DICAS SOBRE A POSIÇÃO DA CAMA NO QUARTO

A posição da cama no quarto é importante porque pode gerar diferentes efeitos psicológicos e também interferir na funcionalidade do ambiente.

Veja algumas dicas para escolher a melhor posição da cama:
  • Só deixe a cama na parede da janela se for totalmente necessário

A cama encostada na parede da janela fica bem visualmente, pois a janela acaba funcionando como cabeceira, e dependendo das preferências e condições em relação ao sol e ao vento pode até ser uma vantagem. Mas a funcionalidade fica prejudicada, já que a janela fica mais difícil de ser aberta ou fechada. Além disso, caso existam crianças ou cães em casa, deixar a janela aberta perto do colchão pode ser um perigo. Portanto deixar a cama sob a janela idealmente só deve ser feito caso não existam outras paredes disponíveis.

  • Evite deixar a cama muito perto da porta de entrada ou da porta do banheiro

POSIÇÃO DA CAMA

Quanto mais reservada estiver a posição da cama, maior é a sensação de proteção e acolhimento quando estamos deitados. Portanto, o melhor é tentar deixar a cama o mais afastada das portas possível, principalmente a parte onde fica a cabeça. E se a cabeceira ficar em uma parede onde exista uma porta, por exemplo, é melhor que ela fique pelo menos um pouco afastada dessa porta, com algum móvel entre as duas, como um criado-mudo. Isso faz com que a pessoa que estiver na cama se sinta mais reservada por estar menos na passagem.

  • Proteja a região da cabeceira da cama mais do que a dos pés

Se a nossa cabeça estiver mais próxima da entrada do quarto ou de alguma porta, nossa sensação inconsciente é de ameaça, de estarmos expostos. Como se qualquer coisa pudesse aparecer e nos atacar bem na cabeça, sem que tenhamos tempo de perceber. É uma espécie de instinto natural que nos dá sensação de incômodo ou impede o relaxamento mesmo sem sabermos o motivo. Já se as portas ou a entrada do quarto estiverem mais próximas da região dos pés, nossa tendência é nos sentirmos mais protegidos.

  • A cama de solteiro pode ficar com a lateral encostada na parede, e a de casal fica melhor solta

A posição da cama de solteiro pode ser com a lateral encostada na parede, aproveitando melhor o espaço já que não é necessário deixar uma área de circulação dos dois lados da cama. Mas o mesmo não vale para a cama de casal, por dois motivos: Um deles é que a cama fica mais difícil de ser arrumada, já que não se tem como chegar ao canto da cama a não ser por cima dela. E o outro motivo é que a segunda pessoa que estiver deitada na cama, no lado próximo à parede, fica com dificuldades para se levantar, tendo que passar por cima da outra pessoa. Usar a cama de casal no canto então só deve ser feito se não houver outra solução possível e se apenas uma pessoa for utilizá-la.

  • A posição da cama não precisa ser necessariamente encostada na parede

posição da cama - cama em ilha

Dependendo da forma e tamanho do quarto, a cama pode ficar desencostada da parede, ou seja, em ilha. E na parte próxima à cabeça pode não existir nada, deixando a cama realmente solta, ou então ser colocado algum móvel, como uma escrivaninha ou um armário alto. A sensação de segurança é maior quando se tem algo na cabeceira, mesmo que não seja uma parede. Portanto a opção de usar algum móvel nessa parte costuma agradar mais do que deixar sem nada. É uma alternativa boa para aproveitar melhor o espaço central dos quartos, e que deixa o visual mais leve ao liberar as paredes.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “DICAS SOBRE A POSIÇÃO DA CAMA NO QUARTO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *