cozinha pequena - capa

DICAS PARA A COZINHA PEQUENA

A cozinha pequena precisa de alguns cuidados especiais para ter o espaço bem aproveitado, de maneira a ser funcional e ao mesmo tempo ter espaço suficiente para guardar tudo que é preciso.

Quantos armários suspensos colocar na cozinha pequena

O primeiro impulso que se tem quando a cozinha é pequena, para aproveitar bem o espaço disponível, é encher a parede de armários. Mas isso pode gerar muitos inconvenientes, como a sensação de enclausuramento, o incômodo de bater a cabeça na parte de baixo dos armários na hora de usar a pia ou a bancada, ou a dificuldade de alcançar os objetos nas partes mais altas dos armários. Para dosar todas as necessidades de maneira equilibrada, algumas soluções possíveis são:

  • Fazer armários suspensos que cheguem perto da bancada, deixando apenas 50cm livres, aproximadamente, porém com profundidade reduzida, de cerca de 30cm apenas. Assim a área interna permanece praticamente a mesma, mas de uma forma que impede de bater a cabeça nas quinas inferiores dos armários e que dá mais sensação de espaço.
  • Não fazer os armários suspensos até o teto, e sim deixando um espaço que pode ser deixado vazio ou então receber potes ou outros objetos de menor uso. Essa solução deixa o visual mais leve, já que deixa algumas paredes visíveis, mesmo se forem colocadas caixas ou potes na parte de cima. Além disso, o espaço que ficaria fechado na parte superior acaba sendo usado para guardar objetos de pouco uso, que muitas vezes poderiam ser reaproveitados ou descartados.

cozinha pequena - dwellImagem: Dwell

  • Liberar a parte de cima da bancada, compensando o espaço de armários em outra parede, se existir, onde podem ser feitos armários em toda a parede, com torres de eletrodomésticos e uma despensa alta, por exemplo. A robustez dessa parede cheia de informações não chega a pesar na cozinha caso a outra parede esteja livre, sem armários na parte superior. O que não fica legal é encher de armários todas as paredes disponíveis, aglutinando o espaço em todas as regiões.
  • Barras para pendurar talheres e outros acessórios podem ser usados na parede atrás da pia ou do fogão, no lugar dos armários. Essa solução deixa o visual da cozinha pequena mais leve, já que ocupa bem menos espaço, e é também mais econômica, embora possa conferir um estilo “gourmet” ao ambiente.

cozinha pequena - home tree atlasImagem: Home Tree Atlas

Como gerar sensação de espaço na cozinha pequena

Alguns truques gerais podem ser usados para criar sensação de amplitude na cozinha pequena, como o uso de móveis transparentes e de formas leves.

cozinha pequena - hgtvImagem: HGTV

Quanto às cores, é comum que se diga que cores mais claras ampliam os ambientes, mas isso é verdadeiro só até certo ponto. Se for usada de maneira estratégica e pontual, a cor escura pode servir para ampliar os ambientes. Na cozinha pequena, um lugar específico onde ela pode ter esse efeito é na parede do fundo da bancada, acima dela e abaixo do armário superior, pois nesse local a cor escura cria ilusão de profundidade, dando a impressão de que a parede está mais recuada do que realmente está. E por ter armários na parte superior e na inferior, a superfície de cor escura fica reduzida, com o foco sendo puxado para os armários saltados para a frente. O mesmo acontece com armários escuros contrastando com bancadas e paredes bem claras. O importante, então, é o contraste, que faz com que as partes escuras fiquem menos chamativas.

cozinha pequena - elle decorImagem: Elle Decor

A iluminação da cozinha pequena

A iluminação é uma ferramenta importante na hora de deixar os espaços funcionais, focando a luz onde é mais necessário. E na cozinha os locais que mais precisam ser iluminados são as bancadas. Na cozinha pequena esse tipo de iluminação focada é ainda mais importante, pois muitas vezes ela fica cheia de armários sobre as bancadas, obstruindo a luz. Sendo assim, podem ser feitos pontos de luz na parte de baixo dos armários, com luminárias ou mangueiras de led, ou até mesmo com lanternas de led adesivas, que funcionam à pilha, sem fios. Saiba mais sobre as mangueiras e fitas de led, ou então sobre as luminárias adesivas.

cozinha pequena - home dsgnImagem: Home DSGN

Móveis funcionais para a cozinha pequena

Assim como em qualquer outro ambiente pequeno, os móveis funcionais, multifuncionais ou transformáveis podem ajudar a aproveitar melhor o espaço, fazendo com que a mesma área seja usada para mais de uma função ou simplesmente permitindo que o móvel fique fora do caminho quando não estiver sendo usado.

mesa dobravel com dois bancos - mbMesa dobrável com bancos – Clique para ver na loja.

Como aproveitar os armários na cozinha pequena

Por fim, em qualquer cozinha é possível otimizar o uso do espaço dos armários, não só para que seja possível guardar mais objetos, mas também para que o acesso a eles seja facilitado. As soluções vão desde prateleiras dentro dos vãos até suportes na parte interna das portas. Saiba como aproveitar melhor os armários de cozinha nesse post aqui.

Veja também: “Medidas Ideais da Cozinha


Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>