seria usar paredes em cinza claro para misturar com o violeta, pois essa sobriedade do cinza equilibra com a vivacidade do violeta. Veja nesse post a mistura de violeta e cinza como fica: http://dicasdearquitetura.com.br/cor-da-parede/ Abraços!

  5. Bom dia Fernanda, excelente o seu site, estou indo para a fase de pintura e não tenho ideia do que fazer, queria no lado externo um verde bem clarinho e alguma outra cor para por no muro para dar um contraste, queria cores bem leve, gostaria de lhe enviar uma foto da fachada pra vc ter ideia de como é aqui, tem como lhe enviar?

  6. Ola site e dicas muito legais adorei.
    Preciso tirar alguma duvida referente ao meu apartamento. Ele e composto por paredes na cor palha da marca coral, com mesa de jantar e sofa de tres lugares marrom, painel da cor cinza italia.
    estou querendo colocar cortina na cor amarelo forte comj detalhes em desenho branco ou creme e almofadas na cor creme e amarelo para o sofa. O que vc acha ??
    Abracos e sucesso.

    1. Olá, Danilo, que bom que gostou do site! Não tem problema acrescentar o amarelo ou outra cor mais forte, e fica legal se essa cor aparecer na cortina e também na almofada, para dar uma espalhada pelo ambiente. Mas pelo que você descreveu parece ser interessante também usar mais branco e cinza para contrastar e equilibrar o excesso de bege/marrom presente nas paredes e nos móveis. Abraços, espero ter ajudado e seja sempre bem-vindo! 🙂

  7. Boa noite, Fernanda.
    Quero pintar minha casa inteira na cor palha, sendo o piso na cor creme com rajadas camurça marrom e teto branco neve. O que vc acha do palha? E qual cor ficaria bom nas ferragens (exceto branco)?

      1. Olá, Paulo! O palha pode funcionar, caso seja parecido com o creme do piso. Se não for, é melhor sair da linha dos “beges”, usando um cinza por exemplo, caso queira evitar o branco. Quais seriam as ferragens às quais você se refere? Pode ser que elas fiquem legais em camurça, para dar sentido ao piso. E o branco do teto, para não ficar perdido, deve combinar com outros elementos do ambiente, que podem ser os móveis por exemplo. Abraços, espero ter ajudado!

  8. Olá, Boa tarde! Vou pintar a frente da minha casa de Camurça da Suvinil e estou pensando em pintar uma parede que fica mais a frente de Palha tb da Suvinil. Acha que as 2 cores combinam no lado externo da casa? Qual outra cor combinaria com camurça? Concreto? Obrigada desde já!

    1. Olá, Larissa! As cores palha e camurça da Suvinil combinam sim! A cor concreto combina com o palha, mas não com a camurça, porque elas não contrastam. Abraços, espero ter ajudado!

      1. Ajudou muito! Na verdade, seu site todo esta ajudando, estou amando! rs.
        Estou pensando ainda nas cores, porque gostamos muito do camurça mas todos os vizinhos estão com camurça rs por isso pensamos em pintar uma parede que fica um pouco mais a frente de outra cor, para dar um contraste… Você já viu as cores pessoalmente? acha que é mais bonito camurça com palha na parede que fica mais a frente, ou palha e concreto/camurça na parede mais a frente? Queria uma cor bem bacana e que não precisasse mandar fazer, assim fica mais barato né?! rsrs
        obrigada viu?! parabéns pelo site :*

          1. Que ótimo que as dicas estão ajudando, fico muito feliz! 🙂 Teria que ver a fachada para dizer ao certo, mas de maneira geral a parede que estiver recuada fica melhor com a cor mais escura, e a que estiver mais para a frente, que já é naturalmente mais destacada, com a cor mais clara. Mas também faz diferença saber quais cores existem em volta, para contrastar. Ou seja, se o muro frontal do vizinho (se houver) for escuro, fica melhor colocar uma cor clara no seu muro para contrastar. E quanto às possibilidades de cores, minha sugestão é fugir do camurça que todos estão usando porém mantendo a mesma linha, que seria o concreto. E com ele pode ser usado o palha ou então uma cor bem parecida porém mais acinzentada, como a cor areia do deserto da Suvinil. Assim a fachada ficaria um pouco mais sóbria do que com o uso do camurça, para equilibrar e também se diferenciar um pouco do entorno. Abraços e seja sempre bem-vinda!

  9. Bom dia! Pintei as paredes da casa toda de palha da Suvinil, uma parede da sala e quarto do casal vou pintar em camurça, os moveis são na cor avela escuro. Na sala queria colocar luz de led branca ou amarela na sanca, será que fica com? No quarto da minha filha (2 anos) as paredes estão palha qual cor combinaria para eu pintar 1 ou 2 paredes?
    Obrigada!

    1. Olá, Geyza! A luz de led fica legal sim, e a luz branca nesse caso deixaria tudo mais claro, enquanto a luz amarela ficaria mais aconchegante. E pelas cores que você descreveu, parece que seria interessante acrescentar o branco na decoração, na parede do quarto da sua filha e em acessórios e móveis por toda a casa. O branco contrasta com as cores utilizadas (palha, camurça e avelã) e deixa tudo mais claro e menos amarelado, portanto menos enjoativo. Abraços, espero ter ajudado!

  10. Boa noite , Estou querendo pintar minha casa nas cores branco neve no teto e nas paredes o branco gelo e palha, queria saber se essa combinação vai ficar boa? Caso não,me diga qual outra cor posso combinar com o palha e branco neve no teto. Desde já agradeço !!!

    1. Olá, Acrisio! Se no teto já existe branco neve é melhor usar o mesmo branco neve nas paredes, ao invés do gelo. O palha combina bem com qualquer um dos dois. Se forem usados dois tipos de branco, um irá desvalorizar o outro, pois eles nem são iguais nem chegam a se contrastar, então fica esquisito. Abraços e espero ter ajudado!

  11. Boa tarde, as paredes da minha sala é Branco gelo o teto Branco neve e tenho uma parede de tijolinhos Branco, móveis madeira escura e sofa capuccino cadeiras e cortinas brancas,gostaria de saber se posso pintar uma parede de tubarão cinza p da um destaque na sala ou mudar a cor do tijolinhos? Aguardando resposta

    1. Olá, Penha. A mistura de branco, madeira e cinza fica legal, então pode pintar uma das paredes de cinza sim. Apenas coloque mais alguns outros elementos também em cinza para dar sentido à parede e equilibrar, como almofadas cinza por exemplo. Abraços!

  12. Boa tarde!!!
    acabei de comprar uma casa e estou muito indecisa quanto as cores….os móveis são de madeira (na cor escura) e eu gostaria de pintar as paredes na cor camurça…vc acha que combina?? E o sofa deveria ser qual cor?? AGradeço a ajuda!!

    1. Boa tarde, Jianni! Os móveis em madeira escura e a cor camurça nas paredes podem combinar sim, contanto que sejam algumas paredes (não todas), e que existam outras cores mais claras e sem a base bege, creme ou marrom. O ideal seria acrescentar branco ou branco e cinza na composição, para clarear e quebrar o excesso de marrom. Nessa mistura, o sofá poderia ser cinza. Abraços!

  13. Boa tarde! Vou pintar minha casa na cor Camisa de Linho da marca Coral. Em duas paredes vou aplicar textura, em uma parede (sala de tv) terá um painel de cor clara e na outra parede (corredor que dá acesso a lavanderia) ficará livre sem decoração . Que cor de textura devo utilizar?
    Obrigada!

    1. Olá, Karina! Precisaria saber a cor do piso, dos móveis e das esquadrias para falar mais objetivamente, inclusive desse painel de cor clara, mas em geral a cor camisa de linho da Coral fica bem com tons escuros e secos (acinzentados), cinza e branco. O branco inclusive pode ser usado em grande quantidade, no teto e nas esquadrias, para deixar tudo mais leve. Então provavelmente a parede texturizada ficaria bem em branco. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

      1. Sim, já ajudou bastante! As esquadrilhas e tetos são na cor branca. O piso é no mesmo tom da parede bege bem claro. Os móveis também serão claros/ tom sobre tom (sofá no tom castor e bancada suspensa no tom avelã). Neste caso a textura tem que ser destaque?

        1. Legal, na verdade se as outras cores são essas o branco já irá ficar destacado, e ao mesmo tempo integra com o teto e as esquadrias. Se for usada uma outra cor, como o cinza por exemplo, essa cor teria que ser repetida em outros elementos para não ficar destoando demais, até, sem sentido com o todo. Mas, se for tomado esse cuidado, é possível também. Abraços!

  14. Olá, pintei na minha casa a cor areia com o teto brancos e portas brancas, e nos quartos gostaria de fazer o mesmo, porém gostaria de deixar uma parede com uma cor em destaque, qual cor vc sugere que eu pinte no meu quarto que combine com a cor areia do meu quarto? No da minha irmã a mesmo problema do meu, qual cor vc sugere para ela que combine com a cor areia do quarto dela?

    1. Olá, Porfiro! A própria cor branca pode ficar legal, integrando os tetos e as portas, caso queira uma decoração mais leve e suave. Mas se quiser criar um impacto mais alegre e vivo, pode também usar cores mais fortes e ao mesmo tempo secas, ou seja, levemente acinzentadas, como o verde seco ou o vermelho seco, por exemplo (Para ver as cores clique no link). Abraços.

  15. Olá, tudo bem?! Estou montando um salao de beleza, onde as poltronas são na cor marron e a bancada dos espelhos na madeira cor marfim, pintei as paredes na cor marfim da suvinil, e estou precisando de ideias para pintar as portas de entrada, do lavabo e de uma dispensa. Desde já agradeço a atenção!

    1. Olá, Guilherme! Se as portas serão pintadas, pode ser legal pintar da mesma cor das paredes, em marfim. Apenas tomando o cuidado de usar tinta esmalte se as portas forem de madeira, pois não é o mesmo tipo usado nas paredes. Usando a mesma cor o visual fica mais homogêneo, mais limpo. E se as poltronas são marrons, você pode usar elementos em madeira escura (em tom parecido com a cor das poltronas) em painéis ou molduras na parede, por exemplo. Pintar as portas de marrom não costuma ficar muito legal porque dá a impressão de que está imitando madeira mas sem parecer madeira de verdade. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

    1. Olá, Cintia, a cor mais simples e eficiente para usar no teto é o branco, usando elementos dessa mesma cor também em outras partes do banheiro, para equilibrar. Abraços.

  16. Olá! vou pintar as paredes de minha casa de cor palha. Gostaria de pintar uma parede de cada cômodo de outra cor. Quais cores combinam com a cor palha pensando nos quartos, sala, cozinha e copa. Ah! um é quarto de bebê( menino). Agradeço a atenção!

    1. Olá, Rosiani! As cores neutras funcionam bem com qualquer tonalidade da cor palha, desde as mais acinzentadas às mais amareladas. Seriam o branco, o cinza e o preto. Já as cores mais alegres dependem de qual for o palha escolhido, mas em geral funcionam melhor as cores secas. Você pode então usar o branco e o cinza (mais para o escuro) nos ambientes sociais e no quarto, e usar uma cor como o verde ou azul acinzentado no quarto do bebê, por exemplo. Abraços! 🙂

  17. Boa Tarde, Meu apartamento esta todo pintado em branco mais gostaria de pintar de uma cor que desse uma ampliada nele, pois ele é pequeno gostei da cor Palha iria pintar todo ele, como vi o comentário que ficou tons amarelados gostaria de uma indicação de cor para pintar. cor clara para pintar todo ele ou combinação de 2 tons pelo menos a sala e 1 cor clara para o resto dos cômodos. obrigada.

    1. Olá, Juliana! A cor palha tem variações de acordo com a marca, sendo algumas bem mais amareladas do que outras. Para pintar o apartamento todo você pode usar um palha mais acinzentado, ou então uma cor neutra como essa ou essa, com o branco em algumas paredes para deixar o visual mais dinâmico e também mais claro, além de combinar com o teto e outros elementos da sala que sejam brancos também. Abraços! 🙂

  18. Boa tarde! Pintei meu apartamento todo na cor palha e no final achei o tom bem amarelado e diferente do q esperava q era uma cor mais neutra, também pintei uma parede do quarto de um tom de rosa goiaba e achei q não combinou bem com a cor palha, qual outra cor eu poderia usar nessa parede do quarto ?

    1. Olá, Daniela! Para equilibrar o amarelado da cor palha é legal usar uma cor mais seca, ou seja, mais acinzentada. Pode ser o próprio cinza, para quebrar bastante o efeito amarelado, ou então qualquer cor em tom mais acinzentado. O cinza e as cores frias, como azul ou verde, são melhores para criar um clima mais sério, balanceando a sensação alegre gerada pelo palha amarelado. Abs!

  19. Bom dia! Pintei as paredes da minha sala na cor camurça da Suvinil. O móveis, como o painel da tv e a mesa de jantar são de madeira, com detalhes em preto (portas das gavetas, cadeiras). o Teto é branco e o piso quase da cor das paredes. Gostaria de saber quais as cores que combinam para usar no sofá, cortinas e objetos de decoração. Obrigada!

    1. Olá, Raquel, bom dia! Pelo que você está descrevendo seria interessante acrescentar bastante branco na decoração, para clarear e dar sentido ao teto, e também alguns detalhes na cor das paredes e do piso, para integrar tudo. Abs! 🙂

    1. Oi, Liliane, bom dia! A cor Tamara é bem forte, fica legal com branco para destacar e neutralizar. Mas nesse caso seria interessante ter móveis e outros elementos também em branco, para dar sentido no todo. Abs!

  20. Olá, tenho uma sala retangular com painel de tv em madeira escura e sofá marrom escuro que pretendo trocar por um vermelho. Vou pintar as duas paredes menores e a do sofá de Palha Suave da Suvinil e queria outra cor para a parede do painel. Qual seria a cor ideal para dar um destaque?

    1. Olá, Rodrigo! Qual a cor do piso e das portas e janelas? Precisaria ter uma imagem mais completa para te dar dicas com mais certeza, mas posso te dizer que é importante que existam outros elementos em madeira ou marrom na mesma cor do painel, para equilibrar e dar sentido, e que seria legal que a parede do painel fosse de alguma tonalidade já existente, como o vermelho, de repente, ou da mesma cor do piso, caso ele seja de uma cor clara como branco ou cinza. Abs!

      1. O piso é branco, as janelas de vidro fumê e a porta de entrada branca. Queria uma cor pra dar um destaque sabe, não queria pintar tudo da mesma cor. O sofá sera vermelho, mas essa cor não ficaria meio perdida entre a cor Palha?

        1. Rodrigo, se o piso é branco a parede fica ótima de branco também, contrasta com todo o resto mas dá continuidade e sentido pro piso, além de deixar a sala mais aconchegante, formando um “L” com o piso que fica parecendo “abraçar” a sala. E aí o vermelho vc usa só nos detalhes mesmo, é melhor. Ele não se perde no palha mas fica bem mais chamativo e agregando muita informação ao ambiente, o que é mais arriscado. O branco igual ao piso é bem mais garantido. Abs

  21. Bom dia, acabei de revestir minha copa com gesso 3D. Mas em uma parede haverá textura. Estou achando tudo muito bege, muito palha, até porque meus móveis (cristaleira e bufê são de pátina marfim). Por isso, gostaria de uma cor contrastante na parede da textura. Minha cozinha tem azulejos bege com um toque de pastilhas vermelhas e os armários são branco, vermelho e madeira. O que me sugere?

    1. Olá, Katia! Pelas cores que você citou que já existem no ambiente eu recomendaria pintar a textura de branco, que contrasta com o palha e deixa o ambiente mais clean, além de complementar a cor dos armários. O ideal é usar o branco na decoração do ambiente em quantidade suficiente para ficar como cor de base, além do palha, para tirar esse excesso de bege que está te incomodando. Abs! 🙂

    1. Olá, Anderson, bom dia! Se o palha utilizado for do tipo mais amarelado, o ideal é usar cores mais secas (levemente acinzentadas) com ele, ao invés de cores mais chamativas. No lugar do azul royal, portanto, é mais garantido que funcione um outro tipo de azul, mais “fechado”. Se quiser entender melhor o que são cores secas, veja o post “Tipos de Cores“. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  22. Ola tenho uma sala retangular,pintei as parede de cinza escuro e as outras dua deixei de branco e gosto muito de móveis escuro tipo cinza me ajude agora quero mudar mas desde que fique uma parade de cinza tipo a da TV por gentileza me ajude
    Desde já agradeço

    1. Olá, Valeria, tudo bem? Não sei o quanto já está feito na sua sala e o que ainda pode ser alterado, mas fica legal e pode te dar uma sensação de mudança acrescentar madeira na sala, no piso e/ou nos móveis, combinada com um sofá cinza do mesmo tom da parede cinza de destaque. As demais podem ser brancas mesmo, assim como o restante dos móveis. A mistura branco/cinza/madeira fica bem equilibrada. Se quiser veja alguns exemplos aqui. Abs, espero ter ajudado!

  23. Olá,

    Minha sala e da cor palha, piso e palha um pouco mais escuro, tenho uma parede com uma tv , e um rack na tonalidade branca e amarela e três nichos amarelos, queria fazer um grafiato para destacar esta parede, qual cor devo usar?

    1. Olá, Claudia, tudo bem? Precisaria ver o ambiente inteiro para falar com mais certeza, mas inicialmente a cor que imagino seria a mesma do piso, o palha mais escuro, para deixar mais aconchegante, integrado e com o piso valorizado. Abs 🙂

  24. Olá estou abrindo um salão de beleza e não sei qual cor compro os móveis as paredes são em textura marfim e o piso um marrom bem clarinho puxado para o amarelado, quais dicas você poderia me dar? Obrigada

    1. Olá, Sabrina, a primeira cor que me ocorre é o branco, para acrescentar um toque mais clean ao salão e complementar as cores existentes. E nesse caso seria interessante usar acessórios brancos também nas paredes, como cortinas ou quadros, para integrar tudo. Abs

  25. vou colocar grafiato em uma parede da sala , onde fica o sofá que é azul e as paredes são palha . Qual cor fica melhor nesta parede?

    1. Olá, Luiza. Depende do restante do ambiente, mas pelas cores que você citou imaginei a parede em branco, principalmente se o piso ou o teto forem brancos também, além de acessórios e outros móveis. O azul e o palha já conferem bastante informação visual ao ambiente, por isso é importante que a parede destacada tenha uma cor neutra. Outra opção seria usar o próprio palha, porém levemente escurecido. Abs, espero ter ajudado!

    2. Gostaria de tirar uma dúvida com vc, a minha sala é palha e o rodateto é branco, bem clean…porem quando fui comprar o sofa pelo site, o marrom da foto nao era exatamente o marrom real, ou seja, o sofa é marrom escuro! Fiquei com medo porque o palha deixa a sala tao clarinha e estou com medo de quando o sofa chegar , o contraste do sofa seja muito gritante em relacao a sala.
      O q vcs acham?
      Help

      1. Olá, Yasmin. O contraste pode até servir para valorizar as outras cores, e para não ficar pesado ou muito chamativo você pode balancear com outros detalhes na mesma cor, em enfeites pequenos por exemplo. Assim a cor fica mais espalhada, para tirar todo o foco do sofá, e mesmo assim em pequena quantidade, para não escurecer o ambiente. Abs 🙂

  26. Boa tarde.
    Minha sala é pintada
    de cor palha tenho que pintar a parede com grafinado onde vai um sofa marrom as duas poltronas e vermelhas que cor faço esse frafinado e o painel que cor.

    1. Olá, Andrina, boa tarde! Para saber ao certo depende das cores presentes no ambiente como um todo. Por exemplo, pode ser interessante repetir a cor do piso, se ele for claro. Ou se existirem móveis ou outros elementos brancos, a parede pode ser branca também. Ou então dá para brincar com o vermelho e o marrom que você já citou que existem, fazendo a parede vermelha e o painel marrom, por exemplo. Mas de qualquer forma não acrescente mais cores no ambiente, pois ele parece estar com a quantidade máxima de tonalidades misturadas já. Abs!

  27. Olá, na minha sala pintei as paredes na cor palha, porém a parede do rack tem textura e queria usar uma cor diferente. A sala é grande, o piso é cinza escuro e móveis na cor mogno. Qual cor devo usar na parede e qual cor deverá ser meu sofá??

    1. Olá, Isabella! Minha sugestão é deixar a parede destacada em cinza também, igual ao piso, para parecer que está “abraçando” o ambiente e com isso criando sensação de acolhimento, e o sofá pode ser na cor das outras paredes (palha), para integrar e equilibrar tudo. Abs.

  28. Boa tarde, meu sofa é cinza bem escuro, o painel da tv de madeira e a mesa de jantar laka braco. Comprei a tinta palha, mas estou em duvida se pinto toda a sala ou apenas a parede que fica a mesa de jantar e deixo o restante branco.. Estou com medo de a cor escurecer muito o ambiente. O q vc acha?

    1. Olá, Rayanne! Quanto mais aberto e iluminado for o ambiente, menores as chances dele ficar escurecido. A amplitude também interfere nessa sensação. Mas no seu caso parece que não existem muitos elementos brancos, apenas a mesa de jantar, é isso mesmo? Se for, é interessante repetir o branco em algumas paredes para dar sentido a esse e outros móveis da mesma cor. Assim fica tudo mais integrado. Em compensação o palha deixa o ambiente mais aconchegante. Minha sugestão, então, é pintar metade das paredes de branco e a outra metade de palha, pois assim fica tudo mais equilibrado. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  29. Oiie, deixa eu te falar tenho três cochas uma amarelada outra roxa e outra vinho a parede no meu quarto é palha que cor usar na cortina ?e os tapetes que uso são brancos e meu guarda roupa é de madeira pro lado da cor vinho

    1. Olá, Nathalia! Minha sugestão é que a cor da cortina seja branca, combinando e dando sentido aos tapetes, pois assim você cria uma base neutra que permite que você use cada hora uma das suas colchas, de cores bem diferentes. 🙂 Abs

  30. Olá, parabéns pelas dicas. Estão sendo muito esclarecedoras para leigos.
    Pintei o meu muro de cromo suave da Lukscolor. Agora estou pretendendo pintar minha varanda que é aberta e em L, fica a mais ou menos 9 metros de distânca ( nos fundos do terreno). Gostaria de saber qual a cor que devo utilizar. As colunas tem detalhes no seu topo e abaixo 2 faixas de + ou menos 8 cm.
    Fico agradecida com a sua colaboração

    1. Olá, que bom que as dicas estão sendo úteis! 🙂
      É interessante usar na casa alguma cor que complemente e ao mesmo tempo contraste com a cor do muro, como o cinza ou o branco. Mas a integração fica maior se no corpo da casa existir também a cor do muro, ou seja, se a casa for pintada de cinza e cromo suave, por exemplo. Abraços, espero ter ajudado!

    1. Olá, Sheila! A tonalidade exata depende da marca e também da iluminação, e em alguns casos o pérola fica levemente rosado mesmo, diferentemente do palha, que é mais amarelado. Abs

  31. Olá, boa tarde. gostaria da ajuda de vocês pois quero pintar a fachada da minha casa e estou em duvida em relação a cor pois ela tem alguns pilares que quero pintar com a cor camurça e estou em duvida se coloco o cromo suave ou o mangada ,qual dessas duas cores fica bonito e harmônico com o camurça.
    Já para a área interna estou em duvida entre o palha e marfim.
    Me ajudem por favor !Obrigada!!

    1. Olá, Cristiane! As tonalidades variam de acordo com a marca, mas entre essas duas cores (cromo suave e mangaba) a que pode ficar melhor na sua fachada, na minha opinião, é a cromo suave, pois o tom amarelado dessas duas cores não é exatamente complementar com o camurça, então é melhor usar o tom mais suave para não ficar muito bagunçado ou cansativo. Quanto à parte interna, o palha é menos enjoativo e mais elegante, enquanto o marfim é mais vivo e alegre. Abs!

  32. Bom dia,

    Minha casa as paredes são palha, o piso branco, com o rodapé de mármore cinza, quais as cores para os moveis? E na façada da casa posso colocar que cor para dá um destaque? Obrigada, desde já!

    1. Olá, Katielle! Essa é uma boa combinação, equilibrada. Os móveis e acessórios podem misturar branco, cinza e até alguns toques de madeira, se quiser deixar mais aconchegante. O sofá cinza e móveis brancos com alguns painéis em madeira, por exemplo. A fachada depende muito da forma da casa e do entorno, mas é interessante que pelo menos uma das cores internas se repita do lado de fora, como o cinza por exemplo. Abs!

  33. Oi. Vou pintar as paredes da minha sala de palha e gostaria de saber que cor usar na parede pra destaque pra fazer um painel? Meu estofado eh cinza escuro e o painel da TV eh cinza com Preto.

    1. Olá, Jessika! O palha já quebra a frieza do preto e do cinza, então você pode usar o branco na parede de destaque e no restante dos móveis, para dar leveza e equilibrar. Abs

  34. Ola fernando…Gostaria de saber se vc pode me ajudar…Tenho uma sala que é conjugada a cozinha…gostaria de estar pintando as paredes de palha,mas na parede da tv uma cor diferente com testura…meu sofa é vermelho escuro ,que cor de painel eu poderia estar colocando e que cor da parede da tv vc me aconselha …meu piso é branco,mas mais para frente estou pensando em colocar porcelanato cor madeira…

    1. Olá, Tiago. Aconselho colocar o porcelanato que imita madeira igual ao que você pretende colocar no piso nessa parede de destaque, pois isso irá formar um “L” com o piso que deixa o espaço mais aconchegante, além de não acrescentar mais uma cor viva ao ambiente que já tem o vermelho. Outra possibilidade é deixar a parede de destaque em branco, caso essa seja a cor dos móveis. Abs!

  35. Olá! Meus móveis do quarto são marrom com preto, estava pensando em pintar as paredes com a cor camurça e a parede da cabeceira da cama com a cor palha…… O que acha?

  36. Boa noite!

    Comprei a tinta Coral lavável palha, ela é fosca, e tinta branca fosca para o teto, porém, em uma única parede da sala a que ficam o Rack com TV e etc eungistaria de fazer algo diferente, uma textura ou algo do tipo.
    Qual cor recomendaria para essa única e menor parede?

    1. Olá, Maurício! Não sei qual é a cor do piso ou dos móveis, então uma solução segura que posso te sugerir, independente desses outros elementos, é fazer uma textura na cor branca, para fazer continuidade com a cor do teto e ao mesmo tempo ficar destacada pela texturização. Ao contrastar com o palha, o branco fica destacado e ao mesmo tempo deixa a decoração bem leve. Abs

  37. Boa tarde!!
    Primeiramente parabéns pelo site, estou adorando as dicas.
    Agora, por favor socorro! rs
    Moro num apartamento alugado, que tem um piso antigo que eu detesto, ele é em formato de taco sendo meio alaranjado. Já tenho um tapete num tom de cinza como os móveis que ajuda a esconder esse piso. Gostaria muito de modificar a minha sala tentando conciliar com o que tenho!
    Meus móveis são todos em cinza e preto, pra alegrar o ambiente tenho dois pufs em vermelho vivo e alguns pequenos quadros coloridos.
    Pintei umas das paredes numa tonalidade palha (não era bem o planejado, mas ao misturar o corante foi a cor que chegou) e estou na dúvida para pintar uma parede de destaque. Que cor usar para alegrar ainda mais a sala? (que já está bem escura pelo tom dos móveis)
    Desde já grata pela ajuda!

    1. Olá, Monique! Que bom que gosta das dicas! 🙂
      Quanto às cores do seu apartamento, parece que além do escuro existe também a necessidade de conectar os elementos pra deixar tudo mais integrado, pois pelo que entendi são muitas cores e cada uma delas aparece em um único ponto. Então na parede de destaque pode ser legal colocar o vermelho, para dar mais sentido aos pufes, ou então um laranja no mesmo tom do piso, para que ele fique mais valorizado e quem sabe te agrade mais! O que eu não recomendo a princípio é acrescentar uma nova cor, pois já existe uma variedade bem grande no seu espaço. Espero ter ajudado, e se quiser mande fotos para eu dar uma olhada! Abs

  38. boa tarde estou terminando minha casa ,mas estou em duvidas na pintura nas cores pois minha sala que e junto com a sala de jantar,ja comprei o branco da suvinil mas gostaria de fazer uma parede diferente,mas meu sofa e cinza com branco,me ajudar estou com muita duvida

    1. Olá, Tatiane! Depende das outras cores que existirem no local tb, como os outros móveis, as portas e os acessórios, mas pensando no sofá branco e cinza e nas paredes brancas, a parede de destaque poderia ser cinza ou então com uma cor mais viva, contanto que outros elementos repitam o cinza do sofá para não ficar sem sentido. Abs!

  39. Boa tarde! Vou pintar as paredes do meu apartamento na cor palha ! Que cor ficaria bom para pintar as portas e batentes sem ser o branco?? Obrigada pela ajuda!!!

    1. Olá, Fatima! Se é para pintar, ou seja, sem deixar a madeira aparente, uma boa opção sem ser o branco é o próprio palha, para ficar bem homogêneo, sem destacar tanto das paredes. É só comprar na versão esmalte, que é para madeira também. Abs!

  40. Olá, boa noite!!
    Eu estou com uma dúvida, na realidade duas..rs
    é que estou pintando as paredes do quarto e da sala.
    Na sala já tenho uma parede pintada de amarelo maracujá e queria pintar as paredes de palha, será que rola? e no quarto eu pintei as portas(duas) de vermelho colorado e meu guarda-roupa é amadeirado cor imbuia e não tenho ideia que cor pintar as paredes. Ficaria agradecida se pudesse me ajudar..rs

    1. Olá, Kelly! O palha com o maracujá eu não recomendo, porque eles não se contrastam, não se complementam nem combinam. O ideal seria uma cor mais seca, como o cinza, inclusive no quarto também, pois ele dá certo com o imbuia e com o vermelho. Além do cinza daria certo também o velho e conhecido branco. Abs, espero ter ajudado!

      1. Oi Fernanda! Vou usar a sua opção..rs vou pintar a sala de cinza , agora qual a tonalidade você me indicaria, fiquei em dúvida se mais escuro ou claro..pq o amarelo da minha sala , embora seja maracujá, ficou meio amarelo banana, sabe?e comprei um sofá vermelho pra combinar..rsrs muitíssimo obrigada pelas suas dicas, estão me ajudando bastante! um abraço!

        1. Oi, Kelly! Melhor um tom mais claro, já que é para todas as paredes e tem também o vermelho, que é forte e junto com o amarelo (mesmo sendo em um tom suave) já agrega bastante informação. Abs!

  41. Ola boa noite

    Estou com duvida em escolher cor para pintar duas salas pequenas conjugadas,ja pintei as portas de imbuia e penso em perola.Gostaria de saber se fica legal.
    Obrigada

    1. Olá, Nicia, boa noite! O pérola fica bem com a madeira imbuia pois tem contraste. Veja apenas se as duas salas têm boa iluminação, pois senão essa mistura pode ficar um pouco escura e cansativa. Se não tiver, ou se os móveis forem muito escuros, é melhor uma cor mais clara e seca, como um creme acinzentado, ou até mesmo o pérola misturado com branco. Abs!

  42. Boa noite.

    Estou começando uma reforma aqui em casa e amei a cor camurça para colocar textura em paredes especificas, neste caso qual cor combina para pintar o resto das paredes? Tenho mania de querer harmonia entre as cores e tudo que faço e estou na dúvida qual combina melhor. Esse outro tom tava pensando em algo mais claro para pintar o resto da casa também. Socorro! Obrigada desde já, Elke.

    1. Olá, Elke! A cor camurça é levemente escurecida, mas não muito, então para contrastar e ao mesmo tempo combinar com ela o ideal é usar o branco ou uma cor neutra bem clara, como o creme ou areia. Nada muito amarelado para não ficar cansativo, já que a ideia é usar na casa toda. Abs!

  43. Preciso ajuda escolhi p minha casa uma cerâmica marrom tipo madeira p usar em detalhes fachada. Serão feitos detalhes em umas paredes. Só não sei q cor usar p combinar. Casa é modelo platibanda, corrimao da sacada e porta garagem branca.Queria poder inserir uma foto p obter ajuda. Obrigada

  44. Ola boa noite! Tenho uma sala dois ambientes ,com uma rack com painel preto com amarronzado ,e uma mesa em madeira escura e o estofado das cadeiras e marrom ,sofá TB marrom ,quero pintar na cor cinza só não sei qual tonalidade se claro ou escuro e uma parede em destaque.. Por favor me ajude..

    1. Olá! O cinza claro, com certeza! Pode até fazer a parede destacada em uma tonalidade mais escura, mas as paredes nesse caso vão ficar melhor se forem mais clara porque os móveis são escuros, então o tom mais claro pode realçá-los e também deixar o ambiente mais equilibrado. Abs

  45. Quero pintar minha sala de palha e destacar uma parede de amarelo queimado ou marrom!! Qual vc me indica??ou combina mais eu pintar de areia,marfim??
    Obg

    1. Olá, Tania! Se o amarelo queimado for em uma tonalidade escura você pode usar, assim como o marrom, mas nesses dois casos o aspecto “amarelado” do palha fica realçado, então pode ficar cansativo caso o ambiente não tenha outras cores nos móveis para balancear, como o branco e o cinza. Cores mais claras e neutras como areia ou marfim não dariam certo pois não contrastam com o palha, então se quiser cores mais suaves você pode optar pelo branco, fica uma boa mistura! Abs

  46. Boa tarde,

    Vou pintar minha casa na cor palha, só que na sala gostaria de destacar uma parede com outra cor e pensei na cor pêssego. Será que fica bom?

    1. Olá, Jéssi! Essa cor não contrasta muito com o palha, então se quiser usá-la o ideal é que ela seja pelo menos um pouco escurecida, senão não vai destacar a parede realmente. Abs!

  47. Vou pintar a minha casa de palha mas na sala vai ter uma parede de destaque onde vai ficar o painel de tv qual cor eu posso pintar queria uma cor neutra.

    1. Olá, Cristiana! Se você quer uma cor neutra então pode ser o cinza escuro ou o marrom seco, acinzentado. Essas tonalidades ficam boas porque contrastam com palha e quebram o amarelado que ele tem, então fica menos monótono e mais equilibrado. Abs

  48. Olá tudo bem?
    Gostaria da sua ajuda, meu apt é mega pequeno meus móveis são escuros tipo imbuia/tabaco apt todo branco, inclusive o roda teto, que cor pode ser minha porta??? E posso pintar meu apt em outra cor??
    Obrigada

    1. Olá, Valdenia, tudo bem? Suas portas poderiam ser brancas ou tabaco, mas se o apartamento é tão pequeno é melhor que sejam brancas, para ficar mais homogêneo. E ao invés do branco poderia ser também, nas paredes e portas, o cinza ou um tom neutro acinzentado, pois são tonalidades que também contrastam com a madeira. Espero ter ajudado! Abs

      1. Olá. Preciso de ajuda. Pintei minha sala na cor palha .quero destacar um parede que é o modelo de um arco qual cor vai ficar legal.meu sofa é marrom.

        1. Olá, Elzi! Se seu sofá é marrom e as paredes palha, é legal destacar a parede com uma cor neutra que contraste com essas duas cores sem deixar muito poluído visualmente, como o branco ou o cinza escuro. Abs

  49. EU PINTEI AS PAREDES INTERNAS DA MINHA CASA DE BRANCO PALHA, AGORA QUERO SABER QUAL COR PINTO MEU TETO GESSO?? E A PARTE EXTERNA QUAL COR PINTO QUE ESTA NA MODA ATUAL?? DESDE JA AGRADEÇO CASO ALGUEM POSSA MIM AJUDAR

    1. O teto pode ser branco mesmo, e nesse caso é interessante ter outros elementos em branco na decoração dos ambientes, e na parte externa depende também do que existe em volta, da cor das portas, etc. Uma cor muito utilizada atualmente é a que imita concreto. Abs

  50. Olá bom dia eu queria uma ajuda de vocês gostaria de pintar minha casa de palha ou erva doce só que não sei qual cor pintaria o chapisco e bem o portão da garagem que combina com o palha da casa ou o erva doce se assim for pintar obrigada pela resposta. Há esqueci de dizer que as portas e janelas são madeiras em vernizadas

    1. Olá, Andrelina, se as portas e janelas são em madeira é interessante que o portão ou o chapisco sejam nessa mesma tonalidade, ou em madeira mesmo ou em um marrom similar. Outra cor que combina seria o cinza escuro, para quebrar o amarelado do palha ou erva-doce. Abs!

    1. Olá, Danilo! A alternativa que mais pode facilitar a decoração dos ambientes e deixar o aspecto bem clean é pintar as portas no mesmo tom de palha usado nas paredes, porém com tinta esmalte, que é usada para pintar madeira. Ou então, se elas estiverem em madeira aparente e não tiver sido colocado o piso, elas podem ser mantidas nessa cor e ser utilizado um piso na mesma tonalidade. O mesmo pode ser feito com os móveis ao invés do piso. E outra opção é pintar as portas de branco e usar móveis também brancos, mas nesse caso seria bom usar detalhes mais escuros para contrastar. Espero ter ajudado, abs

    1. Olá, Thais! Pode ficar bom sim, mas seria interessante nesse caso ter móveis em branco e madeira escura, em tonalidade similar à camurça, para dar sentido à cor da parede e contrastar com o branco, que é mais clean e pode quebrar o excesso de amarelo da cor palha. Abs!

  51. bom dia!
    eu pintei minha casa de cor palha e quero pintar a parede da sala onde vou por o hack de outra cor.
    qual cor que combina mais?

    obrigado!!

    1. Olá, Danilo! Depende em grande parte dos demais elementos presentes na sala, mas de maneira geral é interessante usar cores neutras como o branco ou o cinza, caso queira uma decoração mais discreta, ou então, se quiser partir para as cores mais vivas, que sejam em um tom mais frio e seco, que contraste e ao mesmo tempo combine, como um verde acinzentado, por exemplo. (Saiba mais sobre os tipos de cores aqui).Abs

  52. boa tarde ! gostaria de saber ,pintei minha casa de palha ,q cor q eu pinto uma parede de destaque e posso pintar o jardim de inverno da mesma cor da parede de destaque ,o piso é uma madeira bem clarinho .

    1. Olá, Eunice! O ideal neste caso é usar o cinza, ou então cores secas, que são aquelas que têm a base acinzentada (Ver mais sobre tipos de cores aqui). E pode sim usar a mesma cor no jardim de inverno, inclusive é bom para integrar as duas partes. E a cor utilizada deve ser escura para contrastar com o palha, mas não necessariamente tão escura quanto um grafite, por exemplo, caso você não goste. Abraços e espero ter ajudado!

      1. Tenho uma sala em que um lado é integrado ao terraço por panos de vidro. Há uma janela também em vidro. Essa sala receberá 2 portas, 01 para o interior da casa, outra para o hall. Estou em dúvida quanto a usar portas de vidro ou madeira. As paredes são na cor palha, piso e rodapé branco. Destaquei a parede entre as duas portas com porcelanato em relevo, cinza-claro. Qual a melhor opção para material e cor das portas? Grata

        1. Olá, Enilda. As duas opções podem funcionar em termos de cores, dependendo da cor dos móveis e dos acessórios. Então você pode escolher de acordo com a sua intenção em termos de efeitos que os dois materiais geram, sendo o vidro mais leve e moderno, embora garanta menor privacidade, especialmente em relação a acústica, e a madeira mais aconchegante e robusta. Abs, espero ter lhe ajudado!

          1. Obrigada! Que cor de móveis e acessórios você indicaria para esse ambiente, considerando as cores das paredes e piso que já informei? penso em colocar um sofá e talvez duas cadeiras/poltronas e um lustre.

          2. Olá, Enilda! Os móveis podem misturar principalmente o cinza e o branco existentes nas paredes e no piso, e alguns acessórios podem ter a cor palha, para dar um toque que integra todo o ambiente. Se as portas que você escolheu forem de madeira, os móveis podem ter madeira também, na mesma tonalidade. O sofá cinza parece ser uma boa pedida nesse caso, de qualquer forma. Abs! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *