CORES QUE COMBINAM COM PAREDES PALHA

Questão: “Quais cores devo usar nos móveis, no piso e nas janelas da minha sala, que tem paredes palha?”

Resposta: As possibilidades são várias, inclusive dependendo da tonalidade da cor palha utilizada, que varia de uma marca para outra e até dentro da mesma marca.

cor-palha

Mas normalmente a cor palha é levemente amarelada, portanto não combina com qualquer cor e pode ficar enjoativa se não tiver algum elemento para servir de contraste. (Ver também: “Influência das Cores nos Ambientes“)

Cores que sempre combinam com a cor palha

De maneira geral, as cores que sempre combinam com qualquer tonalidade de palha são o branco, o preto e o cinza, pois são cores totalmente neutras. O branco e o preto ficam destacados, criando contraste, e o cinza equilibra o efeito amarelado da cor palha, deixando o ambiente mais sóbrio.

PAREDES PALHA-OP1Palha com branco e cinza grafite.

Efeitos do Palha + Branco + Cinza Escuro: Para deixar o ambiente mais clean e com aspecto claro, o branco é uma boa opção para combinar com a cor palha, criando uma base bem neutra e suave na ambientação. Se o piso não for branco, é possível usar uma madeira de tom bem claro, quase na mesma cor das paredes. Nessa opção, alguns toques em uma cor seca e escura, como o cinza grafite, podem ser úteis para quebrar a monotonia sem poluir o visual.

Quais cores vivas podem ser usadas com a cor palha

As cores mais vivas, como azul, verde, laranja, etc, podem também ser usadas com a cor palha, juntamente com o branco, o preto e o cinza. Mas para dar certo, especialmente se a tonalidade utilizada da cor palha for bem amarelada, o ideal é usar cores secas, ou seja, levemente acinzentadas. Ou seja, entre um azul seco e um azul mais “cheguei”, melhor o azul mais seco. (Ver também: “Tipos de Cores” e “Como Saber se as Cores Combinam“). E é interessante também que a cor utilizada não seja muito clara, para realmente contrastar com o palha das paredes. Nada de amarelo clarinho, por exemplo.

cores-secas-2

Outro fator que pode interferir no uso de outras cores é o acréscimo de madeira no ambiente, que acaba funcionando como uma nova cor associada à mistura. Veja os efeitos possíveis a seguir.

Uso de madeira com a cor palha

O efeito da mistura de madeira com a cor palha depende da tonalidade da madeira utilizada e também das outras cores utilizadas:

PAREDES PALHA-OP2

Paredes palha com madeira clara: Para ficar legal, a madeira clara deve ser de um tom bem parecido com as paredes, parecendo quase a mesma cor, ou pelo menos no mesmo tom, um pouco mais claro ou um pouco mais escuro. Isso porque se ela for clara mas de outro tom, irá brigar com a cor palha, que não irá nem combinar e nem contrastar. E com a madeira no mesmo tom das paredes palha, valem as mesmas combinações possíveis para a cor palha sozinha, já que não foi acrescentada nenhuma nova tonalidade. Vale o uso de branco, preto, cinza e também de cores mais vivas com tonalidade seca e não muito clara.

PAREDES PALHA-OP3

Paredes palha com madeira avermelhada: O acréscimo de uma tonalidade mais forte e mais viva de madeira, quando associada ao toque amarelado da cor palha, deixa o ambiente mais alegre e colorido. Nesse caso, o ideal é usar apenas as cores neutras já citadas (branco, preto ou cinza) junto com a mistura, sem acrescentar outras cores mais vivas para não sobrecarregar. A própria madeira fica sendo a cor de destaque, nesse caso.

PAREDES PALHA-OP4

Paredes palha com madeira escura acinzentada: A madeira bem escura, com tonalidade marrom quase preta ou a madeira que tem tonalidade acinzentada deixam o ambiente mais sóbrio, por não terem o efeito avermelhado que deixa a ambientação mais viva e chamativa. Sendo assim, a decoração fica mais equilibrada e elegante. Junto com essa mistura pode ser usado ainda o branco e o cinza, mas o preto pode não funcionar tão bem caso a madeira seja tão escura que nem chegue a contrastar com o preto. Nesse caso é melhor usar cores mais claras para não deixar o ambiente escuro demais. Podem ainda ser acrescentados toques de outras cores mais vivas, seguindo aquele conselho de usar cores mais secas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

155 thoughts on “CORES QUE COMBINAM COM PAREDES PALHA”

  1. Ótima dica!! Eu estou morando numa casa com pisos antigos, o da sala de jantar é um degradê mostarda com caramelo, estava pensando em pintar uma parede de palha, mas com suas dicas, acho que ficará muitos tons amarelados, sendo que nao consigo visualizar outras cores, o que sugere? azul acinzentado?

    1. Olá, Hellen! Se quiser colocar cores, é bom ser acinzentado mesmo, como o azul que você sugeriu ou verde, por exemplo. O verde combina com tons alaranjados, então se o mostarda com caramelo do piso for escuro pode ficar bom. Mas por que não o próprio cinza, puro? Assim a casa ficaria modernizada, já que ela é antiga. Pode ser um cinza não muito escuro, para não pesar. Eu usaria essa cor. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *