DECORAÇÃO BOA E BARATA

Uma decoração de qualidade e que ainda assim não exija grandes investimentos é o ideal para qualquer um, inclusive para quem pode pagar. Ninguém gosta de gastar dinheiro à toa. E muitas vezes, dependendo do que se pretende, a decoração boa e barata é perfeitamente possível.

– Materiais reaproveitados

Existem infinitas maneiras de reaproveitar peças usadas, que tenhamos em casa mesmo, e muitas delas são bem simples de serem feitas, enquanto outras são mais complicadas, mas mesmo assim valem a pena, não só por terem custo menor mas também por evitarem o desperdício e conferirem um ar diferenciado e até divertido à decoração. Podem ser feitas mesas e painéis com portas que tenham sido retiradas de algum ambiente, nichos com caixotes, pias com antigas máquinas de costura, e por aí vai. Veja aqui mais exemplos.

– Materiais feitos em casa

Fazer revestimentos ou acessórios em casa segue a mesma linha do reaproveitamento, mas nesse caso são utilizados materiais comprados. A diferença em relação ao custo acontece por serem usadas matérias-primas simples e baratas, mas que produzem efeitos bem interessantes. São exemplos de materiais que podem ser feitos em casa a tinta de terra, a tinta magnética, a parede lousa, o revestimento de isopor que imita tijolos, luminárias de barbante, entre outros.

– Móveis de blocos ou tijolos

Móveis baixos como racks de TV ou mesas laterais podem ser estruturadas com blocos de concreto, cerâmica ou qualquer outro material, junto com tampos de pedra ou madeira soltos. Acaba sendo um móvel feito sob medida, porém de uma maneira que sai mais em conta do que encomendar um móvel na marcenaria. Veja alguns móveis feitos com tijolos aqui.

– Móveis prontos

Encomendar móveis sob medida tende a ser a alternativa mais cara, pois cada peça tem que ser confeccionada isoladamente, e isso exige mais mão-de-obra. Por isso móveis soltos, produzidos em larga escala, tendem a ser mais baratos. Mas é preciso analisar com cuidado quando utilizar um ou outro. Saiba mais em “Quando usar móveis prontos ou sob medida“)

– Pastilhas adesivas

Pastilhas adesivas feitas com resina são parecidas com pastilhas de vidro, porém a aplicação é extremamente mais simples, bastando colar as faixas sobre a cerâmica ou porcelanato existente. Não tem que ter quebradeira nem passar massa, e pode ser feito por qualquer pessoa, sem exigir contratação de mão-de-obra. Além disso, as próprias pastilhas são mais baratas. Uma boa opção para renovar a decoração do banheiro ou da cozinha sem muitos gastos ou dor de cabeça. (Ver também: “Pastilhas Adesivas – Um Jeito Prático de Cobrir Azulejos“)

Algumas soluções relativas ao uso do espaço também podem gerar economias na decoração, que não precisa ser rebuscada e cheia de objetos para ser agradável e funcional. Veja mais em “Como Baratear a Construção sem Perder a Qualidade“)

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *