DICAS PARA APROVEITAR O ESPAÇO – PARTE 2

Algumas partes do ambiente normalmente ficam esquecidas ou têm apenas uma função, quando poderiam servir também como espaço para guardar objetos ou ter vários tipos de uso.

Dicas criativas para aproveitar o espaço

Seguem algumas ideias interessantes para aproveitar o espaço de maneira mais otimizada, complementando várias outras que você pode conferir no post “Dicas para Aproveitar o Espaço – Parte 1“.

– Parede do corredor com prateleiras

Alguns corredores, se não forem estreitos demais, podem ser aproveitados como espaço para estantes ou prateleiras de pouca profundidade, criando uma biblioteca ou espaço para expor coleções por exemplo. Só fica legal se o espaço que sobrar seja de pelo menos 70cm, para não aglutinar a circulação, e se os objetos expostos forem similares em todas as prateleiras, como livros e revistas, ou objetos de coleção, para que não pareça um depósito aberto e sim uma espécie de galeria.

aproveitar-espaco-2-the-studio-m-designsImagem: The Studio M Designs

– Painéis que viram escrivaninha

Atrás de um painel-lousa, um painel de recados ou de qualquer painel que possa ficar virado para baixo de vez em quando, pode existir um armário ou então um armário associado a uma escrivaninha, com o painel aberto em sistema basculante para virar uma porta e ao mesmo tempo uma bancada. Basta que exista profundidade suficiente.

aproveitar-espaco-2-organized-momImagem: Organized Mom

– Cantos bem aproveitados

Existem várias formas de aproveitar os cantos perdidos de maneira eficiente e criativa, desde a colocação de armários e prateleiras até a criação de pequenos ambientes como home offices, cantinhos de leitura, bares ou cantinhos do café. Veja algumas ideias para aproveitar os cantos aqui.

aproveitar-espaco-2-houzzImagem: Houzz

– Objetos pendurados na parede de trás da bancada da cozinha

No fundo da bancada da cozinha, existindo ou não um armário suspenso, podem ser fixadas barras para pendurar diversos objetos, como talheres, lixeiras, escorredores de louça, entre outros. Essas barras são úteis por aproveitarem o espaço e também funcionais, pois deixam os objetos bem à mão, perto da área de preparo dos alimentos.

aproveitar-espaco-2-no-29-designImagem: Nº29 Design

– Estantes embutidas nas muretas

Muretas sem função estrutural podem se transformar em pequenas estantes, com prateleiras ou nichos embutidos. Esses nichos podem ser vazados, permitindo a visão do outro lado da mureta, ou então podem ser bem pouco profundas, para ocupar apenas uma parte da espessura da mureta.

aproveitar-espaco-2-jona-giammalvaImagem: Jona Giammalva

Confira mais dicas para aproveitar o espaço de cada ambiente aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *