CRIATIVIDADE NOS MÓVEIS TRANSFORMÁVEIS

Móveis transformáveis são sempre práticos e divertidos, mas às vezes alguns se destacam pela criatividade e inovação de seu design, que nem precisa ser muito rebuscado ou complicado para funcionar, é mais uma questão de boas ideias, as famosas “sacadas” que fazem toda a diferença.

Veja alguns exemplos de móveis desse tipo, criados por diferentes designers espalhados pelo mundo:

– Estante escalável

Às vezes é interessante aproveitar toda a altura de um ambiente para colocar um armário, especialmente quando falta espaço na horizontal, mas isso cria um problema para alcançar a parte mais alta do móvel. Mas não com essa estante em que os módulos de baixo podem ser puxados para a frente, formando degraus que permitem que se suba no móvel como se ele fosse uma escada.

móveis transformáveis - danny kuo

Imagem e design de Danny Kuo

– Mesa de sinuca escondida

Dificilmente existe um espaço específico e reservado para uma mesa de sinuca em uma casa, então a melhor opção é usar a mesa área da sala de jantar mesmo, com uma mesa com tampo removível ou dobrável. É importante, para fazer isso, deixar uma boa área livre em volta da mesa, para não destruir vasos, espelhos, paredes ou enfeites com o taco nem ficar sem espaço para jogar.

móveis transformáveis - koralturk
Imagem e design de Koralturk

– Sofá que vira mesa com bancos

Esse funciona assim: O sofá tem bancos com assento almofadado formando o assento, e o encosto é uma espécie de tampa que pode ser fechada. E ao fechar essa tampa, podemos ainda desdobrar as abas para formar um tampo. Assim surge uma mesa, e se tivermos tirado os bancos de dentro temos uma sala de jantar completa.

móveis transformáveis - julia kononenko Imagem e design de Julia Kononenko

– Sofá-cama-escrivaninha

O home office integrado ao sofá já é prático e interessante mas esse móvel vai ainda mais além permitindo a transformação em cama, com até duas mesinhas de cabeceira nas laterais.

móveis transformáveis - fanny adamsImagem e design de Fanny Adams

– Móvel no quadro

Parecem só quadros normais, não parecem? Mas eles ficam encostados na parede na diagonal, e quando se encosta neles descobre-se que a parte onde fica o desenho do móvel é maleável, feita com tecido, sendo possível então sentar-se no quadro, basicamente.

móveis transformáveis - yoy

Imagem e design de YOY

– Prateleiras flexíveis

E quando temos livros de tamanho muito diferente para guardar em prateleiras, e alguns cabem mas outros não? Isso não acontece nessa estante com prateleiras maleáveis, que se ajustam ao tamanho dos objetos da maneira que quisermos.

– Cadeira dentro da cadeira

Na dúvida de quantas pessoas precisarão se sentar, mais fácil ter uma cadeira que se transforme em duas, se for necessário.

moveis transformaveis - flavio scalzo
Imagem e design de Flavio Scalzo

– Mesa-sofá

Embora não seja o sofá mais confortável do mundo, que possa ser usado em um home theater, por exemplo, esse móvel pode funcionar como um banco de apoio em uma sala, escritório ou varanda, cheio de apoios nas laterais para copos, livros ou revistas, e em outro momento ser usado como mesa.

moveis transformaveis - capa 2 - ecosystems

Imagem e design de Ecosystems

– Porta que vira mesa de pingue-pongue

Assim como é normal faltar espaço para a mesa de sinuca, também pode faltar para a de pingue-pongue. Mas isso não é problema, basta usar uma porta de algum quarto.

Porta ping pong - Tobias Franzel

Imagem e design de Tobias Franzel

– Banco ou cadeiras com mesas

Esse banco versátil pode ser usado sem mesas, para acomodar mais pessoas de maneira mais próxima, ou então basta virar algumas de suas peças para criar mesinhas de divisão e apoio, no tamanho que se quiser.

móveis transformáveis - beyond standards

Imagem e design de Beyond Standards

– Pufe-mesa

Com desenho e transformação muito simples, esse móvel é nada mais do que um pufe com almofadas embutidas, que quando virado de ponta cabeça pode ser usado como mesinha baixa, com as almofadas eventualmente funcionando como assentos.

móveis transformáveis - silvia pinci

Imagem e design de Silvia Pinci

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Uma ideia sobre “CRIATIVIDADE NOS MÓVEIS TRANSFORMÁVEIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *