1078869

DICAS PARA DECORAR O HOME OFFICE

O home office tem algumas particularidades importantes, que devem ser levadas em conta para deixá-lo bem agradável e funcional.

É claro que algumas questões são muito específicas, e variam de acordo com cada situação, já que nem todo home office é usado da mesma forma ou na mesma quantidade. Mas algumas dicas gerais podem fazer bastante diferença em quase qualquer caso:

  • Evite o reflexo da luminosidade na tela do computador

Se o monitor ou notebook ficar próximo da janela, é importante que ele não fique na parede oposta, onde a luz bate diretamente. Isso porque a luminosidade ofusca a vista de quem está olhando para a tela, dificultando sua visualização e fazendo mal para a vista em si. A posição mais indicada seria de lado para a abertura, pois de frente para ela, dependendo da distância, pode ser que entre muita luz diretamente nos olhos de quem está usando o computador, dificultando também o seu uso.

escrivaninha em L para home officeClique para ver a escrivaninha da imagem na loja.

  • Planeje adequadamente o espaço de armazenamento do home office

É importante pensar, pelo menos de maneira aproximada, em quantos papéis, pastas, cadernos ou outros materiais será preciso guardar no home office, para pensar não só na quantidade ideal de armários como também no tipo certo, definindo quantos deles serão armários com portas, gavetas ou arquivos. Os equipamentos elétricos e eletrônicos também precisam ter seu lugar reservado, como impressoras ou máquinas de café, por exemplo.

  • Separe lugares específicos para guardar o que precisa ficar mais à mão

Alguns objetos ou papéis que sejam muito utilizados devem ter um cantinho reservado para eles, de preferência com acesso bem fácil, como prateleiras, nichos, pendurados em ganchos ou em cestos abertos, para ficar mais prático de pegar e também de guardar, e com isso impedir que eles acabem constantemente jogados sobre a bancada.

  • Monte os móveis de acordo com a posição das tomadas

Se for possível, é legal planejar a posição dos equipamentos de acordo com a posição das tomadas existentes no home office, e o móvel deverá ser planejado e disposto de acordo com esses equipamentos. Isso evita que os fios não alcancem os aparelhos ou fiquem muito expostos, precisando de canaletas ou deixando o ambiente com aspecto bagunçado.

escrivaninha mega office - mbEscrivaninha com armários – Clique para ver na loja.

  • Use uma cadeira confortável e ergonômica

A cadeira é uma peça essencial do home office, especialmente se ele for usado por bons períodos de tempo. O ideal é que ela seja, então, confortável e bem adequada à altura da bancada, deixando os braços e os ombros relaxados ao colocar as mãos sobre ela. As cadeiras de escritório costumam ter regulagem de altura, facilitando esse ajuste. Mas é preciso pensar também na maciez do assento, na altura do encosto, que quanto maior mais confortável, e na presença ou não de braços na cadeira. Os braços podem existir se não ficarem batendo na parte de baixo da bancada, o que pode acontecer quando ela for um pouco baixa ou tiver gavetas embutidas, que deixam a parte inferior da bancada mais baixa.

  • No home office pequeno use escrivaninhas multifuncionais e aproveite as paredes

As escrivaninhas associadas a estantes e armários ou escrivaninhas com gavetas na bancada, por exemplo, aproveitam melhor o espaço, já que utilizam a mesma área para mais de uma função. E as paredes também podem ser bem utilizadas, com estantes altas, prateleiras ou barras para pendurar objetos. Mas tome cuidado para não encher todos os cantos com alguma coisa, pois isso pode criar uma sensação muito pesada. Alguns espaços precisam ficar livres.

escrivaninha com gavetas para home officeEscrivaninha com gavetas – Clique para ver na loja.

  • Tenha elementos que gerem bem-estar

Muitos home offices são espaços onde se permanece por muito tempo durante o dia, ou até mesmo durante a noite, já que em casa muitos podem fazer seu próprio horário de trabalho. Isso faz com que seja primordial que esse ambiente seja agradável e convidativo. Para criar esse efeito, podem ser utilizadas plantas, grandes aberturas e iluminação agradável, nem muito suave nem muito forte. Podem existir cores mais vivas, mas sem excesso.  No home office, o meio-termo é a melhor pedida, para não relaxar a ponto de perder o pique e ao mesmo tempo não ficar excessivamente estimulado, a ponto de se estressar ou se incomodar sem nem saber direito por quê.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>