DICAS PARA AQUECER OS AMBIENTES

É possível aquecer os ambientes que por algum motivo não recebam aquecimento solar diretamente, ou que estejam em locais muito frios, ou então só porque está em uma época fria mesmo.

Alguns recursos são mais sutis, e ajudam apenas a criar uma sensação mais aconchegante, como o uso de materiais que absorvam o calor, como tecidos e madeira. Embora pareça pouco, esses materiais ajudam a tirar aquela sensação gelada ao toque que alguns materiais possuem, como as cerâmicas e pedras, por exemplo. Além disso, eles criam uma atmosfera que parece mais convidativa e confortável. (Ver também: “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“)

– Os aquecedores, em contrapartida, servem para aumentar a temperatura efetivamente, e estão disponíveis em diversos modelos e tipos de funcionamento, como os termoventiladores, cerâmicos, à gás, a óleo ou de resistência, que variam em relação ao alcance do calor e também ao preço.

Aquecedor Elétrico Lareira Serrano AQC 801 - Cadence - WalmartLareira Elétrica – Clique para ver na loja.

– Como alternativa aos aquecedores podem ser usadas lareiras, que mesmo se não tiverem sido previstas na construção podem ser adquiridas na versão portátil, movida a gás, energia elétrica ou então a álcool. Essa última é conhecida também como “lareira ecológica”, já que dispensa o uso de lenha e não libera CO2. (Saiba mais sobre lareiras ecológicas aqui). São muito práticas, pois podem ser levadas de um ambiente ao outro quando necessário, assim como alguns aquecedores, porém com sensação mais agradável graças à presença do fogo. Tanto alguns aquecedores como algumas lareiras, no entanto, podem ser também embutidos na parede caso se queira.

Lareira Ecológica À Álcool Ou Etanol Modelo Fd 71 - PortátilClique aqui para ver lareiras ecológicas na loja.

– O piso térmico também pode aumentar a temperatura dos ambientes e gerar sensação mais confortável ao toque, porém necessita de maior mão-de-obra e quebradeiras para ser instalado. (Ver também: “Sistema de Aquecimento do Piso“).

Lâmpadas quentes normalmente não são vistas com bons olhos, pois além de gastarem mais energia podem incomodar bastante no calor. Mas se a intenção for aquecer um ambiente que seja sempre frio, elas podem ser usadas em pequena quantidade. São aquelas que esquentam nossa cabeça quando sentamos sob ela, como as dicróicas ou as halógenas.

Imagem de capa: Designehoms

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *