DICAS PARA AMPLIAR O ESPAÇO DAS SALAS PEQUENAS

As salas não costumam ter sempre a mesma forma, portanto cada uma requer soluções diferentes. Mas alguns truques podem ser usados em quase qualquer sala, para ajudar a ampliar o espaço.

(Ver também: “Como Ampliar Espaços Pequenos“)

Truques para ampliar salas pequenas

Confira algumas dicas gerais para aproveitar e ampliar o espaço de salas pequenas de qualquer forma:

– Móveis com várias funções

Sempre muito úteis em ambientes pequenos, os móveis multifuncionais para a sala podem ser:

  • Pufes que também são usados como mesa de centro, funcionando então como assento, apoio de pés e mesa. E esses pufes podem ficar ainda mais versáteis se tiverem uma tampa, ou seja, se forem também baús.

salas pequenas - mesa com pufesMesa auxiliar com pufes – Clique para ver na loja.

  • Racks para TV com espaço para guardar os pufes ou até mesmo uma adega embutida. Essas duas opções são boas para salas que recebem visitas. Esses acessórios ficam em uso apenas na hora que é preciso, e no resto do tempo mantêm a sala com o espaço mais livre.

salas pequenas - rack com adegaRack com adega – Clique para ver na loja.

  • Sofás com dupla função, como sofás-cama, caso seja preciso que alguém durma na sala de vez em quando. Ou então podem ser usados sofás com baús, aproveitando a área para guardar objetos. Existe ainda uma opção mais incomum, que é um sofá que vira mesa.

salas pequenas - sofá que vira mesaSofá que vira mesa – Clique para ver na loja.

– Valorizar a altura

Puxar a atenção para o alto faz com que a sala seja valorizada tridimensionalmente. Assim o foco sai do piso e do contorno do ambiente, ajudando a esquecer do tamanho da sala. Isso pode ser feito através do uso de painéis ou cortinas do piso ao teto, detalhes no forro ou então de luminárias pendentes chamativas, por exemplo.

salas pequenas - destaque para altura

– Uso de espelhos

Os espelhos são muito usados para ampliar os espaços, e não é sem  motivo. Por não terem aspecto de superfície fechada, eles são muito leves. E quanto maiores forem, maior essa sensação. Se forem usados no canto da parede, a outra parede parece continuar, como se a outra não existisse. Isso aumenta muito o aspecto leve do ambiente. A única preocupação deve ser não usar espelhos em muitas paredes ou objetos, pois isso pode deixar o visual confuso. É melhor usar mais espelhos concentrados em uma única área ou então em uma parede e mais um móvel, por exemplo, afastado dessa parede.

salas pequenas - espelhos

Truques para as salas de acordo com a forma

Soluções para ampliar e valorizar cada forma específica que a sala pode ter:

– Sala quadrada

A sala pequena, quando é quadrada, tende a parecer ainda menor por ter essa forma. Então o truque é basicamente quebrar a sensação de caixote da sala, fazendo o ambiente não parecer mais quadrado. Veja algumas dicas para ampliar a sala quadrada:

  • Deixar uma peça ou parede destacada. Assim a sala parece maior, pois uma peça mais imponente chama a atenção mais para ela do que para o restante do ambiente, e com isso o lado onde ela está parece ficar maior, esticando a sala.
  • Pintar duas paredes de uma cor e as outras duas de outra, sendo duas mais claras e neutras e as outras duas mais escuras. Isso pode ser feito em paredes paralelas ou em paredes lado a lado. A intenção é só quebrar a forma quadrada da sala, criando uma certa irregularidade. Dessa maneira as duas paredes mais escuras parecem não estar realmente ali, fechando o caixote.
– Sala retangular

As salas retangulares têm o efeito oposto das salas quadradas. Ao invés de parecerem pequenas pela sensação claustrofóbica de caixote, elas podem parecer muito estreitas, como se fossem um corredor. Os truques para ampliar as salas retangulares têm a ver então com deixá-la mais larga e com quebrar o seu aspecto comprido. Veja algumas dicas:

salas pequenas - cores paredes

  • Separar a sala em dois ambientes. Isso pode ser feito com o uso de tapetes ou de forros rebaixados, por exemplo. A ideia é delimitar os ambientes sem deixá-los separados por paredes. Assim a visão não fica obstruída, mantendo a sensação de espaço, mas a forma da sala fica com aspecto menos comprido, por ser dividido em dois.
  • Pintar as duas paredes maiores em cor mais escura do que as outras duas. Assim essas duas paredes parecem ficar mais afastadas, criando a ilusão de que a sala é mais larga.
  • Espelhos nas paredes maiores. Tudo que for usado para criar ilusão de profundidade, como pintura destacada ou uso de espelhos, deve ser feito nas paredes maiores. Se essas soluções forem usadas nas paredes menores, o espaço parecerá ainda mais comprido, e com isso a sensação é de que as duas paredes maiores ficam ainda mais próximas. Por isso um espelho grande em uma das paredes maiores pode ajudar bastante a criar sensação ampla na sala, pois assim aquela parede parece não existir naquele ponto. Com isso a sala fica com aspecto mais largo.
– Sala em “L”

O grande segredo para ampliar salas em “L” é integrar todas as suas partes. Por ter essa forma, pode acontecer de uma das pontas ficar esquecida ao se olhar para a sala do outro extremo. Mas ao deixá-la toda integrada, a sala fica valorizada como um todo, destacando sua área total. Confira algumas dicas para ampliar as salas em “L”:

  • Use cores repetidas em todas as partes da sala. Assim fica claro que se trata de um único espaço, mesmo que seja dividido em várias áreas através do mobiliário.
  • Deixe a circulação livre, para deixar claro que a sala pode ser usada em sua totalidade.
Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *