DICAS PARA EVITAR A UMIDADE

Existem alguns cuidados que devem ser tomados em qualquer projeto, mas em locais muito úmidos eles se tornam ainda mais essenciais, para evitar a formação de mofo dentro dos armários e nas paredes.

– Deixar as paredes “soltas”

Na hora de pensar na implantação da casa no terreno, especialmente se ele for em aclive ou declive, é importante deixar as paredes da casa sem contato com a terra, ou então deverá ser feito todo um tratamento de impermeabilização nos locais onde elas se encostam no terreno, para evitar futuras manchas e o umedecimento das superfícies.

Em alguns casos, pode ser interessante soltar inclusive o piso, deixando a construção levemente elevada ou então criando um andar livre na parte de baixo. (Ver também: “Construções Elevadas“)

– Privilegiar a ventilação e a insolação

De maneira geral, os grandes evitadores de umidade são a luz do sol e a boa ventilação. Não basta que o sol bata no telhado, por exemplo, embora isso seja melhor do que não bater de jeito nenhum. O ideal é que as aberturas estejam posicionadas de frente para o sol, com incidência em pelo menos algum período durante seu movimento durante o dia, de maneira a funcionar como um raio eliminador de bolores e bactérias dentro do ambiente. Para isso é preciso ver qual a posição do Norte em relação à construção, para fazer janelas em locais estratégicos e de preferência bem grandes.

DICAS PARA EVITAR A UMIDADE - CASICEROImagem: Casicero

A ventilação também é muito importante para evitar a umidade e acaba sendo também importante caso os espaços recebam muita luz solar, para não ficarem muito quentes. Veja aqui como ter uma boa ventilação natural, com aberturas posicionadas de maneira a deixar os ventos entrarem e passearem por dentro da casa.

– Móveis com ventilação e fora de paredes úmidas

Para completar a prevenção anti-umidade dos ambientes, os móveis podem também ser feitos de maneira especial, com portas que permitam a ventilação da parte interna dos armários, como venezianas ou outros desenhos vazados.

E se por acaso existirem paredes em contato com o terreno, é muito importante que não sejam encostados ou afixados armários nem gabinetes nessas paredes, pelo menos não nos locais onde exista esse contato, pois a umidade da parede passa para dentro do móvel.

Imagem de capa: Casicero

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *