DICAS PARA AMBIENTAÇÃO HOME THEATER

Para projetar um home theater é preciso tomar alguns cuidados na decoração em termos de medidas, acústica e iluminação, garantindo o conforto e a eficiência do espaço.

Em relação à acústica, é interessante usar revestimentos e materiais absorventes, como tecidos nas cortinas, paredes, tapetes e estofados, ou então madeira, cortiça, isopor, entre outros, para que os sons não sejam rebatidos pelas superfícies, gerando o efeito de eco. Isso privilegia a captação dos sons da TV e ainda proporciona maior conforto e aconchego. Se o som for muito potente, é importante também que o móvel onde ficam as caixas de som sejam bem estáveis, evitando eventuais trepidações. (Ver também: “Dicas de Acústica nos Ambientes“)

rack-trapezioClique para ver o rack da imagem na loja.

A iluminação deve ser pensada de maneira a impedir o reflexo de luz na tela da TV, tanto vinda das janelas quanto das luminárias, para que a imagem não fique muito clara e espelhada. Além disso, quanto mais indireta for a iluminação melhor, para não ofuscar a vista.

O conforto do home theater é muito afetado também pelas características do sofá, que deve ser macio e ao mesmo tempo resistente, e de preferência com assentos retráteis ou chaise longue, para poder esticar as pernas. Além disso, quanto mais recursos ele tiver, como regulagem do encosto, ou possibilidade de encostar a cabeça, melhor.

sofa-retratil-bem-estar-cinzaClique para ver o sofá retrátil na loja.

As medidas ideais referem-se principalmente à distância entre a TV e o sofá e outros assentos. Essas medidas variam de acordo com a medida do aparelho, e devem garantir conforto e segurança visual. As distâncias recomendadas são de aproximadamente 1,8m para a TV de 32 polegadas, 2,4m para 42 polegadas, 2,8m para 50 polegadas, 3,4m para 60 polegadas e 3,8m para 71 polegadas. O ideal, portanto, é que ambientes muito pequenos não tenham televisores muito grandes, nem o contrário, que TVs muito pequenas fiquem muito afastadas do sofá, exigindo muito esforço para enxergá-la.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *