DICAS DE ILUMINAÇÃO POR AMBIENTE

Uma boa iluminação significa conforto e eficiência. Já uma iluminação mal planejada é capaz de desvalorizar e prejudicar o funcionamento dos espaços.

Portanto, vale seguir algumas dicas na hora de pensar na posição dos pontos de luz, no tipo de luminária e na cor da luz utilizada. Confira  a seguir algumas dicas de iluminação de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente.

Iluminação da sala:

A sala é um espaço normalmente multifuncional. Em um momento é hora de ver TV, em outro ela é o espaço de comer, e em seguida é o local para receber visitas. Às vezes é tudo isso ao mesmo tempo. O ideal, então, é setorizar os pontos de iluminação, destacando os móveis e regiões principais separadamente, para que eles possam ser acionados separadamente ou em conjunto.

Dicas de iluminação sala - pixabay 389264

Sendo assim, o móvel da TV pode receber uma iluminação indireta, que não ofusque a vista das pessoas nem reflita na tela. Já a sala de jantar fica legal com uma luminária que dê destaque e luminosidade à mesa. Esse destaque pode ser feito de maneira mais intimista através do uso de um pendente ou então de forma mais clean, gerando amplitude, com a luz embutida no forro, por exemplo.

A cor da luz pode ser amarela ou branca, dependendo da intenção que se deseja criar. A luz branca é mais fria e a amarela mais aconchegante, no geral. E algumas paredes podem ganhar destaque através da iluminação, especialmente se tiverem enfeites ou revestimentos diferenciados. Assim a sala fica com o visual valorizado.

Iluminação da cozinha:

A cozinha é um local de trabalho, a princípio. Mas também pode ser considerado um ambiente da área social, especialmente quando aberta para a sala. Nessa situação, é interessante que a iluminação da cozinha acompanhe a da sala, para permanecer integrada e valorizada. Se a sala tiver luzes brancas, a cozinha terá então, prioritariamente, luzes brancas. E se a sala tiver luz amarela, a luz geral da cozinha deverá ser também amarela.

Dicas de iluminação cozinha - pixabay 1687256

Quanto à funcionalidade, porém, as luzes brancas funcionam melhor na cozinha. Isso porque as luzes brancas deixam os objetos mais nítidos e aumentam a concentração. Uma questão importante na hora de cortar alimentos, por exemplo. Então vale a pena iluminar bem a área da bancada, com luzes brancas pelo menos ali. Já a luz geral pode ser mais suave.

Iluminação do banheiro:

No banheiro, o espaço costuma ser reduzido porém as necessidades também são variadas. É interessante ter uma luz geral e outra mais focada próxima ao espelho, para fazer a barba ou retocar a maquiagem, por exemplo. E se possível ter mais um ponto que ilumine bem a região do chuveiro. Caso não exista um ponto específico para essa função, é possível improvisar com uma luminária do tipo spot, que direcione uma lâmpada para o meio do banheiro e a outra para o box. As luzes do banheiro devem ser preferencialmente brancas, caso se queira maior eficiência e visibilidade.

Dicas de iluminação banheiro

Iluminação do escritório:

No escritório, a prioridade é privilegiar o trabalho. Deve existir uma boa iluminação próxima à região da escrivaninha, mas sem ofuscar a tela do computador, se houver, nem a vista de quem está trabalhando. Isso se aplica à luminosidade artificial, vinda das luminárias, e também à luz natural, que vem das janelas. Podem ser usadas luminárias no teto ou então luminárias de mesa, que possam ser acionadas separadamente. E a iluminação geral, principalmente se o ambiente for pequeno, pode dar conta do recado sozinha.

Mas nada impede a criação de uma ambientação mais nobre, que deixe o espaço mais convidativo, estimulando a permanência no espaço. O ideal é misturar uma iluminação mais eficiente, de luzes mais fortes, com pontos de luz mais suaves, criando um certo equilíbrio. Assim o trabalho é estimulado, porém de maneira mais agradável.

Iluminação do quarto:

No quarto a iluminação deve gerar uma ambientação mais intimista e aconchegante. O quarto não precisa necessariamente de uma iluminação geral, e sim de pontos específicos próximos às mesas de cabeceira e dos armários, preferencialmente. E se houver uma luz geral, ela pode não ser tão forte, para ser usada em conjunto com as outras luminárias. Isso deixa o visual diferenciado e integra todo o ambiente.

Dicas de iluminação quarto

A iluminação indireta favorece esse ar intimista, assim como as luzes focadas. Esses recursos fazem com que até mesmo a luz branca fique mais aconchegante, permitindo a livre escolha de acordo com o gosto de cada um.

Vídeo com dicas de iluminação

Veja no vídeo abaixo as dicas de iluminação para cada ambiente da casa:

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

25 comentários em “DICAS DE ILUMINAÇÃO POR AMBIENTE”

  1. Quantas lâmpadas tubulares 40 w são necessárias para uma ambiente de 40 m2

    1. Olá, Rhamon. Depende do efeito que você quiser dar ao seu salão. Se quiser uma iluminação mais viva e estimulante, melhor a branca. Mas se quiser ter a possibilidade de fazer festas mais tranquilas, melhor a amarela, que é mais acolhedora e dá sensação mais aconchegante. Abraços.

  2. Ótimas dicas! Adorei! Realmente um ambiente com a iluminação correta fica ainda mais bonito! Encontrei os produtos que eu estava procurando similares a estes do artigo nesse site: http://www.ilustrers.com.br Ótimos preços e negociação facilitada.

  3. Gostaria de uma dica para sala 20m quadrados, 5×4 qual iluminação posso utilizar, qtd de luzes

  4. Bom dia, gostaria de saber se teriaalgum problema colocar spots na cor branca no quarto do casal e na cor preta no quarto do meu filho q e adolescente e na sala.
    Obrigada!

    1. Olá, Cristiane! Não tem problema que os spots sejam de cores diferentes em ambientes diferentes. O importante é que eles façam sentido no ambiente onde estão, e que a decoração dos ambientes siga a mesma linguagem, no geral. Abraços! 🙂

  5. Olá, tenho uma sala e estou querendo colocar luminarias ou plafons branco frio no meio e spots branco quente nas laterais, isso combina? Posso usar assim ou tenho que usar todos da mesma cor de luz no mesmo ambiente. É uma sala de uns 5,5m por 3m e os spots estarão instalados na extensão das paredes maiores.

    1. Olá, Robson! Não é obrigatório que elas sejam todas da mesma cor, mas a mistura fica melhor quando elas ficarem acesas em momentos diferentes. Abraços!

  6. Obrigada pelas dicas, tinha algumas dúvidas e o site me ajudou muito a entender melhor o que eu queria, é muito dificil achar em lojas alguns produtos, achei ótimos preços e recebi certinho no site http://www.luzcasa.com.br/ . Contratem um bom eletricista para não ligar nada errado ou estragar as peças.

  7. Olá! EStou abrindo uma loja de roupas e estou com muitas dúvidas sobre a iluminação do ambiente! Vou colocar led e não sei se coloco na cor branca ou amarela. Da para misturar as duas cores? Me ajuda por favor!!

    1. Olá, Fernanda! A luz branca tem como característica principal a reprodução mais fiel às cores dos objetos, enquanto a luz amarela é mais aconchegante. O tipo de luz a ser usado depende das características gerais do projeto da loja e também do efeito pretendido. Uma das possibilidades é misturar as duas, deixando a luz amarela em locais de iluminação geral e a luz branca destacando as roupas, por exemplo. Abraços!

  8. Olá ,
    trabalho em comercio varejista de roupas e gostaria de saber sobre a utilização de lampadas de cor branca e amarela. Gostaria de salientar que em certas cores azuis , marrom e verde principalmente, as lampadas amarelas alteram visualmente as tonalidades dessas cores. Isto procede?
    O ideal para lojas de roupa seria a utilização das lampadas de cor branca por não interferir na tonalidade das peças?
    Com a iluminação de luz amarela, em determinadas cores de peças de roupas, somos obrigados a levar o cliente a mercadoria até o lado de fora da loja , para verificar a real cor do produto.
    Sendo assim seria melhor que toda a loja tivesse a iluminação branca para não interferir nas tonalidades das cores?
    Grato

    1. Olá, José Luiz! Sim, isto procede sim, devido ao IRC (Índice de Reprodução de Cores) de cada tipo de luz, que é maior na luz branca, ou seja ela mostra mais nitidamente a cor real dos objetos ao invés de distorcer como a amarela. Se a intenção for esta, de não interferir na tonalidade das cores, o ideal é usar a luz branca mesmo, pelo menos em uma parte do ambiente. Abs

  9. olá gostaria de saber o tamanho ideal e modelo de luminária pra colocar em garagem teto de gesso altura 3m. qual a cor quente ou fria?

    1. Olá, Viviane. Se existir um buraco no forro de gesso você pode usar uma luminária de embutir, caso contrário pode usar um plafon. A quantidade de lâmpadas e a potência depende do tamanho do ambiente e da quantidade de luminárias. E a luz pode ser quente ou fria (amarelada ou branca), sendo que a primeira é mais aconchegante e a segunda deixa as cores mais nítidas. Abs

  10. Ola Fernanda,

    Tenho living retangular de aprox 4,5 x 7,5m com aprox. 3,80mts de altura, com dois ambientes, estar com home e lareira. No estar com home theater vou colocar um pendente de 65 cm de diametro por 50 cm de altura. A Qual a distancia do teto seria ideal para ele ficar? e precisa ser centralizafo neste ambiente formado por sofa de 2,40 m, mesa de centro, duas poltronas, mesa lateral e home theater? na parte da lareira o teto sera rebaixado com iluminacao embutida.
    obrigada
    Liana

    1. Olá, Liana! Esse tamanho de pendente é grande, porém seu ambiente é alto, então fica proporcional. O importante é que ele fique baixo o suficiente para ficar proporcional e não perder o efeito de pendente, mas alto o suficiente para não atrapalhar a vista da TV ou ofuscar a visão de quem está sentado. Uma altura legal no seu caso seria algo em torno de 2,60m de altura, ou seja, 1,20m abaixo do teto. Mas um bom parâmetro pode ser deixá-lo alinhado com a altura do rebaixo da sala ao lado, da lareira. E é bom que ele fique pelo menos mais ou menos centralizado sim, em relação aos sofás e as poltronas. O ideal é que ele fique alinhado com a mesa de centro, já que ela existe. Nesse link aqui existem algumas informações sobre o uso de pendentes, espero que ajude. Abs!

  11. Tenho uma lareira pequena e baixa, não centralizada na parede, daquele tipo que tem delineadas a coifa e a chaminé. Gostaria de ocultar essas duas partes, preenchendo o espaço vazio, deixando-a numa pequena parede, mais centralizada, que se destacaria da parede do fundo, concluindo-a com uma cornija de linhas reta, com alguns detalhes, ficaria bem?
    Grata

    1. Olá, Sandra! Se a lareira ficar dentro de uma torre, com uma cor diferente da parede do fundo, esse volume já fica bem destacado, nem precisa da moldura se não quiser. Como você falou de linhas retas, parece estar querendo algo com visual mais leve e moderno, e essa torre teria esse efeito. Abs, espero ter ajudado!

  12. Bom dia tennho ambiente que e cozinha e copa na copa como sala jantar tenho uma parede de 3,20 tem duas janelas de 0,75 e um espaco entre elas de 1,56, gostaria de por cortina de varao, mas nao sei qual modelo ficaria bom ,vc pode me dar umas dicas por favor?

    1. Olá, Daniela, neste caso o ideal seria fazer uma cortina de tecido leve na largura inteira da parede, ou então somente nas duas janelas do piso ao teto, para ficar mais imponente. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *